Sonic The Hedgehog 3 (Mega Drive): Yuji Naka confirma participação de Michael Jackson na trilha sonora

Programador confirmou ao perceber a mudança na trilha do jogo em Sonic Origins.

em 25/06/2022
Sonic The Hedgehog 3 foi lançado em 1994 para Mega Drive e, desde então, um rumor nunca confirmado oficialmente rondava o título: Michael Jackson teria participado da trilha sonora do jogo. Esta semana, porém, o co-criador do ouriço azul confirmou a participação do Rei do Pop, de uma maneira bastante inusitada.


Yuji Naka, programador que além do mascote da Sega também criou o recente Balan Wonderworld (Switch), é bastante ativo nas redes sociais. Cada lançamento de filmes, animações, brinquedos e jogos envolvendo o ouriço azul rendem algum comentário, e não foi diferente com Sonic Origins (Switch), coletânea com os primeiros títulos do Sonic.

Naka a princípio perguntou se a coletânea conta com uma música diferente. Em seguida, ele expressou seu espanto pela mudança na trilha sonora de Sonic 3, confirmando que a Sega usou "a música de Michael Jackson". A partir desse tweet, Yuji Naka passou a partilhar mais algumas informações, pedindo desculpas por possíveis erros de tradução, já que ele não fala inglês. Dentre as postagens, incluiu uma foto tirada por ele de um helicóptero a caminho da casa do músico.
No ano passado correram especulações de que esta participação não creditada seria um dos motivos para os relançamentos do título terem parado após a morte do cantor. A mudança da trilha sonora para o lançamento da coletânea parece indicar que de fato houve algum problema de direitos autorais.

Sonic The Hedgehog 3, com sua trilha original de Mega Drive, podia ser jogado no Virtual Console do Wii. Já a versão com a trilha modificada que surpreendeu Yuji Naka faz parte da coletânea Sonic Origins, já disponível para PC e consoles da família PlayStation, Xbox e Switch.

Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.