Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition (3DS) revive a franquia para celulares de modo divertido e colorido

Embora a versão de Mario não seja tão divertida quanto o spin-off, os dois jogos oferecem uma boa experiência em termos de puzzle.

em 26/02/2022
puzzle dragons z puzzle dragons super mario bros edition 3ds
Puzzle & Dragons é uma franquia que nasceu para celulares em 2012. Criada pela GungHo Online, o jogo consiste em um puzzle no qual devemos explorar dungeons e derrotar dragões e outras criaturas fantásticas ao ligar orbes coloridos para criar combos poderosos e causar danos devastadores.

Mesmo que uma versão para Switch já esteja disponível,  Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition, um bundle 2-em-1, chegou em 2015 ao Nintendo 3DS e trouxe ao portátil dois puzzles divertidos e coloridos baseados no mobage original.

Um spin-off que lembra Pokémon

Em Puzzle & Dragons Z, assim como na mundialmente famosa franquia dos monstrinhos de bolso, o jogo começa com a escolha do avatar e nome do protagonista. Conversa vai, conversa vem, e somos avisados de que uma força maligna transformou o mundo em peças de quebra-cabeça. Para acabar com isso, precisamos embarcar em uma aventura para deixar tudo de volta em seu devido lugar.

Contudo, não podemos começar a jornada sem a ajuda de uma mascote. É aqui que entra mais um aspecto de Pokémon: precisamos escolher entre três dragões iniciais, de três elementos diferentes, e o felizardo será nosso líder de equipe. Conforme avançamos na aventura, somos apresentados às mecânicas de Puzzle & Dragons Z e também aos modos pelos quais podemos obter novos monstrinhos para o time.

puzzle dragons z puzzle dragons super mario bros edition 3ds
Não fosse o humor de nosso guia, Syrup, a história seria quase dispensável neste spin-off, porém ela só serve como uma introdução à jogabilidade. Apesar de este ser um puzzle estilo tile-matching (mas com orbes), existe uma camada a mais de estratégia que pode deixar o game muito mais desafiador.

Várias dungeons no decorrer da história apresentam limites, como supressão de certos elementos ou impossibilidade de curar HP. Além disso, saber compor os times é de suma importância para a vitória nos puzzles, já que os monstrinhos não possuem apenas uma habilidade ativa que pode ser usada durante a batalha; eles também possuem uma passiva, chamada de Leader Skill, que só tem efeito se aquela determinada criatura for o líder da equipe.

puzzle dragons z puzzle dragons super mario bros edition 3ds
Outro ponto muito interessante a respeito dos bichos é que a maioria possui mais de uma árvore evolutiva. Dependendo do caminho escolhido, suas funções nos times mudam, como focar mais na ofensiva ou na defensiva, seja em termos de parâmetros (stats) ou habilidades. 

Contudo, como em muitos outros jogos com aquele quê de RPG, Puzzle & Dragons Z também tem uma sólida base no grinding. Sem entrar no muito no mérito do fator gacha — que não poderia faltar, já que o mobage no qual o puzzle é baseado possui a mecânica —, a obtenção de EXP, peças evolutivas e até mesmo os ovos dos monstros dependem puramente de grinding e, como de praxe, isso pode deixar tudo muito mais maçante.

puzzle dragons z puzzle dragons super mario bros edition 3ds
Para aliviar um pouco o lado “mecânico” do spin-off, por assim dizer, existem runas (runes) e relíquias (relics), dungeons especiais que podem ser usadas independentemente da progressão no jogo. Algumas delas são mais voltadas a jogadores hardocore, dado seu nível de dificuldade, mas outras permitem que até os mais novatos aproveitem os bônus que oferecem.

As relíquias podem ser acessadas inúmeras vezes, enquanto as runas são limitadas. Todos os dias à meia-noite, seguindo o fuso-horário do 3DS, ganhamos três Daily Runes — equivalentes aos bônus de log-in em diversos mobages —, enquanto outras são obtidas por meio do sistema de gacha. De todo modo, tanto as relíquias quanto as runas são ótimas fontes de grinding, especialmente porque certos monstros só podem ser obtidos nessas dungeons especiais.

puzzle dragons z puzzle dragons super mario bros edition 3ds

O lado Mario deixa a desejar, mas também diverte

Se Puzzle & Dragons Z possui uma jogabilidade complexa, mesmo que com uma história fraca, Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition decepciona em ambos os campos. Temos, nesta versão, uma variedade muito menor de monstrinhos para colecionar, menos dungeons para explorar e a inexistência de uma trama para além de derrotar Bowser.

Apesar de possuir mais limitações, esta versão de Puzzle & Dragons é mais convidativa a jogadores novatos ou até mesmo àqueles que preferem uma jogatina mais casual, dado que ela não se baseia tanto em grinding e estratégias complexas. No fim do dia, continua sendo o mesmo Puzzle & Dragons no qual a versão Z se baseia.

puzzle dragons z puzzle dragons super mario bros edition 3ds

Dois jogos em um e dupla diversão

Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition traz um conteúdo muito mais completo, complexo e com alto fator de rejogabilidade no spin-off, em um bundle que apresenta duas versões de Puzzle & Dragons que cumprem com o que prometem. 

Jogadores mais hardcore com certeza passarão horas tentando melhorar suas estratégias e completar o catálogo de monstros em Puzzle & Dragons Z, enquanto aqueles que preferem uma jogatina casual conseguirão aproveitá-la na versão Super Mario Bros. Edition. Uma coisa é certa: amantes de puzzles não podem deixar a oportunidade passar batida.

Revisão: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais

Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).