Com a revelação do Naive Angel Mode em Bayonetta 3, levantou-se uma especulação de que a Nintendo teria interferido no desenvolvimento do jogo, orientando a PlatinumGames para limitar conteúdos com apelo sensual. Contudo, o criador da série Bayonetta, Hideki Kamiya, desmentiu essas especulações afirmando que jamais houve, por parte da Nintendo, uma orientação para reduzir a ousadia dos games.
O Naive Angel Mode é uma ferramenta em Bayonetta 3 que permite ao jogador optar pela redução de conteúdos sensuais, característica marcante da série.
De acordo com o produtor, a única vez em que a Nintendo teria feito um feedback relativo à quantidade de exposição de pele das personagens seria relativa a um visual que faz referência ao personagem Link, da série The Legend of Zelda e, surpreendentemente, a sugestão da Nintendo foi favorável a um design mais revelador que o proposto originalmente.
任天堂と言えば、いわっちにも言ったんだけど、デカいから四角四面でめんどくせえ会社じゃねえかなと思ってたら、それなりに長らく一緒にやってみて、まぁめんどくせえところもあるけど、開発に関しても販売に関しても、意外に対面でちゃんと話し合ってくれるなという印象…https://t.co/Q76u6yhoHT
— 神谷英樹 Hideki Kamiya (@PG_kamiya) July 19, 2022
“Eu vejo muitas pessoas falando sobre a Nintendo ao discutir a nudez em Bayonetta, mas durante nosso tempo com o port de Bayonetta 1, Bayonetta 2 e Bayonetta 3, a única sugestão que recebemos foi sobre o traje de Link em Bayonetta 1 e 2, e como deveria ter sido um pouco mais revelador. Nenhum viés influenciou esse aspecto do jogo, e acho que os jogadores podem aproveitar o jogo sem se preocupar que possa ter sido... depois de trabalhar com eles [Nintendo] por tanto tempo, tenho a impressão de que, embora haja momentos em que podemos bater de frente, eles são surpreendentemente abertos a discussões diretas sobre desenvolvimento e vendas.”
Bayonetta 3 será lançado para Nintendo Switch no dia 28 de outubro de 2022.
Fontes: Nintendo Everything e Nintendo Life