Hironobu Sakaguchi explica como o personagem Cid se tornou recorrente na série Final Fantasy

Em entrevista, Sakaguchi falou também sobre a independência dos mundos de Final Fantasy e seu amor por personagens mais velhos em geral.

em 30/10/2021



Criador da série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi atualmente encabeça sua própria empresa, Mistwalker. Em entrevista, o pai da série FF recentemente falou sobre uma das marcas da série, o personagem Cid, presente em quase todos os jogos da série desde Final Fantasy II (NES), e frequentemente relacionado às peculiares aeronaves dos jogos.


A discussão sobre os diversos personagens chamados "Cid" surgiu em uma entrevista a respeito do Final Fantasy Pixel Remaster com Hironobu Sakaguchi e o gerente da marca Final Fantasy Yoshinori Kitase. Os anfitriões são o compositor Kenichi Maeyamada (conhecido como Hyadain) e o locutor Chiaki Matsuzawa.




Abaixo as transcrições traduzidas do trecho da entrevista onde Sakaguchi fala sobre Cid e seu amor por personagens velhos:
Hyadain: “Isso mesmo, eu tenho uma pergunta. Sakaguchi-san, você mencionou anteriormente que cada título se passa em seu próprio universo. No entanto, acredito que sempre há um personagem chamado Cid que reaparece chamado Cid. ”

Hironobu Sakaguchi: “Ah, sim, sim.”

Hyadain: “Além disso, seu papel é, como devo dizer, sempre tem algo a ver com máquinas e tal.”

Chiaki Matsuzawa: “Certo, como um engenheiro em cada série.”

Hyadain: “E em Final Fantasy IV, ele até se junta às batalhas. Os Cids estavam conectados de uma forma ou de outra? ”

Hironobu Sakaguchi: “Er, não muito em particular [risos].”

Hyadain: “Sério ?! Nada?"

Hironobu Sakaguchi: “Bem, não, ele simplesmente continuava aparecendo nos jogos, então decidimos que era hora de jogá-lo nas batalhas [risos]. Surpreendentemente, foi só isso. ”

Hyadain: “Antes da luta dos Elfos Negros, você tinha um grupo composto por Yang, Cid, Tellah e o protagonista. Um grupo cheio de velhos. ”

Hironobu Sakaguchi: “Ah, certo, sim. Sempre gostei de caras velhos. ”

Chiaki Matsuzawa: “Isso explica por que todos os velhos nos jogos Final Fantasy são adoráveis ​​ou maravilhosos.”

Hironobu Sakaguchi: “Isso mesmo. Em Final Fantasy I, existem esses sábios. Havia uma parte que tinha doze ou oito deles aparecendo em um círculo. Essa é a minha parte favorita de todos os tempos. Eu apenas gosto de caras mais velhos [risos]. ”

Chiaki Matsuzawa: “Mesmo quando você olha para personagens como Ramuh, você tem uma sensação de amor por homens velhos ou algo parecido.”

Hyadain: “Agora que você mencionou, há muitos caras velhos.”

Hironobu Sakaguchi: “Sim, existem. As pessoas reclamaram deles, os grupos do velho. ”

Hyadain: “Sério? Eu amei eles."

Hironobu Sakaguchi: “É mesmo? Foi apenas uma coisa pequena [risos]. ”
Se você tinha curiosidade em saber por que há tantos idosos (inclusive as versões de Cid) em Final Fantasy, especial nos clássicos, agora já sabe a resposta de Hironobu Sakaguchi. A coletânea Pixal Remaster da série ainda não tem previsão para ser lançada nos consoles. Recentamente foi anunciado que Final Fantasy V Pixel Remaster será lançado em 10 de novembro para PC e celular, restando apenas mais o sexto título da coletânea. Enquanto isso, Chocobo GP está a caminho do Nintendo Switch e chegará exclusivamente ao híbrido da Nintendo em 2022.


Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.