Na parte anterior do nosso detonado de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch), derrotamos a Team Galactic pela primeira vez, nos aventuramos pela floresta e chegamos na cidade de Eterna, finalmente conquistando a segunda insígnia. A jornada deve continuar agora: tomaremos rumo à Veilstone, a cidade do terceiro passo para nossa entrada na Liga de Sinnoh.
Ganhando o golpe Cut
Ainda em Eterna: temos que nos concentrar em conseguir o aplicativo Cut para nosso Pokétch. Após recuperar seus monstrinhos, continue ao norte da cidade e você encontrará Cynthia, a campeã da região. Após uma breve conversa, você receberá alguns TMs com o golpe Cut e, finalmente, desbloqueará a habilidade em seu Pokétch.
Podemos agora utilizar Cut fora das batalhas! Você pode aproveitar isso para retornar à Rota 205 e navegar por aquele caminho bloqueado pelas árvores de Cut – há algumas berries e um TM por lá. O Old Chateau também se torna acessível: ele fica depois das árvores de Cut na Eterna Forest, e é uma casa abandonada, onde você pode resgatar alguns itens, encontrar Gastly e até mesmo ter a possibilidade de capturar um Rotom. Porém, isso somente após completar a Sinnoh Dex.
Sem mais delongas, hora de continuarmos a aventura: vá ao prédio da Team Galactic bloqueado pelas árvores de Cut. Corte-as, entre no local e derrote os membros da equipe vilã, até chegar no próximo andar onde teremos mais uma batalha contra uma comandante: Jupiter. Ela utiliza um Skuntank, que é razoavelmente mais fácil de lidar do que o Purugly de Mars. Derrote-a para libertar o dono da loja de bicicletas e receba seu prêmio: uma bicicleta!
Junto dela, poderemos atravessar a Cycling Road que fica mais ao sul. Chegando lá, você verá que há vários treinadores pela ciclovia: derrote-os para chegar na parte acessível a pé da Rota 206. Nesta seção, você pode explorar a parte inferior da rota de ciclismo, onde há alguns matinhos e treinadores. Se você tiver Brilliant Diamond, poderá achar Stunky aqui.
Há uma caverna opcional mais ao norte: a Wayward Cave. Caso você tenha Flash, utilize-o para conseguir enxergar dentro do local. Há mais um NPC “acompanhante” por aqui: Mira. Ela estará perdida e pedirá por sua ajuda para encontrar a saída do local. Caso você esteja interessado nos monstrinhos selvagens, há Bronzor de novidade, porém, fora isso, nada muito relevante a mais pode ser encontrado no local.
Atravessando o Mt. Coronet
Voltando à nossa caminhada: siga ao sul para chegar na Rota 207. À direita teremos o Mt. Coronet, nosso próximo ponto de partida, porém, caso você continue ao sul chegará em Oreburgh novamente. Caso você tenha explorado o Grand Underground, há chances de que tenha conseguido cavar um fóssil: aproveite para revivê-lo no museu de Oreburgh.
Na Rota 207, há treinadores a se enfrentar e você também receberá dois itens de Lucas/Dawn no caminho: o Vs Seeker, que permite que você batalhe novamente contra certos treinadores (útil para grinding), e o Dowsing Machine em seu Pokétch, feito para auxiliar a encontrar itens escondidos pelo mapa. Aproveite-os, embora a implementação do Dowsing Machine tenha sido meio questionável e ele seja um pouco antiquado de usar.
Continue à direita para nossa primeira parada na Mt. Coronet. Esta cadeia de montanhas que divide Sinnoh será relevante mais a frente em nossa jornada, porém, no momento, não temos acesso a boa parte do local e não há muito o que fazer além de prosseguir à direita. De novidades em termos de Pokémon selvagens temos: Cleffa, Chingling e Meditite.
Durante o percurso, um misterioso homem te parará: é Cyrus, um personagem chave para a história mais adiante. Ele não falará muita coisa importante além de um papo sobre o universo: vamos continuar nosso caminho pela direita até chegarmos na Rota 208.
Rumo à Hearthome — Lar dos Contests
A Rota 208 é uma estrada bem simples, com cachoeiras e áreas de surfe inacessíveis no momento. Apenas batalhe contra os treinadores e siga à direita, porém temos dois pontos importantes neste local: uma casa mais ao norte onde há um NPC que lhe dá uma Berry diferente por dia, e em um canto mais ao sul, quase escondida pelas árvores, uma pessoa que lhe dá o item Odd Keystone. Este item será útil para capturar o monstrinho Spiritomb mais a frente na aventura.
Continuando a rota, você finalmente chegará na cidade de Hearthome. Teremos várias coisas a fazer por aqui, mas infelizmente, enfrentar a líder de ginásio não é uma delas (ainda). Ao chegar na cidade, uma Buneary esbarrará em você: ela é de Keira, uma jurada do Super Contests e te apresentará o evento caso você prossiga para o Contest Hall.
Você poderá encontrar Bebe, a personagem responsável por cuidar do sistema de boxes em Sinnoh, em uma casa à direita do Pokémon Center. Há também a Poffin House pela cidade, um local onde podemos fabricar Poffins — itens que aumentam os atributos dos monstrinhos para os Super Contests. Mais à direita da cidade, próximo ao portão, há também um Hiker que te dá um ovo Pokémon, o qual pode rachar uma Happiny caso você dê a quantidade de passos suficiente.
Após explorar estes espaços, vá ao centro da cidade, no Contest Hall. Lá você encontrará a líder Fantina e dentro do local encontraremos nossa própria mãe: ela nos dará um item de roupa a ser usado nos Contests. Caso queira participar dos eventos, lembre-se de pegar um Poffin Case na casa do Poke Fan Club para conseguir cozinhar seus Poffins e deixar seus Pokémon preparados!
Ao sair do Contest Hall, Barry estará esperando-lhe pelo centro da cidade. A batalha contra ele é bem simples: ele deve usar um Starly, porém seus outros três Pokémon variam de acordo com o seu inicial:
- Caso tenha escolhido Turtwig: utilizará Buizel, Roselia e Monferno;
- Caso tenha escolhido Chimchar: utilizará Roselia, Ponyta e Prinplup;
- Caso tenha escolhido Piplup: utilizará Ponyta, Buizel e Grotle.
Após enfrentá-lo, você também pode dar uma olhada no Amity Square: local mais ao norte da cidade. Lá, podemos encontrar itens como TM com o golpe Attract, TM com o golpe Volt Switch, Amulet Coins, entre outros. Lembre-se, no entanto, que somente “Pokémon fofos” podem entrar no jardim para andar com você. Faça isso para permitir que seus Pokémon te sigam por toda Sinnoh.
Rota 209 e o caminho para Solaceon
Terminamos nossos trabalhos em Hearthome no momento, mas você ainda pode ficar para se divertir no Amity Square ou nos Contests, se quiser. Continuando para a estrada à direita da cidade, a Rota 209 é um local bem curto, que liga Hearthome à Solaceon. Encontraremos treinadores aqui e também uma pequena ruína quebrada onde poderemos utilizar a Odd Keystone para encontrar com Spiritomb, caso você tenha interagido com pelo menos 32 NPCs no Grand Underground.
Colete os itens que encontrar pelo caminho da estrada, e dê uma olhada nos monstrinhos selvagens disponíveis: temos Mime Jr. (Brilliant Diamond), Bonsly (Shining Pearl) e Chansey como novas opções. Após isso, hora de explorar a misteriosa torre no meio do caminho: a Lost Tower.
Não há muito o que dizer do local: são vários andares cheios de treinadores e Pokémon selvagens. Batalhe com todos até chegar ao topo, para receber o aplicativo de Strength em seu Pokétch, algo que virá muito a calhar mais a frente na aventura. Retorne à Rota 209 e continue ao norte até Solaceon.
Solaceon é um pequeno vilarejo esquecido por Sinnoh: não há muito o que fazer por aqui. De destaques, temos a Pokémon Nursery, onde podemos deixar nossos monstrinhos para ganhar experiência, ou então dois Pokémon para acasalar e gerar um ovo (o famoso breeding). Fora isso, temos as Solaceon Ruins mais à direita, onde você pode encontrar alguns itens e o raro monstrinho Unown (e todas as suas formas). Iremos nos concentrar na jornada principal, então assim que estiver preparado, continue ao norte até chegar na Rota 210.
Rota 210 e 215
A Rota 210 é uma grande estrada, porém no momento teremos acesso somente a sua parte ao sul, pois há alguns Psyduck bloqueando a passagem para explorarmos o local por completo. Nos limitaremos a batalhar contra os treinadores e pegar os itens acessíveis no momento, mas você pode fazer uma visita ao Café repleto de treinadores na estrada, tendo inclusive um NPC que pode lhe vender Moomoo Milk, um item útil de cura.
Seguindo à direita, logo chegaremos na Rota 215 (estamos quase em Veilstone). Nos deparamos com mais uma rota curta, porém com uma chuva eterna: o efeito da chuva também afetará todas as batalhas que você fizer aqui, o que inclui aumentar o poder de golpes do tipo Water, diminuição do poder de golpes do tipo Fire e benefícios para algumas habilidades de certos monstrinhos.
Continue seu caminho pela direita e enfrente os treinadores pelo caminho. Preste atenção, pois há alguns TMs nesta rota: você pode ganhar o TM de Payback de um Black Belt e o TM com o golpe Shock Wave após cortar uma árvore de Cut. Feito isso, finalmente chegaremos em Veilstone!
Veilstone e nossa terceira insígnia
Veilstone é uma cidade com vários pontos interessantes: temos a loja de departamentos, com vários itens úteis para comprar, incluindo TMs e outros, além da Style Shop, substituindo o antigo Game Corner, onde podemos comprar roupas para o nosso personagem. Há também alguns prédios da Team Galactic, mas não podemos explorar tudo quanto a isso no momento, portanto, vamos focar em ir ao ginásio. No meio do caminho, Lucas/Dawn rapidamente falará com você.
O ginásio de Veilstone possui um puzzle envolvendo empurrar paredes de madeira para liberar o caminho das pequenas escadas. Parece difícil, mas é bem fácil assim que colocamos a mão na massa: faça isso para chegar até a líder e aproveite para derrotar os treinadores.
O tipo dos monstrinhos utilizados no local é Fighting: golpes do tipo Psychic, Fairy e Flying podem vir a calhar. A líder, Maylene, inicia a batalha com um Meditite e Machoke, ambos com fraqueza a Flying em comum. Porém tome cuidado com Lucario, seu último Pokémon: ele tem o tipo Steel, portanto os três tipos descritos anteriormente não terão vantagem contra ele. Foque mais em usar golpes Fire ou Fighting.
Assim que ganhar a batalha, você receberá sua terceira insígnia: a Cobble Badge. Além dos típicos Stickers e cinco cópias do TM60 (contém o golpe Drain Punch).
Isso conclui a terceira parte de nosso detonado. Na próxima, caminharemos para o quarto ginásio, em Pastoria, portanto fique de olho para não perder!
Revisão: Janderson Silva
Detonado produzido com cópia digital cedida pela Nintendo