A Nintendo está cravada no imaginário popular com suas franquias consagradas há décadas. Mario, Link, Samus, Zelda e tantos outros são ícones indissociáveis da empresa japonesa. Entretanto, a Nintendo também tem seus méritos e destaques em outro “campo” da indústria.
Quando se pensa em esportes e Nintendo, provavelmente a primeira imagem que vem à mente é Wii Sports (Wii). O jogo de 2006 catapultou a relação da japonesa com o gênero esportivo, mas a relação entre a Big N e os esportes é algumas décadas mais antiga.
Dynamic Soccer: os primórdios da Nintendo esportiva
No ano em que o Japão ficou em terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Verão de 1968, a Nintendo, ainda uma empresa embrionária do que seria a gigante que conhecemos hoje, lançou o curioso Dynamic Soccer.
O jogo, offline e um tanto quanto complicado, exigia que os jogadores, com o uso de uma bombinha manual, soprassem a bola em um campo de futebol cheio de buracos. Vencia aquele com mais agilidade para trocar os tubos de lugar e levar a bola até o gol.
15 anos antes do primeiro console, a Nintendo já investia no lado esportivo da indústria do entretenimento.
Baseball (NES) e o começo da história digital dos esportes na Nintendo
No mesmo ano do lançamento do Nintendinho, Baseball (NES) foi o primeiro jogo digital de esportes da Nintendo. Mas você deve estar pensando: por que beisebol, de todos os esportes?
Existe uma cultura muito forte do esporte na sociedade japonesa. Ainda nos dias de hoje, o beisebol é o esporte mais popular do Japão, tendo várias ligas nacionais e internacionais do povo nipônico.
Logo, fica fácil entender por que a Nintendo escolheu o esporte para ser o carro-chefe do gênero em seu primeiro console.
Golf (NES), Ossan e o início dos derivados esportivos do Mario
A franquia Mario hoje é uma das que mais conta com derivados esportivos na Nintendo. Seja em golfe, jogos olímpicos ou futebol, a família do baixinho provavelmente já praticou mais esportes que você.
Mas o início de tudo remonta a um jogo simplesmente chamado Golf (NES), lançado em 1985, que tinha um personagem gordinho e bigodudo chamado Ossan como figura principal.
Para quem é familiar com a história do nosso amado encanador, antes de se chamar Mario, ele teve as alcunhas de Jumpman e também Ossan, por isso, Golf é considerado o pai dos jogos esportivos da franquia Mario.
O embaixador dos esportes na Nintendo
A mascote mais famosa da Big N também é a maior apoiadora dos esportes da empresa. A franquia já conta com mais de 20 jogos esportivos derivados, espalhados em esportes como futebol, golfe, tênis, basquete, beisebol e kart.
Entre as entradas mais famosas, podemos destacar o clássico Super Mario Kart (SNES), o primeiro derivado do esporte de corrida do italiano.
A fórmula, hoje bastante popular em Mario Kart 8 Deluxe (Switch), na época já encantava e arrastava uma multidão de fãs. A introdução de itens e atalhos para dar dinamismo às corridas foi um diferencial que destaca o game de outros jogos de corrida clássicos.
Mario Golf (N64), de 1999, é outro exemplo para mostrar a força do personagem no cenário esportivo. O game foi responsável por traduzir todo o sistema de golf, que a Nintendo já tinha criado nos últimos dois consoles, ao patamar do 3D do Nintendo 64.
Na atualidade, alguns grandes jogos de esporte do personagem ainda fazem muito sucesso entre os nintendistas. Mario Tennis Aces (Switch) e o vindouro Mario Strikers: Battle League (Switch) trazem mais uma vez o tênis e o futebol em foco, com personagens clássicos da franquia e jogabilidade aprimorada da mais nova geração da Big N.
A tradição dos Jogos Olímpicos na Nintendo
A maior competição esportiva do mundo também tem seu espaço de destaque no panteão de jogos do gênero na Nintendo. Utilizando Mario, em parceria com seu “rival” Sonic, figura extremamente valiosa da Sega, a séries de jogos baseados nas Olimpíadas são um universo do esporte interessante dentro da Big N.
Iniciada com Mario & Sonic at the Olympic Games (Wii), de 2007, a parceria teve ao todo seis títulos que cobriram Olimpíadas de verão e inverno, nas edições de 2012, 2014, 2016 e 2020, sendo lançados para plataformas como Wii, DS, 3DS, Wii U, Switch e Arcade.
Os jogos da série abrangem os diversos esporte da competição homônima, com um elenco composto dos principais personagens secundários de ambas franquias, como Luigi, Yoshi, Tales, Knuckles e até Robotnik e Bowser.
Esporte e gamificação na medida certa
Não dá pra falar de esportes na história da Nintendo sem citar seu maior case de sucesso: o famigerado Wii Sports (Wii).
Sim. O jogo mais vendido da história da Nintendo é um simulador esportivo. Lançado em um pack-in junto com o Nintendo Wii, o game foi uma verdadeira avalanche cultural.
Não apenas adentrou o núcleo mais duro dos fãs da Nintendo, como também furou a bolha encontrando espaço em praticamente todos os setores sociais, de crianças e famílias buscando diversão em conjunto aos asilos e instituições de saúde.
A simplicidade e atratividade dos comandos utilizando o Wiimote, a diversidade de minigames e possibilidade de múltiplos jogadores foram uns dos motivos que tornaram Wii Sports o quarto jogo mais vendido da história, sendo o maior sucesso comercial da história da Nintendo
Futuro do esporte na Big N
Atualmente, a Nintendo ainda investe em games esportivos de qualidade para o Switch. O console conta com entradas como Mario Golf: Super Rush (Switch), Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 (Switch), Mario Tennis Aces (Switch) e o mais recente que merece toda a nossa atenção, o celebrado Nintendo Switch Sports (Switch).
O sucessor do já citado Wii Sports é um ótimo modo de atualizar a fórmula de sucesso do seu antecessor, apresentando a coletânea de esportes com controles aprimorados e visuais repaginados para as novas gerações.
Outro título que está no horizonte dos donos do Switch é Mario Strikers: Battle League (Switch), que, assim como o Switch Sports, chega localizado em português, com data marcada para 10 de junho deste ano.
É evidente que a Nintendo sempre teve um lugar especial em seus consoles para os jogos esportivos. Seja nas séries derivadas de Mario, ou nas investidas como Wii Sports. A gigante japonesa entende a força desse gênero e cada vez mais investe em produção que possam satisfazer essa parcela do público gamer, uma vez que a tendência deste público é apenas crescer com o passar do tempo.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli