13 Sentinels: Aegis Rim é um jogo incrível e tem uma história intrigante, mas o combate também tem seu mérito na fórmula do sucesso. Fazendo uso do sistema de estratégia em tempo real (RTS, real time strategy), as batalhas, apesar de intuitivas, conseguem adicionar camadas reais de complexidade em um piscar de olhos.
Conforme progredimos no modo Destruction, os combates ficam ainda mais intensos e desafiadores. Às vezes, melhorar as capacidades dos Sentinels parece ser a melhor saída, mas essa nem sempre é a solução.
Confira nosso pequeno guia para saber como triunfar sobre os kaijus que ameaçam a paz.
Atente-se aos objetivos
As batalhas em 13 Sentinels não se resumem a entrar em campo, derrotar as hordas de inimigos e "tá tudo bem". Alcançar o ranque S é sempre preferível, bem como completar os objetivos extras, devido às recompensas proporcionadas. Por isso, evite engajar em combates apenas para avançar mais rapidamente na história e tire um tempinho para estudar as melhores estratégias para lidar com cada invasão.
Foque nas Meta-Skills primeiro
Um dos erros clássicos em jogos de estratégia é pensar que força bruta resolve tudo. Por mais que seja tentador deixar o Sentinel dos seus personagens favoritos tunados, a melhor tática é focar nas Meta-Skills primeiro.
Aumentar as capacidades do Terminal é mais vantajoso a longo prazo, pois podemos aumentar os multiplicadores de pontuação e recompensas, como os Meta-Chips, assim como o número máximo de uso das habilidades do Terminal. Acredite: elas são essenciais em batalhas mais complexas, sobretudo as que exigem vitória dentro de um tempo limite.
Estude a melhor composição de times
Alguns objetivos extras exigem que determinados personagens estejam no time ofensivo, enquanto outros priorizam tipos específicos de Sentinels. Desse modo, é importante estudar a sinergia entre os protagonistas para obter o melhor resultado no campo de batalha e, acima de tudo, evitar que muitos pilotos sofram com Brain Overload.
Além disso, não ignore Sentinels de suporte apenas porque a invasão foca em determinado tipo de kaiju. Às vezes, tudo o que falta para conseguir o ranque S é algum tipo extra de intercepção, como os drones de Renya Gotou ou as torretas de Iori Fuyusaka.
Não deixe a história para depois
Tente progredir em Destruction e Remembrance na mesma proporção. Completar as histórias dos personagens também garante Meta-Chips, essenciais para melhorar os Sentinels e o Terminal.
Reviver os eventos no modo Aventura também libera informações em Analysis, às vezes nos ajudando a economizar Mystery Points e usando-os apenas para desbloquear os Mystery Files necessários (os que não são obtidos via Remembrance e Destruction).
Espalhe o time pelo mapa
Na maioria das vezes, as invasões contam com mais de uma onda (wave) de inimigos, e não, elas nunca aparecerão no mesmo lugar. Por isso, estude o melhor posicionamento dos Sentinels no mapa, levando em consideração o tipo de kaiju que será enfrentado, para evitar perder tempo hábil com a locomoção dos personagens.
Não tenha medo de refazer as batalhas ou mudar a dificuldade
Mesmo com um tutorial didático, nem sempre conseguimos entender as mecânicas de combate logo de cara. Por isso, refazer certas batalhas nos ajuda não apenas a estudar as melhores estratégias, mas também a entender o funcionamento dos diferentes tipos de Sentinels e kaijus.
De todo modo, se a dificuldade na qual você está jogando se mostrar muito complicada, não tenha medo de diminuí-la. O progresso feito na modalidade Destruction não será perdido, apenas a pontuação e o ranque obtidos na outra dificuldade.
Esperamos que essas dicas simples, porém úteis, sejam de ajuda para que você possa aproveitar ao máximo a experiência única proporcionada por 13 Sentinels: Aegis Rim.
Revisão: Davi Sousa