Rumor: emuladores de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance para Switch vazam online

Emuladores teriam sido produzidos pela NERD, braço europeu da Nintendo que já trabalhou anteriormente com emulação de jogos clássicos.

em 18/04/2022
Nintendo Switch Game Boy

Nesta segunda-feira (18), um usuário anônimo do fórum 4chan publicou arquivos no site que supostamente seriam de emuladores de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance para Nintendo Switch.


De acordo com perfis no Twitter, os arquivos contêm dados de dois emuladores: Hiyoko, que reproduz títulos de Game Boy, e Sloop, que roda jogos de Game Boy Advance.

Ambos teriam sido produzidos pela Nintendo European Research & Development (NERD), filial europeia da Nintendo que já produziu emuladores de NES, SNES, Nintendo DS e GameCube para plataformas como Wii U, NES Classic Edition, SNES Classic Edition e até o próprio Nintendo Switch — incluindo a emulação de Super Mario Sunshine em Super Mario 3D All-Stars.

Donos de consoles modificados conseguiram instalar os emuladores em seus sistemas e rodá-los. Registros nas redes sociais mostram que as builds, apesar de rodarem os jogos, não estão finalizadas. O emulador de Game Boy, por exemplo, listava os jogos separadamente, ao invés de em um único aplicativo. No entanto, muitas das imagens dos emuladores em ação já foram deletadas.

Além disso, dados indicam que há possibilidade de gameplay online e emulação de conectividade via cabo Game Link. Uma lista com cerca de 40 jogos de GBA que foram supostamente testados nesses emuladores também foi revelada.

Até o momento, a Nintendo não se pronunciou oficialmente sobre a veracidade desses emuladores nem sobre seu uso no Nintendo Switch. Especula-se que ambos devem ser liberados ao público por meio do Nintendo Switch Online.

Como ainda não há declarações ou anúncios oficiais, trate as informações acima como rumores.

Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)