Engana-se aquele que pensa pouco sobre a cidade de Twinleaf, presente na região de Sinnoh do universo Pokémon. As versões Diamond/Pearl/Platinum (DS) chegaram ao console portátil de duas telas da Nintendo em 2005 e 2007, respectivamente (Japão), e trouxeram consigo esta maravilha que é a quarta geração.
Assim como todo jogo da franquia, há uma pequena cidade, com poucas casas e habitantes e que serve de ponto de partida para nossa jornada. No entanto, Twinleaf se diferencia das demais por ter características únicas e pode-se dizer que a partir dela, um padrão foi criado e falaremos sobre isso mais adiante. Curioso para saber mais? Então basta tocar no centro da Pokéball e boa leitura!
“A small town with the fresh scent of new leaves in the air. It feels like a place where adventures start.”
Folha Dupla
O nome original da cidade é “Futaba”, derivado da espécie de plantas conhecidas como “Patinhas de Urso” ou “Suculenta”, que possuem diversos pares de folhas ao longo do caule. Ainda, o formato das “ruas” presentes na cidade formam o kanji, que simboliza a terra (土), indo ao encontro das plantas, que em sua grande maioria, crescem a partir do solo.
Há duas versões dessa cidade, uma para as versões Diamond/Pearl e outra para a versão Platinum, com algumas diferenças:
- Em Diamond/Pearl, o chão da cidade ainda não tem pequenas porções cobertas pela neve;
- Em Platinum, caso o personagem corra sobre a neve, há o registro das pegadas do personagem, no entanto, o mesmo não ocorre quando estamos na bicicleta;
- Em Platinum, uma versão remixada da música tema da cidade está disponível para ser tocada na Villa, localizada na Resort Area no pós jogo.
Twinleaf em Diamond/Pearl vs. Platinum |
Agora, o que realmente diferencia a cidade Twinleaf das demais é o fato de ser a primeira a não ter o laboratório do professor de sua região localizado em seus limites. Ao longo das gerações futuras esse padrão foi mantido, com exceção das versões Black/White (DS).
Contando com a menor população (oito cidadãos) e quantidade de construções (quatro casas), a cidade Twinleaf é a menor da região de Sinnoh. Embora seja pequena, é uma cidade bastante famosa por ficar bem perto do Lake Verity, lar do Pokémon lendário Mesprit.
Twinleaf no Anime
A cidade é exibida em alguns momentos da série e contém bons arcos em suas aparições. A primeira delas é logo no primeiro episódio da temporada, onde vemos Dawn, a protagonista feminina do desenho, se preparando para iniciar sua jornada. Outros personagens importantes como Johanna (mãe de Dawn e top coordenadora) e Barry (rival de Ash) também são naturais desta cidade.Um dos momentos mais marcantes da cidade é o festival anual, marcado por muitas atrações, e uma delas é a batalha contra Palmer, o cérebro da fronteira de Sinnoh e pai de Barry. Na ocasião, um torneio é realizado e seu vencedor pode batalhar contra Palmer. Ash vence o torneio e disputa uma partida de um contra um. Infelizmente, seu Torterra não foi capaz de vencer o Rhyperior de Palmer, embora tenha sido uma boa batalha para o Pokémon inicial.
Ao final da última temporada em Sinnoh, Ash, Brock e Dawn regressam para a cidade, pois um navio partirá do porto com destino à região de Kanto, marcando o momento derradeiro do trio. É um episódio bem sentimental e até o Piplup, conhecido por seu orgulho inigualável, está visivelmente abatido e se emociona com a partida de Ash e Brock.
O que esperar de Twinleaf nos remakes
Estamos a poucos dias do lançamento das versões repaginadas da quarta geração, no entanto, tivemos a exibição desta cidade em vários trailers e, com isso, temos uma ideia do que esperar. A trilha sonora, confesso, é minha maior expectativa, pois o tom de aventura e a doce melodia que é tocada durante nossa estadia é marcante, ainda mais se considerarmos as variações entre dia e noite.
E você, está ansioso para visitar/revisitar a região de Sinnoh? Lembra de sua primeira vez nesta cidade? Quais são suas memórias em relação a Twinleaf? Compartilhe conosco para conversarmos sobre o tema!