Blast from the Past

International Superstar Soccer 64 (N64): precursor do futebol moderno completa 25 anos

Um dos jogos de futebol mais importantes dos anos 90 completa um quarto de século neste mês.


Em junho de 1997 chegava às lojas do Ocidente a mais nova entrada na franquia International Superstar Soccer. O título, desenvolvido e distribuído pela Konami, era uma versão para o N64 de Winning Eleven 97 (PS1) e foi aclamado pela crítica como um dos jogos mais importantes do gênero

Hoje vamos relembrar todos os aspectos que tornaram International Superstar Soccer 64 um dos títulos mais nostálgicos dos anos 90,  apesar dos problemas de licenciamento, cópias piratas e distribuição confusa.

Evolução do clássico de Super Nintendo



International Superstar Soccer Deluxe (SNES), antecessor do título em questão,  também marcou uma geração inteira no Super Nintendo. Como esperado, a Konami levou a sério a ideia de que em time que está ganhando não se mexe e levou para a versão de N64 os mesmos elementos que tornaram a franquia um sucesso.

As 36 seleções retornaram com uma pequena alteração: no lugar do Marrocos, a África do Sul fez sua estreia na série. Entre os modos de jogo que estavam presentes, podemos destacar:

Open Game: uma partida amistosa contra a máquina ou outro jogador, que poderia ser jogada em até quatro pessoas. Esse modo permitia a escolha do estádio, a condição meteorológica e até o "handicap".

International Cup: um torneio internacional nos moldes clássicos, começando pela fase regional de grupos.

World Series: competição com todas as 36 seleções do jogo.

Scenario: 12 cenários que recriam partidas clássicas da história do futebol. Cada cenário tem sua própria duração e condições específicas.

Penalty Kicks: disputa de pênaltis tradicional que pode ser jogada contra a CPU ou entre amigos.

Training: três modos diferentes de treino separados: treino livre, chute livre e desafios.



Pioneiro dos jogos de futebol

International Superstar Soccer 64 foi extremamente aclamado pela crítica. A indústria especializada exaltou os gráficos avançados para as capacidades dos consoles da época e a jogabilidade característica da série com seus aprimoramentos.

Shigeru Miyamoto citou ISS64 como um jogo que “poderia até ser melhor que os jogos exclusivos do N64”. As únicas críticas se referiam à falta de licenciamento dos jogadores, que rendeu pérolas históricas como o clássico nome Allejo para Bebeto, como revelado pela Konami em 2019.




A Konami conseguiu emplacar ISS antes de títulos como Winning Eleven e Pro Evolution Soccer, o que pavimentou o caminho para a empresa experimentar e desenvolver sua técnica com o que seria o pai dos jogos de futebol modernos.

A série também foi responsável pela introdução de feições mais realistas dos jogadores, o que possibilitou que fossem reconhecidos dentro do jogo apesar dos nomes fictícios. As narrações mais complexas e empolgantes também foram marcas registradas da produção.

A origem do meme Mundial Ronaldinho Soccer 64

O lançamento de ISS 64 foi tão impactante que gerou diversas versões piratas modificadas. Uma das mais famosas dessas versões é a infame Mundial Ronaldinho Soccer 64, que tinha em sua abertura fotos de Ronaldo Fenômeno e uma abertura no mínimo “peculiar”, que gerou o meme atual.

A versão tinha uma narração que misturava o português brasileiro com um espanhol no mais perfeito portunhol. Os nomes da seleção brasileira também vinham atualizados com o elenco oficial da época.

Deixo com vocês essa abertura, que é no mínimo “curiosa”.

Um grande clássico importante para a indústria

25 anos depois, International Superstar Soccer 64 ainda é um marco importante para os jogos de futebol, refletindo até hoje na evolução que o gênero teve. Grande parte do público da época encontra nostalgia na música de abertura, nos efeitos sonoros e em cada um dos bizarros nomes que a Konami atribuiu aos jogadores. 

De fato, uma produção de sua época, com todos os acertos e erros característicos de um momento específico da indústria, mas uma pavimentação importante para o caminho que franquias como PES e FIFA trilhariam posteriormente.

Revisão: Davi Sousa

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
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