Em dois anos, tudo pode mudar
A história de Pokémon Black 2/White 2 se passa dois anos após os acontecimentos de BW. Unova tem agora novos locais a serem desbravados e mais Pokémon podem ser encontrados no continente inspirado em Nova Iorque.
Embora B2W2 siga a tradicional fórmula de conquistar ginásios e vencer a Liga local, as novidades trazidas não são meros complementos à lore da geração — como aconteceu, infelizmente, com Platinum (DS) e Ultra Sun/Ultra Moon (3DS). Em termos de história, temos um novo confronto com o Team Plasma, agora chamado de Neo Team Plasma, e N, outrora antagonista, decide nos ajudar a colocar um fim nos planos de Ghetsis.
Falar mais da excelente narrativa da quinta geração tira toda a graça de jogá-la de fato, mas um dos vários acertos de B2W2 foi a capacidade de se conectar a BW sem requerer conhecimento prévio da jornada em Unova. Isso se dá, sobretudo, pelo recurso Memory Link, que permite sincronizar os dados prévios de BW, caso o jogador tivesse completado o antecessor, para destravar flashbacks e eventos em B2W2.
Outro aclamado conteúdo pós-jogo foi a inserção do World Tournament, que dá ao jogador a possibilidade de batalhar contra icônicos treinadores das quatro primeiras gerações, como Red, Lance, Steven e Cynthia. Esses e outros detalhes foram a prova definitiva de que, quando quer, a Game Freak tem capacidade de entregar uma excelente história sem "sair dos trilhos".
A respeito da jogabilidade, pouca coisa mudou em relação a BW. Tirando a inserção de novos líderes de ginásio e a inédita campeã da Liga de Unova, Iris, a maior novidade de B2W2 foi a expansão da Pokédex, capaz de contemplar monstrinhos das versões anteriores da franquia.
A presença de velhos conhecidos também ajudou na parte estratégica do combate, fazendo com que o jogador repensasse a melhor composição de seu time, especialmente na luta contra rivais e treinadores. Embora a dificuldade em si não seja elevada, a IA em B2W2 ficou bem mais agressiva — especialmente ao destravar o Challenge Mode após concluir a campanha principal em Black 2.
Uma verdadeira continuação
Pokémon Black 2/White 2 foram os últimos jogos da franquia no DS, mas os únicos que ofereceram uma sequência à excelente história iniciada por seus antecessores. Acima de tudo, a jogabilidade e trama apresentadas ainda são capazes de atrair novos e velhos treinadores, enquanto os conteúdos pós-jogo mostram, sobretudo, que Pokémon não precisa se resumir apenas ao cenário competitivo quando completada a campanha principal.Revisão: Davi Sousa