A Nintendo revelou, nesta quarta-feira (13), que realizará uma alteração em relação à cobrança de novas assinaturas do serviço Nintendo Switch Online. Agora, a renovação automática não será mais a opção padrão para usuários que adquirirem o plano pela primeira vez.
A mudança acontecerá em face a uma investigação conduzida pela Competition and Markets Authority, instituição do Reino Unido dedicada a fortalecer a competitividade em diferentes setores de negócios. Em 2019, o departamento governamental iniciou uma apuração para averiguar se as condutas de renovação automática das empresas de jogos eletrônicos estavam respeitando os direitos dos consumidores.
A Nintendo concordou, junto ao órgão, em alterar seu sistema de renovação. Usuários que quiserem que a cobrança seja efetuada automaticamente deverão ativar essa opção em suas configurações. Até então, a renovação automática era considerada padrão e dependia de cada pessoa desativá-la ou não.
O diretor executivo de fiscalização da instituição, Michael Grenfell, disse que "como resultado de nossas investigações, várias alterações foram feitas nesse setor para proteger os clientes e ajudar a resolver as preocupações com a renovação automática de assinaturas".
Outras empresas que possuem serviços de assinatura também anunciaram mudanças. A Sony afirmou que entrará em contato com assinantes inativos para lembrá-los da possibilidade de cancelamento da PlayStation Plus e deixará de receber pagamentos caso os usuários não encerrem a assinatura, mas mesmo assim continuem a não utilizar o serviço. Já a Microsoft declarou que irá melhorar a apresentação de informações relativas ao Xbox Live Gold e ao Xbox Game Pass.
Com isso, Grenfell confirmou que a investigação da Competition and Markets Authority chegou ao fim para o setor de games.
Fonte: GamesIndustry.biz