Em 11 de fevereiro de 2002, o GBA recebia uma colorida adição à sua biblioteca. Puyo Pop, o primeiro jogo da franquia a dar as caras no portátil, foi desenvolvido pelo Sonic Team, da Sega, detentora dos direitos autorais da série de tile-matching desde 1998. Alguns anos depois, a popularidade dos Puyo viria a se estender a Puyo Puyo Tetris (Multi), uma épica batalha entre os dois puzzles mais emblemáticos de todos os tempos.
Puyo Puyo de todos!
Se Tetris é um dos puzzles mais conhecidos no mundo todo, no Japão o protagonismo é outro. Na Terra do Sol Nascente, a moda é estourar simpáticas bolotas coloridas chamadas Puyo e, diferentemente de seu “rival” russo, a série tem como grande destaque o modo multiplayer. É por isso que o nome original de Puyo Pop é Minna de Puyo Puyo — em tradução livre, “Puyo Puyo de todos” —, que dá ênfase ao suporte para até quatro jogadores no portátil da Nintendo.
Contudo, isso não quer dizer que Puyo Pop não possa ser jogado por apenas uma pessoa. O modo história do puzzle é satisfatório, dividido em seis áreas, e desbloqueia diversas side quests assim que é completado. Essas missões paralelas garantem certo fator de rejogabilidade, dado que a história do game não é linear; ou seja, é necessário revisitar as áreas várias e várias vezes a fim de obter todos os extras disponíveis, como a possibilidade de seguir diferentes rotas durante a aventura de Arle e construir a galeria de personagens ao completar as missões paralelas.
Outra grande versatilidade de Puyo Pop é a presença de multiplayer para dois (1v1) e quatro jogadores (4v4), mas as novidades não acabam por aí. O título ainda conta com dois modos extras: o Endless, no qual o jogador compete consigo mesmo a fim de melhorar suas habilidades na arte de estourar Puyo e alcançar pontuações estratosféricas; e um modo puzzle, chamado Kasubesi, no qual se deve completar o que é pedido, como realizar diferentes combos e sequências (chains) dessas bolotas.
Puyo Puyo para todos
Como as outras entradas da franquia que estariam por vir, Puyo Pop apresenta uma jogabilidade sólida e imortal, gráficos coloridos, personagens cativantes e uma trilha sonora divertida e que realmente gruda na cabeça. Os desafios proporcionados pelo jogo garantem horas e horas de entretenimento a novatos e veteranos, além de ser uma excelente pedida para quem adora competir com os amigos.
Talvez o único ponto negativo de Puyo Pop seja lidar com o festival de cores na minúscula tela do GBA, mas, no geral, fãs de puzzle não podem deixar de experimentar um dos melhores jogos da franquia de todos os tempos.
Revisão: Davi Sousa