Após os eventos dos jogos anteriores, Gunvolt despertou um novo poder que vai além das capacidades da Septima e dos Adepts. Com medo do que isso pode acarretar, uma organização chamada Shadow Yakumo envia a sacerdotisa Kirin para selar os seus poderes.
Em termos do gameplay, o que é mostrado no trailer revela que será possível alternar entre os dois protagonistas, Gunvolt e Kirin. Enquanto as habilidades de Gunvolt são uma evolução de seu moveset anterior baseado em mirar eletricidade nos inimigos acertando-os com dardos de metal, Kirin é incrivelmente habilidosa com sua espada tendo grande mobilidade.
Outra novidade é o Image Pulse, que permite invocar aliados e inimigos dos títulos anteriores. Cabe ao jogador coletar vários chips para liberar as mais de 150 invocações disponíveis. Retornam para o jogo o sistema de Kudos que recompensa o jogador por sua técnica de combate com as canções da Musa, assim como os diálogos durante o gameplay (elemento que não estava presente no spin-off Gunvolt Chronicles 2).
Fonte: Inti Creates (press release)