Como prometido, estamos finalizando a série de matérias do melhor time para a região de Sinnoh. Dos três possíveis Pokémon iniciais da quarta geração, aquele que menos possui vantagens é meu querido Empoleon. Mas isso não faz dele um Pokémon ruim, longe disso. O problema é que sua equipe terá uma responsabilidade maior em relação às duas anteriores.
As regras ainda são as mesmas de sempre: todos os Pokémon presentes no time (inclusive opcionais) podem ser encontrados em ambas as versões. Não teremos a presença de Egg Moves e Move Tutors, e claro, não iremos considerar os Pokémon lendários/míticos.
Prontos para o time do melhor inicial de todos? Fiquem agora com a melhor equipe para a região de Sinnoh na versão Empoleon. Boa leitura!
Empoleon
Me dói muito dizer isso, mas infelizmente o Empoleon é o pior inicial para a região de Sinnoh. E olha, não era para ser assim. Com uma combinação de tipos incrível em WATER/STEEL, uma das poucas que são únicas, o pinguim imperador não aproveita todos os seus benefícios. Dessa forma, nas principais batalhas do jogo, seu uso será restrito, porém, efetivo.
Dos oito ginásios presentes em Sinnoh, apenas dois são vencidos facilmente por ele, sendo o primeiro por ter vantagem direta de tipo e o sexto por conta dos tipos secundários. Curiosamente, Byron e Roark são pai e filho, respectivamente. Ou seja, além de parentes, os tipos de seus ginásios também são bem similares (STEEL e ROCK), garantindo ao Empoleon um pequeno lugar ao sol.
Sua distribuição de atributos favorece um atacante de longa distância e que consegue absorver dano por seus colegas graças às suas 10 resistências e uma imunidade. Em outras palavras, dos 18 tipos presentes, nosso inicial é forte contra 11, o equivalente a 61%. Isso por si só já seria motivo para tê-lo como um dos melhores, no entanto, suas fraquezas para os tipos GROUND e FIGHTING (comuns ofensivamente) e neutralidade para o tipo FIRE não lhe favorece em relação aos outros dois iniciais.
Para compor seu moveset, teremos Surf e Flash Cannon como opções de STAB, permitindo que o Empoleon tenha uma boa fonte de dano confiável. Para cobertura, temos o clássico Ice Beam, um dos melhores golpes ofensivos do jogo e Grass Knot, que acredite, fará uma grande diferença. Como opções alternativas temos Hydro Pump e Blizzard para causar dano massivo, embora a perda de precisão possa custar caro.
Medicham
Se há um Pokémon que foi feito para ter o Empoleon no time, é o Medicham. À primeira vista, não parece que esse Pokémon é capaz de causar o estrago que de fato aplica nos oponentes. Tudo isso em virtude de sua habilidade, Pure Power, que dobra seu Attack. Ou seja, para um Medicham com 80 pontos de Attack, na verdade, são 160. Não precisa nem falar mais nada, não é mesmo?
A segunda parte de suas qualidades começa com a combinação de tipos, FIGHTING/PSYCHIC, que se completam de uma forte excelente. Juntos, esses dois tipos aplicam uma pressão ofensiva muito grande, e quando combinados com os golpes de cobertura certos, culminam na derrota do adversário.
O que pesa contra o Medicham é a sua distribuição de atributos: muito baixa e incoerente. Para um lutador psíquico, suas resistências são muito baixas e, com isso, não precisa de muita potência para nocauteá-lo. Ainda que seja um Pokémon ofensivo, sua Speed é baixa e outros Pokémon com a mesma função poderão ultrapassá-lo com certa facilidade.
Seu moveset é simples e prático: High Jump Kick e Zen Headbutt como golpes de STAB e que são a chave para causar toneladas de dano, quando acertam, claro. Para mitigar a falta de precisão, o item Wide Lens pode ser equipado, aumentando a de ambos para 99% (aquele 1% maroto fará diferença).
Para completar a cobertura temos os punhos elementais Thunder Punch e Ice Punch. Essa combinação de golpes permite dano super-efetivo contra 12 tipos, e mesmo que os outros seis não sejam afetados, há muito mais chance de causar dano dobrado do que neutro.
Drapion
Mais um integrante do time original, Drapion foi muito bem presenteado com o passar das gerações. Nas versões X/Y, sexta geração, tivemos a inclusão do tipo FAIRY, que mudou completamente a forma de se jogar Pokémon. Uma das fraquezas das fadinhas é o tipo POISON e, olha que legal, o Drapion também é um Pokémon desse tipo. Mas não pense que é somente por isso que ele está no time.
Uma das alterações importantes ocorridas também na sexta geração foi um "pequeno" enfraquecimento do tipo STEEL, que perdeu a resistência dos tipos DARK e GHOST. Por coincidência (ou não), o escorpião ogro também carrega esse tipo em sua combinação. Isso, somado à habilidade Sniper, que aumenta o dano crítico causado e com as melhorias de qualidade de vida adicionadas, transformam o Drapion em um Pokémon ainda melhor.
No departamento de golpes, temos algumas opções que podem ser utilizadas, tendo apenas a preferência do treinador como principal fator decisivo. Se a habilidade desejada for Sniper, Cross Poison e Night Slash são as primeiras opções, pois nativamente possuem uma taxa de acerto crítico maior do que os outros golpes.
Sua cobertura de dano gira em torno das mordidas elementais Ice Fang e Thunder Fang. Agora, se essa combinação não te atrai, uma construção voltada para o suporte do time com Rock Tomb, Crunch e Toxic Spikes também é viável.
Togekiss
Outro Pokémon que parece ter sido feito para ser parceiro de equipe do Empoleon. Devido à mudança de tipos na sexta geração, o Togekiss passou de um Pokémon do tipo NORMAL/FLYING para FAIRY/FLYING. Antes, o tipo FIGHTING causava dano neutro, agora, é quadruplamente resistido. Acredite, faz MUITA diferença, ainda mais se considerarmos que os lutadores são dominantes nesta região.
Com bons atributos no geral, o “beijo alegre” de Sinnoh (tradução direta da Pokédex) pode realizar diversas funções. A que mais se destaca é a do "atacante que aguenta porrada". Por esses motivos, daremos ao Togekiss opções ofensivas e algumas que podem ajudar o bom andamento da equipe. Dazzling Gleam e Air Slash são as opções de STAB.
Ainda, para ajudar seus colegas de equipe e manterem-se vivos na jogada, temos Yawn e Roost. Caso seja um treinador mais ousado, uma combinação ofensiva com Flamethrower e Aura Sphere é completamente viável.
Garchomp
De fato, o Pokémon que demora mais tempo para ficar pronto na região de Sinnoh é o Garchomp. Isso porque temos acesso ao Gible após vencermos o sexto ginásio (Byron), que está em torno do Lv. 40. Porém, há uma forma de remediar o ganho de experiência: o item Lucky Egg. Por coincidência, a parte norte do mapa é liberada assim que obtemos a sexta insígnia, e com isso, a porção do Grand Underground também é liberada.
O item pode ser encontrado na Whiteout Cave que fica a noroeste da cidade de Snowpoint. A partir do momento que temos este item em mãos, todo o treinamento do Gible até se tornar o poderoso Garchomp é reduzido exponencialmente.
Por ser um Pokémon da categoria “Super”, o Garchomp possui bases de atributos mais elevadas do que um Pokémon comum. Por conta disso, sua presença ofensiva é extremamente opressora, e mesmo recebendo dano super-efetivo, não será nocauteado facilmente.
A combinação de tipos DRAGON/GROUND é praticamente perfeita, e pela quantidade de golpes que o tubarão terrestre pode aprender, seja durante o treinamento ou por TMs, temos em mãos uma arma potente e que irá dizimar os adversários sem muitas chances de contra-atacar.
Como de praxe, seu moveset terá o foco ofensivo e extrairá seu potencial máximo. Dragon Claw e Earthquake são golpes de STAB muito fortes, tendo apenas Togekiss e Bronzong capazes de absorvê-los. Os outros dois são Crunch para cobertura neutra contra Pokémon do tipo GHOST e Rock Slide, poderoso golpe do tipo ROCK que arredonda a cobertura de Earthquake.
Froslass
Depois de muitos testes e avaliação da relação “atributos x moveset”, chegamos à conclusão de que a Froslass é uma excelente adição para o time. Após o quinto ginásio, podemos utilizar Surf e com ele, podemos obter o item Dawn Stone no Mt.Coronet através da entrada próxima à cidade de Oreburgh. Com essa pedra em mãos, podemos evoluir nosso Snorunt fêmea e completarmos o time.
Assim como o Medicham, a distribuição de atributos da Froslass deixa um pouco a desejar: 80 nas bases ofensivas e 70 nas defensivas não são ideais para um Pokémon com sua característica: a velocidade acima da média. Sua base de Speed é de 110 pontos, ou seja, ultrapassa a maior parte dos adversários. Porém, falta potência.
O que diferencia a Froslass dos demais Pokémon é sua combinação de tipos, GHOST/ICE, que concede à dama de gelo um dos melhores tipos ofensivos e resistências importantes para a equipe. Seu papel no time será, além de causar um dano razoável, se sacrificar para que seus colegas de equipe possam triunfar, afinal de contas, se um vence, todos vencem, e se um perde, todos perdem.
Com base nessa premissa, seu moveset será composto por Ice Beam e Shadow Ball, dois golpes de STAB consistentes e que serão utilizados em 99% das batalhas que a Froslass entrar em campo. Como opção de cobertura temos as seguintes opções: Thunderbolt, Icy Wind e Will-o-Wisp. Agora, a cereja do bolo está no seguinte golpe: Destiny Bond.
Se você não sabe o que este golpe faz, aqui vai uma rápida explicação: se o adversário nocautear a Froslass, ele também será nocauteado. E se você também não sabe, o Garchomp da Cynthia tem o Item Yache Berry, que reduz o dano de golpes do tipo ICE. Logo, teremos que recorrer a uma alternativa: a meta é atingir 202 pontos de Speed na Froslass, assim, ela irá ultrapassar o Garchomp por 1 ponto. Entenderam? Ela usa Destiny Bond antes, ele ataca, nocauteia e é nocauteado. Simples, rápido e prático.
Opcionais
Haunter
Você deve estar se perguntando: o que o Haunter faz aí? A resposta é simples: seus dois tipos, GHOST/POISON, são perfeitos para o Empoleon. Ah, e o Haunter não perdeu sua habilidade Levitate como sua evolução Gengar, ou seja, ainda continua imune a golpes do tipo GROUND, além de ser imune a golpes do tipo FIGHTING.
Entretanto, o Haunter sofre do mesmo que o Kadabra: são fortes, possuem excelentes golpes só que ainda não estão completamente evoluídos e com isso, seus atributos, ainda que bons, não atingiram o pico de poder. Mas, não se deixe enganar. O Haunter é uma boa adição mesmo sem ter evoluído e irá auxiliar seus colegas muito bem.
Gallade
Como alternativa para o Medicham, temos o Gallade. Com a mesma combinação de tipos, a pegada do Pokémon lâmina é um pouco diferente por conta de seus atributos serem distribuídos de forma diferente. O Attack base é maior, porém, a habilidade não o aumenta. A Special Defense é maior, porém, o HP é o mesmo. E por falar em igualdade, até a Speed de ambos é a mesma.
Sendo assim, a preferência fica a critério do jogador. Golpes como Close Combat, Psycho Cut e Leaf Blade estão entre os mais usados no Gallade, que em conjunto de Swords Dance, destroem times inteiros.
Staraptor
Um unânime entre os treinadores, o Staraptor merece ser mencionado em todas as equipes de Sinnoh. Desde que descobri que um pássaro podia usar o golpe Close Combat, não há como não utilizá-lo em uma equipe.
Ainda, golpes como Brave Bird e Double-Edge são fortíssimos, e mesmo causando dano ao próprio Staraptor, não há treinador que diga que a ave de rapina de Sinnoh é dispensável. Uma pena não ter ganho mais ferramentas nessa geração (né, Togekiss?) para poder ser um dos melhores.
Drifblim
Da mesma forma que o Gallade pode substituir o Medicham, o Drifblim pode substituir o Togekiss. Nas versões originais, o zepelim fantasma de Sinnoh está no melhor time em virtude da sua combinação de tipos (assim como o Haunter) e por aprender Fly, importante ferramenta de locomoção.
Já que não há mais necessidade de um Pokémon dedicado a essa função, o Drifblim passa a ser opcional em virtude de suas qualidades ofensivas e de sua utilidade. Embora não seja muito durável, possui resistências importantes e que podem fazer a diferença em uma batalha.
Finalizamos os melhores times para a região de Sinnoh. Caso tenha perdido as versões do Infernape e Torterra, clique sobre seus nomes para ficar por dentro de suas melhores equipes. Agora, restam apenas dúvidas: gostou do time? Faltou algum Pokémon importante? Será que o Haunter realmente ocuparia um lugar no time? Deixe seu comentário!
Revisão: Janderson Silva