Iizuka, comentando a reação das pessoas às primeiras imagens do jogo, já havia ressaltado a diferença entre este conceito, que será aplicado no vindouro Sonic Frontiers (Switch), e o tradicional mundo aberto presente em diversos jogos. A zona aberta seria a grande mudança para construir os próximos 10 anos do mascote da Sega:
"O que estamos fazendo agora é dar o próximo passo. Esta é quase a terceira geração. Sabemos que estamos mostrando algo novo aos fãs, que talvez ainda não faça sentido para eles.
Mas realmente queríamos pensar sobre onde precisamos levar o Sonic nos próximos 10 anos. Que tipo de jogabilidade precisamos começar a construir para manter as pessoas animadas para o futuro? Sonic Frontiers é o próximo passo para os próximos 10 anos. Esperamos que os fãs acreditem em nós e que gostem do que estamos mostrando a eles. Estamos ansiosos para quando eles jogarem e realmente entenderem do que se trata".
Por "geração" Iizuka está se referindo ao tipo de jogabilidade utilizado na franquia. A primeira geração seria o side-scrolling, como nos títulos clássicos que formam a coletânea Sonic Origins (Switch), enquanto a segunda geração seria a passagem para a perspectiva 3D em voga desde Sonic Adventure (Dreamcast). A estreia do conceito de zona aberta (que já teve imagens liberadas) será em Sonic Frontiers, que será lançado ainda este ano.
Fonte: Nintendo Life