Análise: Puzzle & Dragons Nintendo Switch Edition (Switch) é mais um gacha disfarçado de jogo no console

A interação com outros jogadores redime um pouco o jogo, mas fica presa ao serviço Nintendo Switch Online.

em 19/03/2022
puzzle dragons nintendo switch edition

Serei franca: Puzzle & Dragons Nintendo Switch Edition nada mais é do que uma adaptação de Puzzle & Dragons, originalmente para dispositivos móveis, para o console híbrido da Nintendo. Porém, Puzzle & Dragons NS (como chamarei o jogo durante a análise) não se assemelha em nada ao título original e os principais recursos dependem de uma assinatura do Nintendo Switch Online para tornar o puzzle proveitoso.

Gacha disfarçado de jogo

Assim que começamos o jogo, já ganhamos nosso primeiro time, que é pré-definido por sinal, e aprendemos o básico do jogo no tutorial. Não existe nem ao menos uma história por trás de Puzzle & Dragons NS, diferentemente do mobage e até mesmo a adaptação para 3DS, e logo podemos perceber quão precária é sua estrutura como um todo.

Apesar da jogabilidade simples e divertida no estilo match-3, o "modo história" nada oferece além de dungeons com vários estágios cuja dificuldade aumenta conforme avançamos. Vitórias nos rendem pontos e, dessa forma, subimos de ranque e temos acesso a conquistas (achievements).

Até aqui, nada muito diferente de um mobage casual, mas é justamente nesse sistema de recompensas aparentemente inofensivo que mora o perigo. A única maneira de obter novos times e habilidades é pelo sistema de gacha, indo na contramão da proposta de colecionar monstrinhos e criar times personalizados do Puzzle & Dragons original.


Esse sistema é duplamente grave porque, caso não queiramos gastar alguns bons reais com o jogo, ficamos totalmente dependentes das conquistas para usar o sistema básico de gacha. Uma vez esgotados esses pulls gratuitos, ou investimos dinheiro ou nos contentamos com o que temos.

Ainda, há outros dois sistemas de gacha, com prêmios melhores e taxas mais generosas de pulls, que não podem ser usados por meio free-to-play (do inglês, "grátis para jogar"), sendo acessíveis apenas com investimento real. O pior de tudo: os monstros que tiramos nos gachas só servem como nossos ícones no jogo e raramente alguns trazem habilidades que afetem a jogabilidade como um todo.

Não me entenda mal: jogo dois mobages que fazem uso do sistema de gacha, porém eles não oferecem nenhum conteúdo barrado por paywall (ou seja, que só pode ser acessado mediante pagamento com dinheiro real). A sensação que tive ao jogar Puzzle & Dragons NS foi a mesma de quando analisei Danganronpa S: Ultimate Summer Camp: decepção. Contudo, este último pelo menos trouxe uma história, ainda que fraca, para justificar a jogatina.

puzzle dragons nintendo switch edition

Para minha surpresa, o PVP consegue redimir um pouco essa atitude predatória do jogo. As partidas possuem times pré-definidos para aquele desafio específico e, alcançando a pontuação necessária, ganhamos monstros dos eventos para usarmos de avatar. Ou seja, não existe aquela coisa de "vence quem tiver o time mais overpower", pois todos jogam com as mesmas condições.

A interação com outros jogadores também se dá com a possibilidade de criarmos nossas próprias dungeons com as recompensas das conquistas, que incluem músicas, monstros e fundos para usarmos na customização. Nossas criações podem ser salvas no servidor e pessoas do mundo inteiro têm acesso a elas.

Porém, aqui vem a outra paywall: para acessarmos conteúdos online no Switch, precisamos de uma assinatura no Nintendo Switch Online. Sem o serviço, Puzzle & Dragons NS se transforma em um puzzle casual com um "modo história" sem história — mas que, pelo menos, pode ser jogado por até quatro jogadores em co-op local sem a necessidade de os amigos possuírem o jogo em seus próprios consoles.

puzzle dragons nintendo switch edition

Performance satisfatória

É verdade que Puzzle & Dragons NS tem mais erros que acertos, mas não posso deixar de elogiar a jogabilidade como um todo. Os tutoriais são bem explicativos e avançar nas dungeons do "modo história" acaba sendo mais uma questão de raciocínio lógico que de possui um time extremamente poderoso. O jogo funciona muito bem nos modos TV e portátil do Switch e, inclusive, podemos fazer tudo com o uso da tela sensível ao toque do console, sem a necessidade de sequer apertarmos um botão.

Também existe a possibilidade de jogarmos com os direcionais/analógicos e botões dos Joy-Con ou outro controle compatível com o Switch sem nenhum tipo de comprometimento nas partidas. Nesse quesito, a GungHo levou ao pé da letra a ideia de versatilidade do console e é, sem dúvidas, um dos poucos elogios que tenho a fazer sobre o jogo.

Também dou meu braço a torcer para a customização, que nos permite até mesmo escolher que músicas queremos que sejam tocadas durante as partidas, podendo até mesmo fazer uma playlist aleatória para a jogatina. Infelizmente, os elogios acabam aqui.

puzzle dragons nintendo switch edition

É isto e pronto

Puzzle & Dragons Nintendo Switch Edition, infelizmente, é um jogo que não consigo recomendar com tanto afinco quanto o spin-off Puzzle & Dragons Z para o 3DS. O título é um gacha predatório disfarçado de jogo e, para piorar, a parte mais divertida, a interação online com outros jogadores, é totalmente dependente de uma assinatura do serviço Nintendo Switch Online.

Mesmo que a jogabilidade seja simples e acessível e o jogo conte com um grande leque de customização, Puzzle & Dragons Nintendo Switch Edition só vale a pena se você não tiver nenhum outro puzzle mais interessante para jogar.

Prós

  • Excelente performance no Switch, tanto no modo TV quanto no portátil;
  • Jogabilidade simples e acessível;
  • Várias opções de customização para as partidas;
  • Co-op local para até quatro jogadores no mesmo aparelho.

Contras

  • Interação online, o ponto forte do jogo, totalmente dependente do Nintendo Switch Online;
  • Conteúdo desbloqueado por meio de sistema de conquistas finito;
  • Novos times e habilidades obtíveis apenas pelo gacha com taxas baixíssimas de pull;
  • "Modo história" sem história.
Puzzle & Dragons Nintendo Switch Edition — Switch — Nota 4.0
Revisão: Cristiane Amarante
Análise produzida com cópia digital adquirida pela redatora
Siga o Blast nas Redes Sociais

Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).