"Toda essa demora se deve ao timing. A nossa companhia esboçou interesse em começar o desenvolvimento de Rune Factory 5 diversas vezes, porém ao longo dos anos vários fatores repetidamente impediram que nós pudéssemos dar sequência ao projeto. Eu sinto muito que nossos fãs tiveram que esperar por tanto tempo por uma sequência", explica o diretor.
Além dos fatores citados, é importante lembrar que a Neverland Co., sub-desenvolvedora responsável pelos jogos da série, declarou falência no ano de 2013. Desde então a própria equipe da Marvelous teve que assumir a responsabilidade e procurar por outras parceiras para ajudar no desenvolvimento de novos títulos para a franquia.
Criado inicialmente para ser uma sub-série de Harvest Moon, Rune Factory é uma franquia de jogos da Marvelous que mistura elementos da pacata simulação de vida no campo com a aventura e os combates por turno de um típico JRPG tradicional. Rune Factory 5 e Rune Factory 4 Special são os jogos da série atualmente disponíveis no Nintendo Switch.
Quando questionado sobre a implementação de relacionamentos com personagens do mesmo sexo dentro de Rune Factory 5, Shiro declarou que fez questão que a função fosse adicionada devido ao feedback dos jogadores. "Nós fizemos questão de incluir essa funcionalidade na última atualização feita após o lançamento. Eu acho que isso será um padrão para os jogos no futuro", complementa.
Fonte: NintendoEverything