Keitai Denjuu Telefang (GBC), os “monstrinhos telefônicos” esquecidos no Japão

Em vez de capturar os monstrinhos, neste jogo criávamos uma agenda telefônica com os números deles.

em 07/05/2022
keitai denjuu telefang gbc
Na década de 90, quando Pokémon começava a fazer a cabeça dos jogadores ao redor do globo, a produtora Natsume (sim, a mesma por trás de Story of Seasons) e a extinta publicadora Smilesoft também decidiram entrar na onda de monstrinhos. Em novembro de 2000, surgiu Keitai Denjuu Telefang, uma espécie de Página Amarela digital das criaturinhas do fantástico mundo chamado Denjuu.

Liga pra mim

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Em uma tradução literal, Keitai Denjuu Telefang significa “feras telefônicas Telefang” e exprime muito bem a ideia do jogo: desbravar Denjuu, a terra dos Telefang, engajar em batalhas contra os mais diversos tipos dessas criaturinhas e fazer amizade com elas. Porém, diferentemente dos monstrinhos de bolso que eram capturados em Pokébolas, aqui registrávamos o número de telefone dos Telefang em nosso D-Shot, um celular especial que nos permitia viajar para Denjuu.

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Apesar de ter uma premissa similar de Pokémon — e até pegar emprestadas algumas ideias da franquia da Game Freak — Keitai Denjuu Telefang também carregava um quê de Digimon, sobretudo a ideia de salvar um mundo digital que conhecemos acidentalmente. Talvez o principal atrativo dos jogos dos “monstrinhos mobile” era a ideia de acessar a agenda telefônica e escolher até dois Telefang para auxiliar no combate em turnos, com ordem de ataque baseada nos parâmetros das criaturinhas.

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Para a época, o jogo apresentava uma jogabilidade excelente, com gráficos talvez superiores aos de Pokémon Gold/Silver/Crystal, e os Telefang eram ricos em detalhes. Eles também possuíam inúmeras formas evolutivas, divididas em três tipos diferentes (Natural, Lab e Fusion) e, assim como em Pokémon e Digimon, os habitantes de Denjuu também contavam com suas próprias tipagens, resistências e fraquezas, aumentando ainda mais a parte estratégica do game.

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No Japão, Keitai Denjuu Telefang podia ser encontrado em duas versões, Power e Speed, provavelmente uma maneira que a Natsume encontrou para deixar o jogo com um apelo parecido ao de Pokémon. A franquia chegou a fazer sucesso no Japão, rendendo uma continuação para GBA, Keitai Denjuu Telefang 2, e também dois mangás, um baseado na Power Version e outro na continuação, ambos serializados na Comic BonBon, da Kodansha.

Não liga pra ele

keitai denjuu telefang bootleg

Apesar do sucesso em terras nipônicas, Keitai Denjuu Telefang nunca viu a luz do dia no Ocidente, oficialmente falando. No mercado paralelo, contudo, o jogo foi comercializado como Pokémon Jade (Speed) e Pokémon Diamond (Power) com todo o cuidado que um bootleg poderia receber: tradução em “Engrish”, o famoso “inglês quebrado” de difícil compreensão, e diversos erros de programação que faziam com que esses falsos Pokémon apresentassem crashes e bugs, sendo praticamente injogáveis.

É bem provável que Keitai Denjuu Telefang nunca chegue ao Ocidente, mas com certeza é um jogo que vale a pena ser conhecido. Mesmo não tendo o mesmo peso de Pokémon e Digimon, monstrinhos nunca são demais, certo?

Revisão: Thais Santos

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
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