Bayonetta 3 (Switch): Hideki Kamiya afirma que Nintendo nunca pediu para reduzir a ousadia da série

Produtor desmentiu boatos sobre interferência da Nintendo no design.

em 24/07/2022

Com a revelação do Naive Angel Mode em Bayonetta 3, levantou-se uma especulação de que a Nintendo teria interferido no desenvolvimento do jogo, orientando a PlatinumGames para limitar conteúdos com apelo sensual. Contudo, o criador da série Bayonetta, Hideki Kamiya, desmentiu essas especulações afirmando que jamais houve, por parte da Nintendo, uma orientação para reduzir a ousadia dos games.

O Naive Angel Mode é uma ferramenta em Bayonetta 3 que permite ao jogador optar pela redução de conteúdos sensuais, característica marcante da série.

De acordo com o produtor, a única vez em que a Nintendo teria feito um feedback relativo à quantidade de exposição de pele das personagens seria relativa a um visual que faz referência ao personagem Link, da série The Legend of Zelda e, surpreendentemente, a sugestão da Nintendo foi favorável a um design mais revelador que o proposto originalmente.

“Eu vejo muitas pessoas falando sobre a Nintendo ao discutir a nudez em Bayonetta, mas durante nosso tempo com o port de Bayonetta 1, Bayonetta 2 e Bayonetta 3, a única sugestão que recebemos foi sobre o traje de Link em Bayonetta 1 e 2, e como deveria ter sido um pouco mais revelador. Nenhum viés influenciou esse aspecto do jogo, e acho que os jogadores podem aproveitar o jogo sem se preocupar que possa ter sido... depois de trabalhar com eles [Nintendo] por tanto tempo, tenho a impressão de que, embora haja momentos em que podemos bater de frente, eles são surpreendentemente abertos a discussões diretas sobre desenvolvimento e vendas.”
Bayonetta 3 será lançado para Nintendo Switch no dia 28 de outubro de 2022.


é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.