Metroid Dread, o mais recente episódio da série Metroid, produzido pela desenvolvedora MercurySteam para o Nintendo Switch, venceu a categoria Melhor Jogo de Ação e Aventura do The Game Awards 2021.
Nessa categoria Metroid Dread concorreu com Psychonauts 2 (Multi), Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão (PS5), Marvel's Guardians of the Galaxy (Multi) e Resident Evil Village (Multi).
Em Metroid Dread, Samus é designada para investigar uma estranha transmissão vinda do planeta ZDR, o que poderia indicar que os X Parasites não foram completamente eliminados, como se pensava após os acontecimentos de Metroid Fusion. Muitas surpresas aguardam a caçadora de recompensas nessa arriscada aventura.
O troféu foi recebido por Doug Bowser, presidente da Nintendo of America, que cumprimentou os demais indicados e disse em seu discurso:
"Essa é a categoria de Ação e Aventura, e Metroid Dread cumpre tanto o papel de um jogo de ação quanto de aventura. É repleto de momentos emocionantes por trás de cada porta, em cada canto e em todos os níveis, ao mesmo tempo em que introduz um enorme planeta novo, onde os jogadores podem explorar e se aventurar. É o resultado de uma verdadeira colaboração entre a Nintendo e a MercurySteam."
Metroid Dread também foi indicado à categoria Melhor Jogo do Ano, vencida por It Takes Two (Multi).