Nintendo anuncia compra da SRD Co. Ltd., sua parceira de desenvolvimento há cerca de 40 anos

A gigante japonesa disse que a aquisição garantirá recursos de desenvolvimento a suas produções.

em 24/02/2022
Nintendo SRD

A Nintendo anunciou, nesta quinta-feira (24), que entrou em um acordo para adquirir a empresa japonesa SRD Co. Ltd.. A Big N comprará 100% das ações desta que é uma de suas parceiras de desenvolvimento há quase 40 anos.


Fundada em 1979, a Systems Research and Development trabalha com a Nintendo desde 1983, auxiliando inicialmente na programação de jogos de Famicom/NES, como Donkey Kong, Super Mario Bros. e The Legend of Zelda. 

Desde então, a companhia esteve presente no desenvolvimento de mais de 90 títulos das principais franquias da gigante japonesa em todos os seus consoles. Seu mais recente trabalho foi em Game Builder Garage (Switch).

Embora não tivesse relações capitais com a Nintendo, a SRD trabalha desde os anos 1980 dentro dos escritórios da Big N em Kyoto.

Em notificação sobre a aquisição, a Nintendo disse:
"A SRD é uma empresa de desenvolvimento que está intimamente envolvida há quase quatro décadas no desenvolvimento de softwares de videogames da Nintendo.

A conclusão da Aquisição (...) servirá para fortalecer a base de gerenciamento da SRD e garantir a disponibilidade de recursos de desenvolvimento de software para a Nintendo, além de facilitar uma melhoria antecipada na eficiência do desenvolvimento de software."

A compra está prevista para ser concluída em 1º de abril de 2022. A partir dessa data, a empresa se tornará uma subsidiária da Nintendo, assim como estúdios como a Retro Studios, a Monolith Soft e a Next Level Games, essa última adquirida em 2021.

Fonte: Nintendo


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)