Pokémon. Pocket Monsters. Capsule Monsters. Vários nomes simbolizam a franquia mais valiosa do mundo na atualidade. Em vários continentes e regiões espalhadas por esse universo, as criaturas conhecidas como Pokémon são utilizadas nas mais diferentes funções e, ao lado dos humanos, foram uma comunidade incrível.
Para poder carregar seus parceiros, as pessoas armazenam os monstrinhos em uma ferramenta que conhecemos como Pokéball, encapsulando-os (de forma confortável) e assim facilitando seu transporte. Cada treinador pode levar consigo até seis Pokémon.
O lema da franquia é a icônica frase “Temos que pegar!", que ultimamente tem gerado muita polêmica. Sempre que jogamos alguma versão da franquia, capturamos os Pokémon de que mais gostamos ou os mais fortes para poder finalizar a história principal.
Agora, e se não capturarmos nenhuma criatura, será que conseguimos vencer o jogo mesmo assim? É isso que vamos ver agora. Começaremos por Kanto, nas versões Red, Blue e Yellow. Boa leitura!
Critérios
Antes de tudo, temos que estabelecer o conjunto de regras desse processo, a fim de que todos estejam na mesma página. São elas:- Pokémon considerados como Gift, ou seja, que o jogo te dá (inicial por exemplo), são permitidos;
- Pokémon adquiridos através de compras (Game Corner) são permitidos;
- Não é permitido capturar um Pokémon em batalha;
- Trocas são permitidas apenas para evoluir os Pokémon que recebemos;
- Glitches não são permitidos, pois concedem uma vantagem injusta para o jogador;
- O uso de HMs será feito exclusivamente pelos Pokémon recebidos, ou seja, não será permitido capturar um Pokémon para utilizá-los.
Pokémon Red/Blue
Começo de jogo: primeira e segunda insígnia
Tudo começa no laboratório do Professor Oak, onde podemos escolher um dentre três opções de Pokémon inicial: Bulbasaur, do tipo GRASS, Charmander, do tipo FIRE, e Squirtle, do tipo WATER. Para esta matéria utilizamos o Bulbasaur como inicial, pois com base no critério de HMs, poderemos ensinar Cut, obrigatório para prosseguir na história.Assim que vencemos o primeiro ginásio, seguimos para o Mt.Moon, que dá acesso à cidade de Cerulean. No centro Pokémon ao lado da entrada da montanha, podemos comprar um Magikarp por 500 PokeDollars. Acredite, é o melhor investimento que poderíamos ter feito.
Treinar um Magikarp nesse ponto do jogo requer muita paciência e o resultado, vai por mim, vale muito a pena. O Gyarados na primeira geração é bem completo em termos de atributos, pois ainda não havia ocorrido a separação em Special Attack e Special Defense. Logo, seu atributo único, Special, permite que ele cause muito dano com golpes como Surf e Ice Beam.
Meio de jogo: terceira até sexta insígnia
Depois de vencermos Misty, partimos para a cidade de Vermilion para obtermos Cut, e após isso, temos duas opções: vencer o Lt.Surge ou pular sua batalha ir direto para a cidade de Celadon. Recomendamos que a segunda opção seja utilizada, pois assim, teremos acesso a mais dois Pokémon, Eevee e Hitmonlee.
Como o Eevee pode ter três evoluções na primeira geração, e por questões de atributos, golpes e usabilidade durante a história, a melhor opção é o Jolteon do tipo ELECTRIC. Depois disso, seguimos para a cidade de Saffron para adquirir o Hitmonlee do tipo FIGHTING como prêmio por vencer todos os lutadores no Dojo.
Até agora, temos quatro Pokémon: Venusaur, Gyarados, Jolteon e Hitmonlee, e o melhor, com apenas duas insígnias. A ideia agora é vencer o Lt.Surge, permitindo o uso de Fly e, em sequência, vencer a Erika, permitindo o uso de Strength. Para prosseguir na história, temos que vencer o Team Rocket no Game Corner e voltar para a cidade de Lavender equipados do Silph Scope.
Passaremos pela Pokémon Tower, e em posse da Poké Flute, voltamos para Celadon e derrotamos o Snorlax que bloqueia o caminho da Cycling Road, seguindo então para a cidade de Fuchsia. Vencemos o Koga e adquirimos Surf e Strength.Como ainda não temos um Pokémon capaz de utilizar Fly, voltaremos para a cidade de Pewter através da Diglett's Cave e, ao norte da cidade, entraremos pela porta lateral do museu para adquirir o item Old Amber, que será usado para reviver o Aerodactyl.
Como não usaremos o fóssil em batalha, apenas para Fly, teremos mais experiência para os outros quatro. Descemos para Pallet e, de lá, vamos para Cinnabar Island para reviver o Aerodactyl e aproveitamos para vencer o Blaine. Agora que podemos usar Fly, seguiremos para a parte final do jogo.
Final do jogo: últimas duas insígnias e Elite Four
Regressamos à cidade de Saffron para vencermos o Team Rocket, liberando assim a entrada do ginásio. Vencemos a Sabrina e com isso, poderemos desafiar Giovanni no ginásio de Viridian. Após vencê-lo, teremos oito insígnias e cinco Pokémon na equipe.
Antes de desafiar a Elite Four, recomendamos que o Gyarados esteja ao menos no Lv.58, pois assim, causará muito dano. Quanto aos demais, a preferência de nível mais alto segue a ordem de: Jolteon em torno do Lv.56, Hitmonlee em torno do Lv.54 e Venusaur acima do Lv.50 para não ficar muito diferente dos demais, já que a diferença de nível afeta no dano causado e sofrido.
Outro ponto importante é o uso de itens de cura. Adquira vários Full Restore, Revive e Full Heal. Com o dinheiro que sobrar, invista em vitaminas para o Gyarados, com foco em Protein e Calcium, que aumentam seu Attack e Special respectivamente.
Chegando na Elite Four, o primeiro desafio será Lorelai, especialista no tipo ICE. No entanto, quatro Pokémon de sua equipe são do tipo WATER, logo, Jolteon será primordial aqui. Assim que ela lançar a Jinx, troque para Gyarados e use Hyper Beam.
O segundo desafio é Bruno, e é o mais fácil de todos. O Gyarados como está é capaz de vencer sozinho e sem grandes problemas. Partindo para Agatha, a coisa complica um pouco, já que seus dois Gengar são bem rápidos. Novamente, Gyarados e Jolteon serão muito acionados.
Lance é o último membro da Elite, especialista no tipo DRAGON. Inicie a partida com Jolteon para vencer rapidamente o Gyarados dele, e em seguida, coloque o seu Gyarados para acabar com a partida.
Nossa última batalha é contra o rival, que possui uma equipe balanceada. Comece com Jolteon novamente, nocauteando Pidgeot. A partir daqui, é só trocar para o Gyarados e ser feliz.
Pokémon Yellow
Começo de jogo: primeira e segunda insígnia
Aqui na versão Yellow, o começo do jogo é um pouco diferente, para não falar completamente. Nossa escolha inicial não engloba três Pokémon, mas sim, apenas o Pikachu. Cenário pior, não há. Diferente do Charmander, que pode usar seu STAB contra o Brock e ainda pode causar o efeito de BURN, com o Pikachu é dez vezes pior.A dica para enfrentar o Brock com o rato elétrico é utilizar os recursos que o Pokémon possui, afinal, só teremos ele. O golpe característico do ginásio é Bide, que armazena dano por dois turnos e devolve o dobro do que foi recebido.
Nessa hora, entra um dos golpes mais esquecidos: Tail Whip. Com ele, podemos reduzir as defesas de Geodude e Onix quando utilizam Bide, e assim, causaremos mais dano com Quick Attack e não corremos risco de nocaute.
É evidente que, mesmo com a defesa reduzida totalmente (máximo de seis acúmulos), precisamos de seis Quick Attack para vencê-lo, considerando um Pikachu no Lv.16, veja:
Lvl 16 Pikachu Quick Attack vs. -6 Lvl 12 Onix: 8-10 (19.5 - 24.3%) -- Possível 5HKO
Ao chegarmos na cidade de Cerulean, conseguimos obter mais dois Pokémon: Bulbasaur e Charmander. O primeiro é entregue a nós por um NPC que fica na casa ao lado do Centro Pokémon, e quanto maior for o nível de felicidade do Pikachu, o NPC reconhecerá que somos bons treinadores e entregará o inicial.
Ao norte da Nugget Bridge, conseguimos o Charmander, peça fundamental em nossa campanha, pois agora o Charizard pode aprender Fly, ou seja, não há mais necessidade de esperar até Cinnabar para reviver o Aerodactyl.
Meio de jogo: terceira até sexta insígnia
Depois de vencermos Misty, temos que ir para a cidade de Vermilion para obtermos Cut, e ou desafiar o Lt.Surge ou ir direto para Celadon. Assim como nas versões Red/Blue, ir para Celadon é a melhor opção, já que nossa equipe não está devidamente equipada para conter um Raichu.
Assim que chegamos em Celadon, faremos uma troca de membros: Pikachu por Eevee. É isso mesmo, não continuaremos com o Pikachu, e as razões são as seguintes:
- Não é possível evoluí-lo para Raichu com a Thunderstone, uma vez que essa versão segue os eventos da série animada, ou seja, é o Pikachu do Ash;
- Os golpes que o Pikachu pode aprender são muito fracos, limitando-se em Quick Attack e três golpes elétricos (provavelmente Thunder Wave, Thunder e Thunderbolt)
- Os atributos do Pikachu são muito baixos e, já no começo do jogo podemos sentir o quanto isso impactará na jornada.
Sendo assim, evoluiremos nosso Eevee para Jolteon, que manterá o tipo ELECTRIC na equipe e, além de ser mais rápido, causará mais dano por ter maior base de Special. Aproveitando a passagem por Celadon, podemos adquirir uma bebida no mercado e entregar para o guarda na passagem para a cidade de Saffron, onde podemos novamente obter o Hitmonlee.
Para prosseguir na história, temos que vencer o Team Rocket no Game Corner e voltar para a cidade de Lavender equipados do Silph Scope. Agora, nosso caminho se divide novamente: seguimos para Lavender ou voltamos para Vermilion para vencer o Lt.Surge e ter acesso a Fly fora da batalha.
Ao voltarmos para Celadon, teremos que derrotar o Snorlax que bloqueia o caminho da Cycling Road, seguindo então para a cidade de Fuchsia. Vencemos o Koga e adquirimos Surf e Strength. Até aqui, teremos na equipe o Charizard, Gyarados, Jolteon, Hitmonlee e Bulbasaur.
A ideia é que o dragão de fogo e a serpente marinha estejam acima do Lv.42, gato elétrico e kick boxer em torno do Lv.38 e o Bulbasaur no Lv.10. Como não temos a necessidade de evoluí-lo para Venusaur, seu uso é basicamente para Cut.
Final do jogo: últimas duas insígnias e Elite Four
Regressamos à cidade de Saffron para vencermos o Team Rocket, liberando assim a entrada do ginásio. Vencemos a Sabrina e com isso, poderemos desafiar Giovanni no ginásio de Viridian.
Antes de desafiar a Elite Four, recomendamos que tanto o Charizard como o Gyarados estejam ao menos no Lv.56, que é o ponto de entrada da liga. Quanto aos demais, acima do Lv.50 é o ponto ideal para não interferir no dano causado/sofrido.
Em números reais, a preferência de nível sempre é do Jolteon, logo, alcançar o Lv.54 é o recomendado, e para Hitmonlee entre o Lv.50 e Lv.52 basta.
Veredito
Sim, é possível vencer os jogos da primeira geração sem capturar nenhum Pokémon. Das três possíveis versões, a Yellow é a que oferece mais para o jogador e permite diversas composições. Pokémon como Lapras e Omastar na primeira geração são muito bons, porém, o esforço para treiná-los acaba atrasando muito o jogo.
Um outro detalhe importante sobre esse desafio é a capacidade de aproveitarmos o jogo no que se refere às opções que o jogo te dá para poder superar os desafios. Adquirir itens escondidos, ensinar técnicas ao longo do treinamento e vender itens sobressalentes nos ajudam a gerenciar os recursos para não sermos pegos de surpresa.
E então, o que achou do desafio? Será que, de alguma forma, a Game Freak coloca esses Pokémon de presente para garantir que o jogador tenha recursos durante a campanha? Acha que a Lapras deveria aparecer nas equipes? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o assunto.
Revisão: Thais Santos