Detonado - Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch) — Parte 5: Duas insígnias em uma tacada só

Aproveite sua jornada por Sinnoh com a ajuda do nosso detonado

em 19/12/2021


Na parte anterior do nosso detonado de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch), continuamos nossa jornada pelas rotas praianas de Sinnoh e finalmente conquistamos nossa quarta insígnia. Na matéria de hoje, iremos cobrir a busca pelas duas próximas insígnias.

Rota 212 — a estrada opcional para Hearthome

Antes de seguirmos para Celestic Town, iremos explorar uma estrada à esquerda de Pastoria, totalmente opcional no jogo: a rota 212. Apesar disso, o caminho possui alguns pontos interessantes.

A rota é dividida em duas seções: a seção ao sul é uma espécie de pântano chuvoso e difícil de atravessar usando a bicicleta. De destaque, há uma casa em que uma NPC pode trocar Shards por TMs:
  • Troque 10 Blue Shards para receber o TM18 Rain Dance;
  • Troque 10 Green Shards para receber o TM07 Hail;
  • Troque 10 Red Shards para receber o TM11 Sunny Day;
  • Troque 10 Yellow Shards para receber o TM37 Sandstorm.
Fora isso, siga pela estrada derrotando os treinadores — temos vários por aqui. Não há novidades em termos de monstrinhos selvagens, portanto vamos continuar para a seção ao norte da rota.

O único destaque desta segunda área da Rota 212 é a presença da Pokémon Mansion, já que fora isso é uma seção mais curta e menos interessante da estrada. A mansão fica ao lado direito de uma área da rota: entrando nela você pode batalhar contra algumas camareiras ou então encontrar Pokémon mais incomuns como Pichu e Pikachu. Assim que pegar a National Dex, retorne aqui pois os spawns mudam e você poderá encontrar alguns monstrinhos mais raros.

Continue caminhando ao norte até voltar para Hearthome. Infelizmente, Fantina ainda não estará no ginásio: chegou o momento de pegarmos a estrada até Celestic.

Celestic Town e o mistério de Cyrus

Voe para Solaceon e siga ao norte até a Rota 210. Lá, vá até a passagem bloqueada pelos Psyduck e interaja com eles para que a Secret Medicine dada por Cynthia os disperse e libere o caminho.

Nesta nova seção da estrada, você conseguirá encontrar Noctowl nos matinhos, além de alguns itens raros que só poderão ser acessados quando todos os HMs estiverem habilitados em seu Pokétch. Siga ao norte, depois à esquerda e utilize o Defog para melhorar a visão assim que a neblina ficar pesada. Seguindo até o fim da rota, você logo chegará em Celestic.

O vilarejo é bem pequeno e não há muitas atrações por aqui. É uma cidade histórica e comandada, no geral, por idosos: nosso objetivo é investigar as ruínas. A entrada estará bloqueada por um membro da Team Galactic: interaja com ele e o derrote em uma batalha.

Ao ter feito isso, a avó de Cynthia aparecerá e instigará você a entrar no local. Faça isso e você encontrará Cyrus, o mesmo homem misterioso do Mt. Coronet. Não iremos confrontá-lo agora, portanto apenas consiga o TM Surf da senhora de antes ao interagir com os quadros das ruínas e volte para o vilarejo.

Você agora pode explorar a Rota 211, à esquerda de Celestic, porém não há muito o que se fazer por lá: haverá alguns itens e treinadores, além de uma entrada ao Mt. Coronet que não podemos explorar por completo. Fique à vontade para passar pelo local e voe para Hearthome assim que estiver preparado: finalmente enfrentaremos Fantina.

Vs. Fantina

Ao chegar em Hearthome, siga diretamente para o ginásio. O puzzle do local é bem… curioso: trata-se de múltiplas salas fazendo questões matemáticas e você deve escolher a resposta correta selecionando a porta correspondente. A ordem das portas é: direita, centro, esquerda e, por fim, direita (faça isso somente se quiser se esquivar das batalhas contra treinadores).

Quanto à Fantina, ela utiliza monstrinhos do tipo Ghost: golpes do tipo Dark e Ghost são os mais eficazes. O time dela consiste em um Drifblim, Gengar e Mismagius. Cada um deles possui suas peculiaridades: o primeiro pode queimar o oponente com Will-o-Wisp, Gengar é extremamente rápido e Mismagius pode surpreender seu monstrinho do tipo Dark com o golpe Dazzling Gleam. 

Vença-a para receber a Relic Badge, cinco unidades do TM65 Shadow Claw e o aplicativo de Surf no seu seu Pokétch. Aproveite para retornar a certas áreas e re-explorá-las com a nova habilidade: a Rota 213 é um exemplo delas. Quanto à jornada principal: vamos seguir diretamente para nossa sexta insígnia.

Rota 218 e Canalave City

Voe para Jubilife e siga à esquerda, até a Rota 218. A estrada é um pequeno caminho coberto de água até a ilha de Canalave, totalmente acessível agora que temos Surf em nosso Pokétch. Seguindo a oeste, você encontrará alguns treinadores até chegar à costa e novidades em termos de Pokémon selvagens, como Tentacool, Tentacruel, Pelipper e Glameow (somente em Shining Pearl).

Ao fim da rota, estaremos em Canalave, cidade da nossa próxima insígnia. Antes de explorar o local, vá direto ao Pokémon Center e cure seus monstrinhos: teremos uma batalha muito em breve.

Siga até a ponte que conecta as duas partes da ilha e Barry irá te interromper. Nosso rival quer testar nossas habilidades em mais uma batalha!
  • Caso tenha escolhido Turtwig, o time de Barry será: Staravia, Heracross, Roselia, Buizel e Monferno;
  • Caso tenha escolhido Chimchar, o time de Barry será: Staravia, Heracross, Roselia, Ponyta e Prinplup;
  • Caso tenha escolhido Piplup, o time de Barry será: Staravia, Heracross, Ponyta, Buizel e Grotle.
Após derrotá-lo, sinta-se livre para explorar a cidade: só não embarque ainda para a Iron Island, exploraremos-a após pegar nossa insígnia. De destaque, há a casa do Move Deleter, local onde você pode deletar os golpes dos seus monstrinhos: função que ficou menos útil com a remoção dos HMs. Quando se sentir preparado, vá até o ginásio.

Vs. Byron

O ginásio de Canalave é focado nos Pokémon do tipo Steel. Ao enfrentar os treinadores, todavia, você verá monstrinhos de diversos outros tipos, provavelmente pela falta de Pokémon metálicos na Pokédex de Sinnoh. O puzzle principal do local se resume a subir e descer dos elevadores metálicos espalhados por toda a construção: abaixo temos imagens mostrando a ordem dos elevadores que você deve pegar até chegar no líder.



















Byron, o líder, utilizará o seguinte time: Bronzor, Steelix e Bastiodon. O último monstrinho é conhecido por ter defesas absurdas: utilize golpes Fighting tanto nele quanto no Steelix, enquanto Bronzor sofrerá caso você tenha golpes do tipo Ground ou Dark.

Derrote-o e receba a Mine Badge. Junto dela, Byron te presenteará com unidades do TM91 Flash Cannon e habilitará o golpe Strength em seu Pokétch. Com a nova habilidade, poderemos explorar ainda mais novos lugares!
Isso encerra a quinta parte de nosso detonado. Na próxima, lidaremos com mais planos da Team Galactic e seguiremos à Snowpoint, atravessando as gélidas rotas de Sinnoh. Fique de olho para não perder!
Revisão: Janderson Silva
Detonado produzido com cópia digital cedida pela Nintendo
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).