Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, publicou uma carta em que comenta que NFTs e blockchains serão "uma grande tendência" na indústria dos games em 2022. Essa tendência, segundo ele, inclui jogos em nuvem e inteligência artificial.
"Jogos com blockchain são construídos sobre a premissa de uma economia de token e, portanto, possuem o potencial para permitir o crescimento autossustentável do jogo", disse Matsuda."Os NFTs foram recebidos com grande entusiasmo por uma base de usuários em rápida expansão. No entanto, observamos exemplos aqui e ali de comércio superaquecido em produtos digitais baseados em NFT com conotações um tanto especulativas, independentemente do valor observado do conteúdo fornecido. "
Após a publicação da carta, as ações da Square Enix subiram 8%, segundo informações da Bloomberg. Apesar do entusiasmo do executivo, o conceito de NFTs em games não é bem visto pelos jogadores de um modo geral.
Cena de Life is Strange: True Colors, um jogo recente da Square Enix. |
“Eu percebo que algumas pessoas que 'jogam para se divertir' e que, na verdade, formam a maioria dos jogadores, expressaram suas reservas em relação a essas novas tendências, e isso é compreensível.Acredito que isso levará mais pessoas a se dedicarem a esses esforços e a maiores possibilidades de jogos crescerem de maneiras empolgantes. Desde se divertir até ganhar e contribuir, uma grande variedade de motivações inspirará as pessoas a se envolver com os jogos e se conectar com um outro. São os tokens baseados em blockchain que permitirão isso.Ao projetar economias de token viáveis em nossos jogos, permitiremos o crescimento autossustentável do jogo. É precisamente esse tipo de ecossistema que está no cerne do que chamo de 'jogos descentralizados' e espero que isso se torne um importante tendência dos jogos daqui para frente.Como tal, o portfólio de jogos da Square Enix consistirá em jogos "centralizados" e "descentralizados" como um grande tema estratégico para nós a partir de 2022.As tecnologias básicas e elementares para habilitar os jogos de blockchain já existem, e tem havido um aumento na alfabetização social e aceitação de ativos criptográficos nos últimos anos", diz ele. "Vamos ficar de olho nas mudanças sociais neste espaço enquanto ouvimos os muitos grupos de usuários que o povoam e intensificaremos nossos esforços para desenvolver um negócio de acordo, com o objetivo de potencialmente emitir nossos próprios tokens no futuro." disse o executivo.
Cena de Life is Strange: True Colors. |
Não foram divulgados detalhes de como as tecnologias de NFT e blockchain poderão ser usados em futuros títulos da Square Enix, mas a notícia foi mal recebida pela maior parte dos jogadores.
Fonte: Eurogamer