De acordo com informações publicadas pelo portal Bloomberg nesta quarta-feira (18), o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita comprou 5,01% das ações da Nintendo Co., Ltd. Dessa forma, de acordo com dados do veículo jornalístico, o país do Oriente Médio tornou-se o quinto maior acionista da empresa japonesa.
Em documento enviado ao Ministério das Finanças do Japão, o Fundo afirma que a aquisição foi realizada por "motivos de investimento". Valores da transação não foram revelados. Estima-se que a organização árabe possua US$ 500 bilhões em caixa.
Esta é a terceira vez que o Fundo de Investimento Público adquire ações de companhias de jogos eletrônicos neste ano. Em fevereiro, o órgão comprou mais de 5% das ações tanto da Capcom quanto da publicadora sul-coreana Nexon.
O analista Hideki Yasuda, ouvido pela Bloomberg, acredita que essa movimentação se relaciona a uma vontade de a Arábia Saudita entrar com mais força no mercado de conteúdo somada a uma desvalorização do iene. "Esta série de investimentos em empresas de jogos japonesas é provavelmente uma maneira de aprender com o Japão", ele afirmou.
O portal entrou em contato com a Nintendo, que disse que soube da compra por meio da imprensa. A companhia não se manifestou.
Fonte: Bloomberg