Lucina, a princesa guerreira que salvou a franquia Fire Emblem

“I challenge my fate!”

em 20/04/2022

Não é raro que protagonistas de RPG embarquem em jornadas para salvar seu reino, a humanidade ou até mesmo seu universo. Lucina, a princesa guerreira de Fire Emblem Awakening (3DS), enfrentou uma provação numa escala muito maior: salvar não somente a existência do seu mundo, mas da sua própria franquia de jogos. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa personagem que desafiou o seu destino e mudou o futuro da série.

Existência em perigo

Fire Emblem hoje é uma das principais franquias de RPGs exclusivas das plataformas Nintendo, e quem vê o seu sucesso dificilmente imagina que na maior parte de sua história essa série passou por maus bocados. Presente desde a primeira geração de consoles da Big N, as vendas enfrentaram uma queda constante e decepcionavam cada vez mais a empresa.

Em razão dos maus resultados, o gerente de vendas da Nintendo, Shinji Hatano, deu um ultimato à equipe de desenvolvimento da Intelligent Systems: se o próximo jogo não atingisse a marca de 250 mil cópias, a franquia seria descontinuada.

O próprio Hitoshi Yamagami, um dos diretores do projeto, chegou a pensar “Meu Deus! O que vamos fazer? Chegou ao fim!”. Com receio de que Fire Emblem Awakening não atingiria a meta, os desenvolvedores se dedicaram a incluir tudo o que eles queriam no jogo, com mecânicas ousadas que serviriam como uma carta de despedida aos fãs.

Dentre essas novas mecânicas, a que mais chamou a atenção foi a introdução do sistema de gerações, em que poderíamos aprimorar a afinidade entre os personagens através de um sistema de suporte. Quando esse suporte atingisse o nível S, um casal poderia se formar e gerar filhos, que participariam como personagens jogáveis que herdavam características dos pais.

A filha de Chrom

Lucina é uma das três protagonistas do jogo, e fez parte dessa nova geração de filhos dos personagens iniciais. Sua aparição causa uma reviravolta importantíssima no enredo e muda totalmente a direção dos acontecimentos.

Awakening conta a história de um mundo fadado ao terror, onde o maligno Dragão Grima despertou e escravizou a humanidade, matando Chrom e praticamente todos os personagens que o jogador controla. No futuro, que é a sua realidade de origem, Lucina vai ao templo no Mount Prism na esperança de reverter esse terrível destino.



Mesmo estando em posse de apenas quatro das cinco joias Fire Emblem, ela tenta invocar o ritual Awakening para conseguir a ajuda de Naga, a líder dos Dragões Divinos, conhecida por sua simpatia à humanidade. Infelizmente, não é possível invocar o Despertar sem possuir todas as pedras, mas Naga informa que existe outra forma de salvar o mundo do caos: voltar ao passado e impedir a ressurreição de Grima.

Empunhando a lendária Falchion, herdada após a morte de seu pai, Lucina viaja ao passado para impedir a morte de Chrom e o renascimento do Dragão Demônio. Neste passado, ela enfrentará um dilema e uma difícil escolha pessoal, que decidirá o destino de todos.

O símbolo dos Dragões Divinos

Lucina foge dos padrões das princesas do universo Nintendo, tanto em aparência quanto em personalidade. Ela é uma mulher madura, séria e pragmática, com um triste ar melancólico, que reflete as mortes que já viu e o peso da responsabilidade pelo destino do mundo. Ela parece bastante retraída no início da trama, mas com o desenlace do enredo ela demonstra maior desembaraço e esperança pelo futuro.

Outra característica bastante marcante é o extremo amor e respeito pelo seu pai, beirando a devoção. Suas atitudes também procuram, pelo menos no início, emular os feitos de seu antepassado Marth, visto como um nobre herói.

Lucina possui a marca de Naga, na forma do símbolo Exalt, uma característica comum em membros da linhagem que governa Ylisse. Sua marca é discreta, localizada na pupila esquerda. Ela possui longos cabelos, azuis como os de Chrom, sendo a única personagem da nova geração com cabelos de cor fixa, enquanto os demais dependem da escolha de casais que o jogador forma durante o gameplay.




Uma curiosidade sobre suas características, mencionada inclusive em outros jogos em que ela participa, é sua falta de senso estético. Como seu treinamento como guerreira foi focado em combate desde pequena, ela não é muito boa em assuntos que envolvam decoração, arte ou moda.

Muitos universos

Lucina é uma personagem tão marcante que participou de diversos jogos: FE Awakening (3DS), FE Fates (3DS), FE Echoes: Shadows of Valentia (3DS), FE Heroes (Mobile), FE Warriors (3DS/Switch), Super Smash Bros. (3DS/WiiU), Super Smash Bros. Ultimate (Switch), Monster Hunter Frontier G (Multi), Code Name: S.T.E.A.M. (3DS), Project X Zone 2 (3DS), Super Mario Maker (WiiU) e no Trading Card Game Fire Emblem 0 Cipher. A guerreira possui também seu próprio amiibo.




Eu possuo uma afeição bastante especial por ela. Foi com sua interessante história que eu me apaixonei por Fire Emblem: Awakening e, por consequência, por toda a franquia. Ela foi também a primeira personagem que recebi por sorteio em Fire Emblem: Heroes. Além disso, fazemos aniversário no mesmo dia, 20 de abril, que também celebra as datas de lançamento de Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light (NES), o primeiro jogo da franquia, e Fire Emblem: Path of Radiance (GC), o que provavelmente não é uma coincidência.

“The future can be changed!”

Graças à sua qualidade e à novidade do sistema de gerações, Fire Emblem Awakening conseguiu bater com folga a meta estabelecida, vendendo mais de meio milhão de cópias somente no Japão. Aclamado pela crítica e pelo público, é presença garantida em todas as listas de melhores jogos do 3DS. Lucina conseguiu cumprir seu duplo desafio de alterar o destino de seu mundo, bem como o da sua própria franquia. Como ela própria diz, “o futuro pode ser mudado.”

Para saber mais sobre a série Fire Emblem, confira a retrospectiva especial de aniversário que minha amiga Ju preparou com carinho para vocês!

Revisão: Davi Sousa
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é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
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