Em entrevista ao GameSpot, Sakamoto afirmou que a equipe decidiu se concentrar em "atuação ou recursos visuais", em vez de palavras e voz. Dessa forma, poderiam focar no tema principal do título: o pavor. Segundo ele:
"Nesse jogo, Samus mal fala. O motivo de eu querer fazer assim é o tema principal deste jogo, que é o pavor. Eu senti que para transmitir a situação atual de Samus ou o que Samus está pensando agora, isso seria melhor transmitido ao jogador não através de palavras reais ou voz real, mas mais com atuação ou visual. Quero que o jogador pense: 'O que está acontecendo? O que Samus está sentindo agora?' É por isso que decidi seguir este caminho para este jogo".
Sakamoto possui larga experiência na franquia. Antes de Dread, ele foi designer de Metroid (NES); diretor de Super Metroid (SNES), Metroid Fusion (GBA), Metroid: Zero Mission (GBA) e Metroid: Other M (Wii); consultor de Metroid Prime: Federation Force (3DS) e produtor de Metroid: Samus Returns (3DS). Metroid Dread já está disponível exclusivamente no Switch.
Fonte: Nintendo Everything