Lidando com a Team Galactic… novamente
Ganhamos a terceira insígnia e a caminhada para nosso próximo passo para a Liga de Sinnoh inicia, porém, antes disso, teremos que lidar com os arruaceiros da Team Galactic mais uma vez. Assim que você sair do ginásio, Lucas/Dawn lhe abordará e avisará que a equipe vilã roubou sua Pokédex.
Cure sua equipe no Pokémon Center e siga ao norte da cidade, na direção do Galactic Warehouse. Encontraremos dois Grunts da organização e os enfrentaremos em uma batalha dupla, com Lucas/Dawn nos auxiliando. Derrote-os e você ganhará acesso ao depósito: não se esqueça de entrar no local, pois poderemos encontrar o TM com o golpe Fly, essencial para quando adicionarmos a habilidade ao nosso Pokétch.
Feito isso, seguimos ao sul para a Rota 214. A estrada é um longo caminho, tendo muitas Berries a se encontrar. Derrote os treinadores e também dê uma passada na Ruin Maniac Cave, acessível na parte mais à esquerda da rota: podemos encontrar o TM com o golpe Dig por aqui e, caso você tenha capturado todas as formas do Unown nas Solaceon Ruins, há um NPC que pode lhe liberar uma sala onde é possível encontrar as formas “!” e “?” de Unown.
Saia da caverna e retome seu rumo à estrada. Caso queira capturar algum monstrinho selvagem, Sudowoodo (somente para Shining Pearl) e Girafarig podem ser encontrados como novidades nos matinhos. Continue ao sul até chegar no Valor Lakefront.
A água do lago
O Valor Lakefront é uma pequena rota de entrada ao Hotel Grand Lake, além de servir como acesso ao Lake Valor. Infelizmente, ainda não teremos acesso ao lago: dois cientistas estão bloqueando a entrada. Explore o pequeno local, pegue o TM de Trick Room e siga ao hotel ao sul.
Chegando lá, verá que temos algumas casas e NPCs, além de um caminho à direita que leva à cidade de Sunnyshore, o qual ainda não temos acesso. O prédio principal é o Seven Stars Restaurant: um luxuoso restaurante com batalhas em dupla diárias, entre as 9 e as 11 da manhã. Útil para ganhar dinheiro ou então aumentar o nível de seu time.
Fora isso, não há muito mais o que se fazer pelo local. Siga ao sul até chegar na Rota 213: uma rota praiana que conecta o hotel à cidade de Pastoria. A estrada é curta e parte dela só é explorável com os HMs de Surf e Rock Climb, os quais ainda não temos acesso.
Há Wingull e Floatzel como novidades nos matinhos, caso esteja interessado. Há também a casa do Dr. Footstep: ele dará uma fita ao seu monstrinho caso ele deixe pegadas ao andar (basicamente, caso ele não flutue ou voe) e tenha felicidade alta. Próximo do edifício, há um caminho com uma pedra quebrável por Rock Smash, no qual podemos encontrar o TM Aerial Ace.
Apenas siga à esquerda e ao norte, lutando contra os treinadores pelo caminho. Ao fim da rota, estaremos na cidade de Pastoria.
Pastoria — O lar de nossa quarta insígnia
Pastoria é notavelmente uma cidade pequena, porém ainda importante de Sinnoh. É o lar do Great Marsh, a equivalência da Safari Zone da região, assim como palco do quarto ginásio. Aproveite e dê uma passada na casa do Move Relearner: ele pode relembrar qualquer golpe de seu monstrinho ao custo de uma Heart Scale. Existe também uma NPC que lhe dá uma Berry diferente por dia em uma das casas, assim como um Bug Catcher que irá te presentear o item Macho Brace.
Após ter explorado esses pontos, vamos focar no ginásio. O puzzle do local envolve pressionar determinados botões para diminuir ou elevar o nível da água e prosseguir pelo percurso: derrote todos os treinadores pelo caminho para receber experiência.
O ginásio é especializado no tipo Water, portanto golpes do tipo Grass e Electric são altamente recomendados. O líder, Crasher Wake, iniciará a batalha com Gyarados e Quagsire: para o primeiro utilize algum monstrinho Electric e para o segundo golpes do tipo Grass devem funcionar muito bem. Floatzel, o último Pokémon, é mais fácil de lidar, pois cai para ambos os tipos.
Vença a batalha para conseguir habilitar o golpe Defog em seu Pokétch, assim que pegarmos seu TM, e receber cinco unidades do TM 55 (golpe Brine). Além disso, o líder lhe dará seus Stickers de Pokébola temáticos e a Fen Badge.
Nosso próximo objetivo é registrar o golpe Defog ao Pokétch e para isso iremos ao Great Marsh. Entre no local e fale com Ace Trainer na primeira área mais a direita, para conseguir três unidades do TM Defog e, finalmente, conseguir utilizar o golpe fora de campo. Você pode explorar mais o local caso queira: há alguns Pokémon interessantes a se achar diariamente como Croagunk e Toxicroak.
A mecânica do Great Marsh é similar a da Safari Zone: não há batalhas selvagens, você deve capturar os monstrinhos utilizando iscas ou lama, a fim de que não fujam e fiquem mais tangíveis de captura. Há uma rotação de Pokémon diária no local e você só pode utilizar Safari Balls.
Após ter explorado o Great Marsh, volte à cidade e fale com o membro da Team Galactic mais ao norte. Você precisará segui-lo até a Rota 213, à direita, mas antes de sair da cidade seu rival aparecerá e lhe convocará para mais uma batalha. O time de Barry, como já destacado na parte anterior, variará de acordo com seu inicial:
- Caso tenha escolhido Turtwig, o time será: Starly, Roselia, Buizel, Monferno.
- Caso tenha escolhido Chimchar, o time será: Starly, Roselia, Ponyta, Prinplup.
- Caso tenha escolhido Piplup, o time será: Starly, Ponyta, Buizel, Grotle.
Vença-o e continue a busca pelo Grunt da equipe vilã: após encontrá-lo na Rota 213, encontre-o no Hotel Grand Lake e, então, no Valor Lakefront. Você terá que batalhar contra ele quando o encontrar pela última vez. Após o confronto encerrar, Cynthia aparecerá e lhe dará um frasco de Secret Medicine: o remédio para dispersarmos os Psyduck da Rota 210!
Isso conclui a quarta parte de nosso detonado. Na próxima, caminharemos para o quinto ginásio, em Hearthome — esperamos que a líder esteja disponível desta vez. Fique de olho para não perder!
Revisão: Felipe Fina Franco
Detonado produzido com cópia digital cedida pela Nintendo