Balan Wonderworld (Switch): Yuji Naka afirma que foi removido da direção do jogo antes de terminá-lo

Segundo o desenvolvedor, ele abriu um processo contra a Square Enix, que o removeu do comando do game seis meses antes de seu lançamento.

em 28/04/2022
Yuji Naka

Lançado em 2021, Balan Wonderworld (Switch) foi duramente criticado pela imprensa e pelo público devido aos seus problemas de gameplay. Nesta quinta-feira (28), bastidores do desenvolvimento do game foram revelados pelo seu diretor, Yuji Naka. Em posts no Twitter, ele afirmou que foi removido da direção do jogo pela publisher Square Enix antes de ele ser finalizado.


O programador de Sonic revelou que, seis meses antes do lançamento do título, a Square Enix emitiu uma ordem para tirá-lo do posto de diretor. Com isso, o desenvolvedor entrou com uma ação contra a empresa, cujo julgamento foi finalizado nesta quinta-feira. Naka usou as redes sociais para explicar mais sobre o ocorrido.

Em seus posts, ele disse que o jogo foi lançado de forma inacabada pela Arzest, coprodutora do software. Além disso, afirmou que o cronograma de desenvolvimento era controlado pelo produtor do game e que não acredita que a Square Enix valoriza os jogadores. Veja sua declaração, segundo tradução realizada pelo usuário de Twitter, Cheesemeister:
"Fui removido do cargo de diretor de Balan Wonderworld cerca de meio ano antes do lançamento, então abri uma ação contra a Square Enix. Agora que o processo acabou e não estou mais vinculado às regras da empresa, gostaria de falar.

Acho errado a Square Enix não valorizar jogos e fãs de jogos. De acordo com documentos judiciais, fui removido do cargo de diretor do Balan Wonderworld por dois motivos. Isso foi feito pelo produtor, chefe de marketing, chefe de som, diretor administrativo e RH.

Primeiro, quando uma apresentação de piano, arranjada por um YouTuber, da música do jogo foi lançada em uma divulgação em vez da faixa original do jogo, transformando o compositor em um ghostwriter, eu insisti que a faixa original fosse lançada e isso causou problemas.

Segundo, de acordo com documentos judiciais, [Naoto] Ohshima disse ao produtor [Noriyoshi] Fujimoto que o relacionamento com a Arzest foi arruinado devido a comentários que fiz querendo melhorar o jogo em face de a Arzest enviar o jogo sem corrigir bugs.

Além disso, em um e-mail de Ohshima para Fujimoto, ele escreveu:

'Acabei de dizer à equipe sobre o atraso da demonstração. Quando disse a eles, 'Esta foi a decisão de Fujimoto. Vamos fazer o melhor por ele', a equipe aplaudiu e comemorou. Isso foi inesperado, e fiquei emocionado...
A equipe tem estado para baixo ultimamente, mas seus espíritos foram revividos. Muito obrigado. Todos nós da equipe trabalharemos duro'.

Então o cronograma não dependia de mim, mas do produtor, mas o cronograma apertado era obra do produtor. Algo estava errado.

Estávamos lançando um jogo original, mas apenas lançar uma faixa arranjada era definitivamente errado. Eu acredito que as músicas do jogo que todos podem cantarolar são as faixas originais.

Acredito que todo esforço deve ser feito para tornar os jogos os melhores possíveis até o fim, para que os fãs de jogos gostem do que compram. Não foi correto, sem discussão, retirar e desassociar completamente do projeto um diretor dizendo isso.

Retweetar, curtir, etc. no SNS e tal foi banido, então eu não acho que a Square Enix valoriza os fãs de jogos. Houve muitos comentários e ilustrações maravilhosas sobre Balan Wonderworld, e eu realmente sinto muito por não poder reagir a eles.

Eu mesmo, sinto muito pelos clientes que compraram Balan Wonderworld em um estado inacabado. A partir deste ponto, poderei reagir a postagens me marcando ou direcionadas apenas a mim no SNS e afins.

Eu acredito que ao fazer jogos, pedir correções para fazer algo bom deve ser padrão, e se isso não for possível, deve ser discutido, mas parece que eles não podem. Eu não acho que eles valorizam os jogos.

Para Sonic the Hedgehog, duas semanas antes de finalizar, a especificação foi alterada para que, se você tivesse um anel, não morreria. Esta regra agora bem conhecida foi o resultado de melhorar o jogo até o fim, e as pessoas de todo o mundo gostaram disso.

Melhorar um jogo até o fim é o que significa ser um criador de jogos, e se isso não for possível, algo está errado. Pedi ao meu advogado para negociar apenas poder comentar até o final da produção, mas a recusa deles me levou a entrar com uma ação.

Acho que o Balan Wonderworld final e a recepção crítica que recebeu têm muito a ver com o que aconteceu. Estou realmente desapontado que um produto no qual trabalhei desde o início tenha ficado assim."

Embora a ação tenha sido julgada, não se sabe se o resultado foi favorável a Naka ou à Square Enix. O desenvolvedor se demitiu da Square Enix em abril de 2021.

Balan Wonderworld foi considerado o pior jogo de Nintendo Switch do ano passado em levantamento do site Metacritic.

Fonte: Yuji Naka (Twitter) via tradução de Cheesemeister (Twitter)

Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)