Teorias sobre a origem dos Pokémon Iniciais do tipo Grama

Confira teorias e possíveis origens sobre como são criados os Pokémon iniciais do tipo grama.

em 12/03/2022

A franquia Pokémon sempre carregou consigo diversos padrões que foram replicados nas gerações mais novas. Um exemplo clássico disso é a região de Unova, espelhando-se quase que inteira na região de Kanto. Essa é uma tentativa de aproximar a franquia dos mais novos enquanto apela para o lado nostalgia de quem sempre jogou.

Pode não parecer, mas até os Pokémon iniciais de todas as gerações parecem ter um tipo padrão ligado a eles. Assim como os professores são baseados em espécies de árvores e os Pokémon em geral baseiam-se em animais do mundo real, o trio de iniciais pode ter uma origem que no começo até seria considerado uma coincidência, no entanto, após oito gerações, são coincidências demais...

Como o primeiro registro em cada Pokédex é o inicial do tipo GRASS  (com exceção do Victini em Unova), começaremos por ele. Curioso para saber o que deu origem a esses Pokémon? Então, é hora da avaliação! Boa leitura!
 

Evolução

Uma das teorias sobre os Pokémon iniciais do tipo GRASS é a evolução, começando dos dinossauros (répteis), partindo para aves, e depois mamíferos. Ainda, essa evolução também se aplica entre as formas dos iniciais, ou seja, o processo de amadurecimento da espécie conforme o tempo passa.

Nas quatro primeiras gerações temos claramente uma referência aos dinossauros, já que Venusaur, Meganium, Sceptile e Torterra possuem influência direta do Dicinodonte, Saurópode, Dilofossauro e o Anquilossauro, respectivamente. Veja que o tema dos dinossauros foi aplicado por quatro gerações seguidas e marcam o começo da evolução.


A partir de Unova, diversas espécies foram apresentadas. Começando pela Serperior, temos a evidência de que as cobras possuíam membros, mas que devido às necessidades biológicas, tiveram que se adaptar sem eles. O Chesnaught de Kalos é baseado no Gliptodonte, uma espécie distante dos tatus que conhecemos hoje.

Em Alola temos o Decidueye com base na coruja palafita, uma espécie que tem como característica principal as pernas longas, e olha que interessante, viveram no Havaí, local de inspiração para a sétima geração. Quanto ao Rillaboom, a referência é muito simples: os gorilas. Sua inspiração de baterista tem relação direta com o som causado por um gorila ao bater seus punhos no peitoral.

Extinção

A segunda teoria sobre os iniciais do tipo GRASS é que todas as espécies de referência para a criação desses Pokémon já estão extintas. E de fato, estão mesmo. Os quatro primeiros, por terem relação direta com dinossauros, são mais simples de identificar.

Quanto à Serperior, sua origem é a Titanoboa, uma espécie de cobra gigante que viveu há 60 milhões de anos. Essa espécie pode chegar a quase 13 metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada. E você aí achando que a Anaconda era grande…


Embora seja um parente distante do tatu, os Gliptodontes também foram extintos há muito tempo, logo, o Chesnaught também se encaixa nesse padrão. O mesmo vale para o Decidueye, já que sua espécie viveu no Havaí há quase 12 milhões de anos. Para finalizar, o Rillaboom tem a origem ligada ao Gigantopithecus, a maior espécie de primata que já viveu, chegando a medir quase três metros e pesar até meia tonelada.
É muito divertido e interessante saber que há teorias por trás de cada Pokémon. Quanto aos iniciais do tipo GRASS, nada foi confirmado pela Game Freak, porém, há fortes indícios de que essas duas teorias sejam a base para a criação desses Pokémon. Será que o mais novo membro, Sprigatito, será moldado a partir do Proailurus, o primeiro gato a viver na terra?

Teorias sobre a origem dos Pokémon Iniciais

Revisão: Janderson Silva

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.