Mario Kart e F-Zero são franquias clássicas da Nintendo, ambas tendo destaque relevante na era do N64. Entretanto, com o passar dos anos, os jogos de corrida do encanador se tornaram uma galinha dos ovos de ouro para a Big N, recebendo constantemente grandes lançamentos em cada era de consoles. O título mais recente ainda é o game mais vendido de Nintendo Switch, e receberá atualizações até o final de 2023.
Já F-Zero foi esquecido pelos desenvolvedores, tendo F-Zero Climax (GBA) como o último grande lançamento da franquia, lá em 2004, há mais de 15 anos. O curioso é que no começo dessas séries, os criadores de Mario Kart 64 tentaram implementar funcionalidades que poderiam atrair um público complementar.
O diretor Hideki Konno, afirmou que o game quase teve um modo "sem itens", no intuito de aproximar o título dos fãs de F-Zero, que na época fazia muito sucesso. Eventualmente o modo foi retirado da versão final, porque o público que testou a demo nunca escolhia uma corrida sem os clássicos itens.
According to game director Hideki Konno, Mario Kart 64 once had an item less mode to appeal to F-Zero fans.
— Dash Panel (@Dash_Panel) July 16, 2022
It was later cut due to those testing the game chose not to play the mode, with Konno mentioning that those who still wish to play without items have Time Trials. pic.twitter.com/e7oJ3DsNsS
Confira o relato de Konno:
"Na verdade, originalmente nós também tinhamos um modo de corrida "sem itens". Era nossa tentativa de agradar aos fãs e F-Zer, que sentiam que os itens eram uma distração da corrida.Isso permitia corridas sérias, em que você está tentando ultrapassar alguém por uma fração de segundo, com todos os corredores amontoados juntos na volta final.´Entretanto, quase todos que testaram a demo de Mario Kart 64 escolheram por não jogar nesse modo, e no final resolvemos retirá-lo."
Fonte: Nintendo Life