Enquanto franquias como Mario e Zelda fizeram a transição para o 3D já no Nintendo 64, o processo de adaptar Kirby para a aquisição de mais uma dimensão foi bastante lento. A série já havia usado assets 3D em Kirby 64: The Crystal Shards, mas a jogabilidade se manteve restrita a duas dimensões.
Ao longo de todos esses anos, a Hal Laboratory fez vários experimentos com essa mudança de perspectiva. Houve até mesmo alguns spin-offs 3D como Kirby Air Ride (GC), Kirby’s Blowout Blast (3DS), mas as suas propostas de gameplay eram bem diferentes. Apesar de toda essa bagagem de experiências, Forgotten Land ainda pode ser considerado um jogo de transição que tem a tarefa de recriar o que a série significa para uma nova dimensão de exploração.
Uma terra em ruínas
Como é possível ver na demo atualmente disponível no Switch, tudo começa quando Kirby acaba sendo sugado para um outro mundo. Esse lugar desconhecido é marcado pela presença de ruínas de uma civilização antiga, elemento que provavelmente será explorado na lore mais avançada do jogo.
Apesar de não ter nenhum humano por lá, vários Waddle Dees também foram parar nesse mundo. Porém, as pequenas criaturinhas estão sendo sequestradas por um bando peludo conhecido como Beast Pack (“O Bando das Feras”, em tradução literal). Agora caberá a Kirby resgatar os Waddle Dees e derrotar os líderes inimigos na nova aventura.
Uma localidade que promete impactar bastante a aventura é a loja de armas, na qual é possível fazer upgrade nos poderes de cópia de Kirby. A ideia é que o jogador possa desbloquear e equipar versões avançadas dos poderes que consegue absorver dos inimigos. Isso impacta significativamente o combate, alterando aspectos das suas habilidades e adicionando outros movimentos.
Poderes, melhorias e um Kirby de boca cheia
Os poderes de cópia são um elemento nostálgico e que altera profundamente a diversão em Kirby. Engolir novos inimigos e descobrir variedades diferentes que impactam a locomoção e combate é uma grande parte da graça da franquia, apesar de também haver alguns spin-offs divertidos que ignoram esse elemento.
Ao todo, nove poderes básicos já foram revelados, incluindo duas novas adições: Drill (que permite mergulhar no subsolo para atacar o inimigo de baixo para cima) e Ranger (com ataques à distância na forma de tiro). Os upgrades adicionam mais opções, com 19 já reveladas e uma alta probabilidade de pelo menos mais alguns desconhecidos.
Ou seja, fica mais fácil explorar uma área escura com o Kirby lâmpada enquanto o carro pode ser uma forma de atravessar mais rapidamente algumas áreas. A principal diferença parece ser a de que esses poderes acabam sendo mais limitados à localidade em que são encontrados os artefatos. Além disso, assumir uma forma Mouthful não implica em perder o atual poder de cópia.
O que pudemos aprender com a demo
Atualmente, Kirby and the Forgotten Land tem uma demo na eShop do Switch. Ela permite explorar três áreas iniciais do jogo para ver mais ou menos o seu funcionamento. Apesar da mudança para o 3D, o jogo mantém o mesmo estilo de jogos recentes como Triple Deluxe (3DS) e Planet Robobot (3DS).
O boss da demo, Gorimondo, também ajuda a mostrar como o combate varia de acordo com os poderes utilizados. Esse inimigo possui grande força e é interessante avaliar os seus padrões de ataque para considerar o timing da revanche. Esse combate é bem divertido, aproveitando bem as variedades de poderes disponíveis e os upgrades realmente fazem diferença.
Kirby and the Forgotten Land — Switch
Desenvolvimento: Hal Laboratory
Gênero: Aventura 3D, Ação e Aventura
Lançamento: 25 de março de 2022
Expectativa: 5/5
Revisão: Janderson Silva