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Nintendo of America foi contra a ideia de que o GameCube fosse roxo

Alguns executivos da empresa acreditavam que o console receberia uma má impressão do público puramente baseado em sua cor.

em 20/11/2021

Se fosse pela Nintendo of America, o GameCube não seria lançado com a sua tradicional cor roxa. Em uma entrevista para o site VGC, que comemora os 20 anos de lançamento do console, o ex-presidente de marketing e assuntos corporativos, Perrin Kaplan, falou sobre a preocupação que a filial americana da empresa tinha em relação a cor do console e como isso poderia trazer uma má impressão na época:
“Na verdade, sugerimos que o roxo não era a melhor cor para começar e  eles [Japão] disseram, ‘não, nós vamos usá-la’. Então nós tentamos pressionar para que usassem preto e prata, porque eu acho que ninguém tinha realmente usado a cor roxa antes nos Estados Unidos.”

“... Não é que você não pudesse trazer um console de uma cor diferente, mas era uma cor muito ...‘feminina’. Não parecia algo masculino, eu acho. Lembro-me que ficamos muito nervosos na E3, pensando que íamos ter uma má impressão baseada apenas na cor.”
Na mesma entrevista, a ex-diretora de comunicações corporativas da Nintendo of America, Beth Llewelyn, lembrou como a cor roxa do console tornou a batalha contra a Sony e a Microsoft ainda mais difícil na época.
“Isso foi antes da Apple. Escolher uma cor hoje é como fazer uma declaração. Mas naquela época todos os consoles eram pretos... mesmo a cor branca não era muito usada. A Nintendo nunca teve um enredo muito tecnológico, mas estávamos sempre encarando o que nossos concorrentes da Sony e da Microsoft faziam em termos de relações públicas e ter essa caixa roxa não ajudou muito.”
Complementando, a ex-diretora de marketing da Nintendo UK, Dawn Paige, falou sobre como o público-alvo do GameCube (que era o mesmo público do Xbox e PlayStation 2) não ajudou a situação.
“Olhando para trás, não acho que deveríamos ter ido atrás do mesmo público [como Xbox e PS2], enfrentando competidores que posicionaram corretamente seus produtos para uma audiência de 16 a 34 anos, mas que não se relacionaram tão bem com o nosso.”

“... Pessoalmente, eu amo o GameCube, mas até o visual fez com que algumas pessoas o percebessem como um console mais para as crianças do que para um público geral. Se pudéssemos voltar no tempo, provavelmente trabalharíamos pouco com o público de 16 a 34 anos e levaríamos nossos esforços para um público mais familiar e infantil.”
Apesar disso, no fim a Nintendo acabou lançando o console em diversas cores, como laranja, azul, vermelho, amarelo, preto e até algumas versões bem raras como perolado e dourado.

Originalmente lançado no Japão em 14 de setembro de 2001, o GameCube vendeu cerca de 21 milhões de unidades durante o seu tempo de vida. Não deixe de conferir nossa lista com 10 curiosidades sobre o console.


Jornalista, começou no mundo dos games como player 2 jogando Mortal Kombat no SNES com os irmãos mais velhos. Gosta de jogar Zelda, Pokémon, Mario, Splatoon e RPGs clássicos.