Masayuki Uemura, principal desenvolvedor do NES e SNES, morre aos 78 anos

O desenvolvedor foi responsável pela produção de uma série de plataformas e acessórios da Nintendo a partir dos anos 1970.

em 09/12/2021
Masayuki Uemura

Foi revelado, nesta quinta-feira (09), que o desenvolvedor, engenheiro eletrônico e professor Masayumi Uemura faleceu na última segunda-feira (06), aos 78 anos. Uemura foi o arquiteto principal dos consoles NES e SNES e participou da produção de uma série de hardwares e softwares da Nintendo dos anos 1970 aos 1990.


O desenvolvedor ingressou na Nintendo em 1972, em um período em que a empresa japonesa estava entrando no segmento de entretenimento eletrônico interativo. Ele esteve presente na produção de brinquedos de light-gun e fez parte da equipe de desenvolvimento dos primeiros videogames da Big N, como a série de hardwares Color TV-Game.

Em 1981, Uemura desenhou o sistema do Famicom, conhecido como NES no Ocidente. O objetivo do console era trazer uma experiência similar aos arcades da época para as TVs, com jogos intercambiáveis. Quanto a acessórios para o console, ele também trabalhou no NES Zapper e no Famicom Disk System, que permitia que jogos rodassem diretamente de disquetes. Como desenvolvedor da plataforma, ele atuou na produção dos jogos Ice Climber, Clu Clu Land, Soccer, Baseball e Golf.

Anos depois, ele foi um dos responsáveis por criar o Super Famicom, ou SNES no Ocidente. Para esse console, o desenvolvedor também produziu o Super Famicom Satellaview, produto lançado somente no Japão que trazia funcionalidades online à plataforma.

Uemara se aposentou em 2004 e era professor da Ritsumeikan University em Kyoto.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)