Durante o anúncio de Sora como o último lutador DLC de Super Smash Bros. Ultimate (Switch), foi revelado que a série Kingdom Hearts chegará ao Nintendo Switch por meio de jogabilidade na nuvem. A notícia provocou críticas de jogadores, que se manifestaram contra a necessidade de se estar constantemente conectado à internet para jogar, especialmente nos primeiros games da franquia. Nesta sexta-feira (15), a Square Enix se manifestou a respeito dessa decisão de utilizar tecnologia cloud nos títulos.
O site Nintendo Life conseguiu falar com o produtor de Kingdom Hearts, Ichiro Hazama. Confira suas declarações:
Nintendo Life: Olhando de fora, vimos ports de alta qualidade de outros jogos clássicos da Square Enix, como Final Fantasy X|X-2, rodando nativamente no Switch. Então qual foi a razão para lançar a série Kingdom Hearts no Switch como versões em nuvem, em vez de otimizá-la para rodar nativamente no hardware do Switch?Ichiro Hazama: Há algum tempo, nosso diretor Testuya Nomura expressou seu desejo de entregar a série Kingdom Hearts para jogadores de Nintendo Switch, tendo ele visto e ouvido a demanda. Então uma grande quantidade de consideração foi feita internamente. Trazer esses títulos ao Nintendo Switch provou-se ser bem difícil por várias razões, incluindo a capacidade de armazenamento do hardware, mas estamos animados por termos conseguido fazer isso acontecer pela primeira vez, utilizando o serviço em nuvem.Nintendo Life: Entendemos que seria quase impossível ter toda a série rodando sem problemas no Switch, mas seria possível que Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix pudesse ser retrabalhado para rodar nativamente no Switch no futuro?Ichiro Hazama: Neste momento, a produção de uma versão nativa não está decidida. Acreditamos que a versão na nuvem é atualmente a melhor maneira de entregar a série Kingdom Hearts aos jogadores do Nintendo Switch, mas estamos sempre animados para ouvir o feedback de nossos fãs e queremos agradecê-los por todo o apoio.
Parte das falas de Hazama segue a mesma linha das declarações que Tetsuya Nomura deu no ano passado. O desenvolvedor afirmou que a Square Enix considerou ports dos títulos existentes para a plataforma da Big N, mas descobriu que seria "tecnologicamente difícil".
Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix, Kingdom Hearts HD 2.8: Final Chapter Prologue e Kingdom Hearts III ainda não têm data para chegar ao Nintendo Switch.
Fonte: Nintendo Life