A Entertainment Software Association (ESA), associação comercial da indústria de games nos Estados Unidos e organizadora da Electronic Entertainment Expo, a E3, confirmou, nesta quinta-feira (06), que a edição 2022 do maior evento de jogos eletrônicos do mundo não será presencial pela segunda vez consecutiva. A informação foi confirmada ao jornalista Dean Takahashi, do site VentureBeat.
A organização justificou a decisão devido à pandemia de Covid-19 que afeta os Estados Unidos e o mundo mais gravemente nesse início de ano. A ESA declarou:
"Devido aos riscos contínuos para a saúde em torno da Covid-19 e seu impacto potencial na segurança dos expositores e participantes, a E3 não será realizada presencialmente em 2022. Continuamos incrivelmente entusiasmados com o futuro da E3 e esperamos anunciar mais detalhes em breve."
Apesar de a instituição não ter confirmado que a feira será virtual, espera-se que o evento siga os moldes da edição de 2021, em que anúncios e interação entre público e desenvolvedores foram realizados por meio de lives, sites e aplicativos. Ao ser perguntada se a E3 2022 será de fato virtual, a ESA respondeu que está "animada sobre as possibilidades de um evento online".
Essa é a terceira vez que a E3 é afetada de alguma forma pela pandemia de Covid-19. Além da edição digital do ano passado, a feira de 2020 foi cancelada devido à doença, sem alternativa online.
A declaração da ESA vem em um momento em que a variante ômicron do coronavírus fez os Estados Unidos darem um salto no número de infectados. No dia 3 de janeiro, o país registrou mais de um milhão de novos casos de Covid-19 em 24 horas. No Brasil, a variante já é a responsável pela maioria dos casos da doença.
Fonte: VentureBeat