Confira abaixo uma lista com as novas funcionalidades e algumas alterações para recursos que já estavam presentes na era do Nintendo DS:
Estilo artístico chibi e gráficos em HD
Indo além de um simples retoque em HD, o jogo foi recriado do zero utilizando o mesmo estilo isométrico dos antigos jogos da série, mas alterando o design dos personagens para o polêmico chibi e os seus pequenos treinadores com cabeças grandes.
Se você está preocupado com a aparência dos personagens fofinhos que andam pelo mundo do jogo, saiba que, pelo menos dentro das batalhas, a direção artística segue uma linha bem mais parecida com os jogos atuais da franquia. Os treinadores assumem proporções mais tradicionais, comparáveis a Sword/Shield, e os Pokémon também mantém as animações e a fluidez de movimento dos jogos da oitava geração.
Customização de personagens
Adicionalmente, trazendo um novo recurso para Sinnoh e também mantendo a tradição dos novos jogos, agora é possível customizar as roupas do seu personagem. A liberdade, no entanto, não é tão grande quanto em Sword/Shield, por exemplo. Em vez de selecionar peças separadas de roupa para combinar e fazer seu próprio estilo, em BDSP só é possível escolher trajes temáticos prontos.
Pokémon fora da Pokébola e livre acesso ao PC
Se você é um dos vários treinadores que prefere libertar o seu monstrinho favorito de sua apertada Pokébola, pode ficar tranquilo ao jogar Brilliant Diamond/Shining Pearl. Mesmo com os diminutos treinadores, é possível andar por todo o jogo acompanhado pelo Pokémon da sua preferência sem problemas.
Outro ponto que permite que você sempre esteja perto do seu Pokémon favorito é o novo método de acesso rápido ao PC de armazenamento dos seus monstrinhos. Assim como nos títulos da oitava geração, agora é possível alterar os Pokémon da sua party à vontade, sem precisar andar até um Centro Pokémon.
Pokébolas com Stickers
Além de deixar a Pokébola mais bonita, a escolha dos adesivos determina o efeito visual que aparece quando seu Pokémon é lançado para a batalha ou para um Super Contest Show. O efeito é relacionado ao nome e aparência do Sticker, como Heart gerando corações, Fire fazendo um efeito de fogo, Electricity para eletricidade, entre vários outros.
TMs de uso único e Exp. Share sempre ligado
Enquanto os ataques conhecidos como Hidden Machines (HMs) sempre permitiram um número ilimitado de utilizações em seus Pokémon, os Technical Machines (TMs), pelo menos até a quinta geração, só podiam ser usados uma única vez. BDSP marca o primeiro retorno da função original do uso dos TMs. Aparentemente, todos os TMs poderão ser adquiridos múltiplas vezes durante o jogo, mas é bom utilizá-los com mais cautela da mesma forma.
Quanto ao Exp. Share, o item que distribui a experiência recebida em batalha igualmente para todos seus Pokémon, não será possível desligar o seu efeito durante o jogo. A escolha irá com certeza desagradar muitos jogadores, mas, pelo menos por enquanto, a informação é que a experiência sempre será compartilhada entre toda sua party de monstrinhos.
Utilização do Pokétch
Algumas das funções confirmadas para o acessório são: a sua lista dos seis Pokémon que estão com você, assim como o HP de cada um; um “bloco de notas” em que é possível desenhar e escrever; um contador da felicidade dos seus Pokémon; a Dowsing Machine, que serve como um radar para buscar itens escondidos, e o tradicional contador de passos.
A novidade mais interessante é o uso dos outrora infames HMs pelo Pokétch. Em vez de você precisar equipar algum Pokémon com um ataque pouco útil apenas para ultrapassar algum obstáculo no mundo do jogo, agora é possível utilizar técnicas como Surf, Strength e Cut de forma bastante cômoda diretamente pelo aparelho Pokémon. Não é mais preciso se preocupar em ter o monstrinho adequado para certos momentos de locomoção, basta você apertar alguns botões no Pokétch e seguir em frente.
The Grand Underground
O local, dividido em seis subáreas distintas, ficou ainda maior e agora abrange a totalidade do mapa de Sinnoh. Adicionalmente, cada uma dessas áreas possui os seus próprios Pokémon Hideaways, biomas diferentes onde alguns Pokémon exclusivos para a região aparecem caminhando pelo overworld, assim como os monstrinhos selvagens de Sword/Shield.
O minigame de minerar dos primeiros jogos também está de volta. Você continuará utilizando um martelinho e uma picareta para procurar fósseis, Spheres, que são basicamente o “dinheiro” do Underground e Shards, que atuam como moeda de troca com NPCs do jogo.
Algo inédito que agora é possível encontrar durante a escavação são estátuas de Pokémon. As Secret Bases, bases no Underground que funcionam como cantinhos especiais customizáveis, também estão de volta, só que agora o único item que você pode utilizar na sua decoração são essas novas estátuas. Colocar várias estátuas de Pokémon do mesmo tipo, por sinal, influencia a quantidade de monstrinhos desse tipo que podem aparecer para captura dentro dos Pokémon Hideaways.
Super Contests Shows
Adicionalmente, cada concurso possui três fases distintas: a avaliação visual, a de dança e a dos movimentos (ou ataques) dos Pokémon.
Durante a parte visual, que avalia seu Pokémon exclusivamente pelos stats específicos de contest dos monstrinhos, o uso dos Poffins (comida especial que você pode preparar para ajudar nos concursos) auxilia tanto quanto os Stickers colocados na Pokébola. Além de ser possível ganhar novos Stickers realizando Super Contests, o uso deles também influencia diretamente na performance do seu Pokémon durante a etapa visual.
A segunda parte, de dança, apresenta um novo minigame de ritmo que lembra jogos como Guitar Hero e Rock Band. E a terceira, dos movimentos, coloca seus Pokémon utilizando ataques para ganhar pontos. Basicamente, cada ataque possui um atributo específico que funciona melhor para concursos diferentes.
Online
Em vez de você precisar caminhar até um centro Pokémon para acessar o recurso, dessa vez, assim como nos jogos mais recentes da franquia, basta pressionar o botão Y para acessar a Union Room de qualquer lugar. Você pode esperar pelas tradicionais Batalhas e trocas online com outros treinadores jogando BDSP, mas já está confirmado que não haverá um sistema de lutas ranqueadas.
Por fim, o suporte para o serviço de armazenamento de monstrinhos no Pokémon Home já está confirmado, no entanto ele só terá início em algum momento não especificado de 2022.
Revisão: Cristiane Amarante