O popular e saudoso game Quake apareceu pela primeira vez em junho de 1996 para o MS-DOS e escreveu a história dos videogames como o segundo shooter em primeira pessoa com um ambiente 3D. No ano passado, uma equipe de desenvolvedores assumiu a tarefa de polir o clássico e trazê-lo de volta ao mercado em uma versão renovada, mas recentemente um segredo há muito tempo guardado foi finalmente revelado: havia uma versão portátil do jogo planejada para o GBA.
Quase 20 anos atrás, em 2002, o desenvolvedor Randy Linden tomou a iniciativa de portar o shooter Quake para o sistema portátil da Nintendo, o Game Boy Advance. Infelizmente, a versão de GBA nunca deixou o status de protótipo e, portanto, ainda tem muitos problemas. Muitos anos mais tarde, em um cartão flash de Linden que estava perdido, foi encontrada a versão que, apesar de sua idade, revela uma realização técnica impressionante para o portátil avançado. Confira:
Por que o port nunca foi terminado?
É importante levar em conta que o título não utiliza nenhum dos arquivos originais do Quake. De acordo com as declarações de Linden, ele nunca antes perguntou à id Software se havia a possibilidade de utilizar os arquivos originais. No entanto, quando Randy Linden terminou o motor gráfico de seu port naquela época, o interesse pelo GBA já estava diminuindo lentamente — na preparação para o lançamento do DS — o que fez o desenvolvedor desanimar do projeto.
Mas ao invés de jogar seu trabalho fora, ele simplesmente decidiu desenvolver seu próprio jogo no lugar. Assim nasceu o shooter Cyboid, um jogo aparentemente "inofensivo, mas cheio de história e que exala um verdadeiro toque retrô. O game pode ser baixado gratuitamente de seu website.
Fonte: Nintendo Life