É, eu sei. Todos estão jogando Legends: Arceus a esse ponto e nem lembram que o remake existe. Entretanto, a promessa é dívida: finalizamos a construção da melhor equipe levando em consideração a escolha do Turtwig como inicial.
As regras ainda são as mesmas: todos os Pokémon presentes no time (inclusive opcionais) podem ser encontrados em ambas as versões. Não teremos a presença de Egg Moves e Move Tutors, e claro, não iremos considerar os Pokémon lendários/míticos.
Sem mais delongas, descubram qual é o melhor time para Sinnoh na versão Torterra. Boa leitura!
Torterra
Em todas as versões da linha principal da franquia Pokémon, apenas as primeiras versões, Red/Blue (GB) possuem o inicial do tipo GRASS como melhor opção. E não é para menos. Os Pokémon desse tipo não são conhecidos por seu potencial ofensivo e muito menos defensivo, já que possuem cinco fraquezas.
Quando as versões Diamond/Pearl saíram e descobrimos que o Turtwig ganharia uma evolução com dois tipos, um leque totalmente novo se abriu. A consequência foi uma forma final voltada para o lado físico, com bons atributos, mas que perde na velocidade.
O Torterra, ao contrário do que muitos acreditam (eu inclusive), é razoável contra a maioria dos treinadores importantes e vence com facilidade metade dos ginásios da região. A combinação de tipos GRASS/GROUND é a responsável por esse feito e é uma das melhores para um Pokémon inicial.
Seu moveset será composto por dois golpes de STAB poderosos em Earthquake, um dos principais golpes ofensivos do jogo, e Wood Hammer, que apesar do dano causado no próprio Torterra funciona muito bem com sua habilidade Overgrow. As duas outras opções são Crunch e Rock Tomb, sendo o primeiro uma forma de dano neutro e a segunda para mitigar a falta de Speed.
Gyarados
Seu papel no time é acumular aumentos de atributos com Dragon Dance e dizimar qualquer coisa que apareça em sua frente. Assim como nas versões originais, o Gyarados será o responsável por lidar com o Garchomp da Cynthia em virtude de sua imunidade ao tipo GROUND, capacidade de aumentar seu Attack e causar toneladas de dano com Ice Fang.
Com a presença do Exp.Share coletivo, evoluir uma Magikarp será menos trabalhoso e muito recompensador. Sua combinação de tipos, WATER/FLYING, é excelente para o estilo de equipe que montamos. Ainda, com a habilidade Intimidate, sua defesa (que não é seu melhor atributo) é de certa forma aliviada e levando em consideração que a região de Sinnoh possui muitos Pokémon com foco no Attack, com certeza irá ajudar não só a serpente marinha de Kanto como os demais colegas de equipe.
Na prática, teremos Waterfall para STAB do tipo WATER e ainda podendo causar o efeito de flinch no oponente. Sua segunda opção de dano será Ice Fang, um golpe do tipo ICE que visa complementar a cobertura de seu primeiro golpe e ainda ajuda na luta contra treinadores importantes no jogo.
Em seguida temos Dragon Dance para elevar o Attack e Speed do usuário. Com apenas um deles o Gyarados consegue levar equipes inteiras. Por fim, temos Crunch, um poderoso golpe do tipo DARK e que será de grande ajuda contra a líder de ginásio Fantina e Lucian, membro da Elite Four.
Magnezone
O ímã elétrico de Sinnoh retorna de forma triunfal para compor o melhor time. Conforme dissemos na prévia da melhor equipe, todos os tipos que causam dano dobrado ao Gyarados são resistidos pelo Magnezone em virtude da combinação de tipos ELECTRIC/STEEL, e todos os tipos que causam dano dobrado nele são resistidos pelo Gyarados. Quando combinados, formam uma dupla de extrema sinergia ofensiva e defensiva.
Na quinta geração, tivemos a criação do golpe Volt Switch, que causa dano e força uma substituição imediata por outro companheiro. Por conta de sua baixa Speed, esse golpe é muito bem vindo em seu moveset, que poderá posicioná-lo enquanto causa dano no adversário. Em suma, a função do Magnezone é absorver dano para o Gyarados, rotacionando a equipe, mantendo assim a pressão ofensiva.
Seu moveset é bem simples, contando com dois golpes de STAB fortíssimos em Thunderbolt e Flash Cannon. Para completar, temos o já mencionado Volt Switch e o último espaço fica a critério do treinador: Tri-Attack ou Thunder Wave. A ideia é termos uma boa opção de cobertura neutra e com 10% de chance de causar uma das três condições negativas (PARALYZE, BURN ou FREEZE), enquanto que o segundo paralisa o alvo e ajudará companheiros mais lentos, inclusive o próprio Magnezone.
Rapidash
Para balancear a escolha dos tipos da equipe, tivemos que selecionar um Pokémon que fez parte da maioria dos memes sobre a região de Sinnoh. O tipo FIRE é bem escasso na quarta geração e há 15 anos atrás era o Infernape ou Rapidash. Hoje, mesmo após todo esse tempo, a Rapidash se manteve como uma opção viável para a campanha. Isso porque houveram mudanças em seu moveset que permitiram o corcel de fogo brilhar.
A ideia da Rapidash nesta equipe é proporcionar um suporte aos Pokémon fracos para o tipo FIRE, já que sua habilidade, Flash Fire, absorve o dano e ainda potencializa os próprios golpes desse tipo da Rapidash. Com a alteração climática presente em Sunny Day, além de causar mais dano e habilitar o Solar Beam, golpes como Moonlight e Morning Sun recuperam mais HP.
Rápida e com bons atributos ofensivos, temos uma espécie de atacante misto, causando dano nas duas frentes. Sendo assim, seu moveset será composto por Flamethrower, um poderoso golpe de STAB e que pode ser obtido bem cedo no jogo. Complementando sua cobertura temos Megahorn, Solar Beam e Sunny Day, que irão potencializar seu golpe principal e remover o turno de carga do raio solar.
Weavile
O tipo ICE é muito bom ofensivamente e na região de Sinnoh é ainda melhor, afinal, o grande boss do jogo é quadruplamente frágil. O Garchomp não pode nem tomar um sorvete que já fica com metade do HP. Brincadeiras à parte, o Weavile é uma força a ser reconhecida em sua terra natal pois sofre competição direta com o Mamoswine.
Agora, repare bem nos atributos do Weavile: não tem como não dar certo! Super forte, super rápido e com dois tipos excelentes para o ataque. Após as mudanças na sexta geração, o tipo DARK causa dano neutro no STEEL, logo, Bronzong recebe dano dobrado e não mais neutro. Ainda, sua Special Defense lhe permite sobreviver a um golpe neutro não muito forte e retalhar no turno seguinte.
A escolha de seu moveset é bem simples: dano, dano, dano e…? Dano! Por conta da mecânica do Grand Underground que concede um Egg Move ao Pokémon, há uma chance de capturarmos um Sneasel com Icicle Crash ou Ice Punch. Sim, eu sei, sem Egg Moves…mas esse não é através de Breeding e sim selvagem, então tá liberado. As outras opções são bem simples: Night Slash como segundo golpe de STAB, Poison Jab e Low Sweep ajudam a amenizar as fraquezas do Weavile enquanto causam um bom dano neutro.
Clefable
Uma das bolas rosas de Kanto conseguiu seu lugar no melhor time graças a estrutura que montamos: uma equipe que consegue aguentar muito dano e que também consegue devolver grande parte aos oponentes. O tipo FAIRY em Sinnoh é muito bom e após a troca de tipos em 2013, a Clefable deixou de ser um Pokémon do tipo NORMAL e com isso, confrontos que antes eram desfavoráveis agora são muito vantajosos para a fada.
No entanto, o diferencial da Clefable em relação aos demais Pokémon é que seu movepool é extremamente vasto, funcionando como uma espécie de coringa para a equipe, ou seja, precisa de uma resposta rápida para alguma coisa? Joga a Clefable. Precisa causar dano mas não sabe como? Põe a Clefable. Isso, somado à sua base alta de Special Attack (95), transformam a Clefable em um excelente bulky attacker.
Seu moveset será composto por Moonblast, golpe de STAB e muito potente, e que ainda pode reduzir o Special Attack do alvo. O restante será puramente cobertura neutra: Flamethrower ajuda contra Pokémon do tipo STEEL e Psychic para mitigar a fraqueza do tipo POISON. A última opção deixaremos a seu critério: Moonlight para ter sustento durante a luta ou Grass Knot para atingir mais Pokémon com dano super efetivo.
Opcionais
Staraptor
Não dá para imaginar uma aventura por Sinnoh sem considerarmos aquele que é, para a grande maioria dos treinadores, um dos Pokémon mais fortes da campanha. Nas versões originais tínhamos o HM02 - Fly para agilizar o acesso às cidades previamente visitadas. Agora, nos remakes, não há mais necessidade, visto que essa opção passou para o Pokétch/Mapa. Dessa forma, a presença do Staraptor já não é mais a mesma de antes.
Gardevoir
Nem precisamos falar o porquê desta escolha, certo? Bons atributos ofensivos, bom movepool e a cereja do bolo: é do tipo FAIRY. Ser um Pokémon exclusivamente do tipo PSYCHIC em Sinnoh não é algo tão fora da curva. Agora, quando adicionamos o segundo melhor tipo do jogo na mistura, o resultado é um dos Pokémon mais interessantes de se utilizar em nossa jornada.
Gostou da equipe amigo leitor? Trocaria alguma peça? O problema do time é o Torterra? Ou ainda, usaria uma equipe completamente diferente desta? Deixe seu comentário!
Revisão: Diogo Mendes