A Square Enix anunciou, nesta segunda-feira (02), que entrou em um acordo com o grupo sueco Embracer para vender três de seus estúdios ocidentais: Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal. A transação também transfere a propriedade de franquias como Tomb Raider, Deus Ex, Theif e Legacy of Kain da companhia japonesa para a holding europeia.
Segundo o anúncio, a Embracer Group adquirirá as desenvolvedoras pela quantia de US$ 300 milhões, previstos para serem pagos em sua totalidade quando a compra for aprovada por órgãos reguladores, algo que está previsto para acontecer entre julho e setembro deste ano.
A Square Enix justificou a venda afirmando que o negócio ajudará a empresa a alinhar seus esforços de publicação fora do Japão, aumentará seu crescimento no entretenimento digital e permitirá investimentos em blockchain, inteligência artificial e serviços na nuvem.
Confira a declaração da companhia:
"A Transação ajudará a Companhia a se adaptar às mudanças em curso no ambiente de negócios global, estabelecendo uma alocação mais eficiente de recursos, o que aumentará valor corporativo, acelerando o crescimento nos negócios principais da empresa no mercado de entretenimento digital. Além disso, a Transação possibilita o lançamento de novos negócios ao avançar com investimentos em campos como blockchain, IA e nuvem. O movimento é baseado na política de otimização da estrutura de negócios que a Companhia estabeleceu na estratégia de negócios de médio prazo revelada em 13 de maio de 2021.A Transação também proporcionará uma oportunidade para alinhar melhor nossa função de publicação no exterior com nossa organização em Tóquio, revisitar a atual estrutura de governança e linhas de relatórios associadas e avançar no gerenciamento integrado do grupo com o objetivo de maximizar a receita mundial gerada a partir de futuros títulos lançados pelos estúdios do grupo no Japão e no exterior."
A Square Enix reforça que IPs como Just Cause, Outriders e Life is Strange permanecerão de sua propriedade.
De acordo com a Enbracer, a Crystal Dynamics continuará a produzir o próximo jogo da série Tomb Raider, anunciado no início de abril. Já a Eidos-Montréal e a Square Enix Montréal — que deve mudar de nome em breve — estão trabalhando em títulos AAA e mobile, respectivamente.
A Embracer Group já possui uma série de subsidiárias, como Asmodee, Dark Horse Media, Gearbox Entertainment, Koch Media, Saber Interactive e THQ Nordic.
Fontes: Square Enix/Embracer Group