No próximo dia 8 de outubro, a Nintendo lançará o Nintendo Switch (modelo OLED). Com uma tela de OLED maior, capacidade de armazenamento aumentada, um suporte ajustável mais robusto para o modo semiportátil e uma base com entrada LAN embutida, o produto integra-se à linha de consoles já existentes, sem melhorias na capacidade gráfica em relação aos antecessores.
No entanto, meses antes de seu anúncio, diversos veículos de imprensa noticiaram que esta nova versão da plataforma teria suporte a 4K em modo TV, o que acabou não acontecendo. Agora, o portal de notícias Bloomberg publicou, nesta quarta-feira (29), que pelo menos 11 estúdios diferentes possuem kits de desenvolvimento para Switch capazes de rodar gráficos nesta resolução maior.
Segundo fontes que conversaram com os jornalistas Takashi Mochizuki e Olga Kharif na condição de anonimato, a Big N teria distribuído esses kits antes do anúncio do modelo OLED e pedido que desenvolvedoras criassem jogos que fizessem uso do 4K. Uma pessoa que teria conhecimento dos planos da empresa japonesa disse que a decisão de remover suporte à resolução no Switch OLED foi motivada pela falta global de componentes eletrônicos, agravada pela pandemia de Covid-19.
A reportagem afirma que entre as produtoras que possuem esse kit aprimorado está o estúdio Zynga, conhecido por desenvolver títulos para dispositivos móveis e um dos responsáveis por Star Wars: Hunters, que deve chegar ao Switch em 2022.
Mesmo tendo posse dos kits, os estúdios se recusaram a especular os planos da Nintendo para um novo console, embora seus games criados com 4K em mente tenham previsão de lançamento a partir do segundo semestre de 2022. A matéria relata que insiders acreditam que uma plataforma da companhia capaz de reproduzir gráficos nesta resolução não deve chegar ao mercado pelo menos até o final do ano que vem.
Procurada pela Bloomberg, a Nintendo disse que as afirmações da reportagem são "imprecisas", sem especificar de quais informações se referia.
Aualização (29/09, às 22h45): por meio de sua conta corporativa no Twitter, a Nintendo se pronunciou dizendo que as informações da reportagem da Bloomberg não são verdadeiras.
A news report on Sept. 30, 2021(JST) falsely claims that Nintendo is supplying tools to drive game development for a Nintendo Switch with 4K support. To ensure correct understanding among our investors and customers, we want to clarify that this report is not true. (1/2)
— 任天堂株式会社(企業広報・IR) (@NintendoCoLtd) September 30, 2021
"Uma reportagem de 30 de setembro de 2021 (horário do Japão) falsamente afirma que a Nintendo está fornecendo ferramentas para incitar desenvolvimento de games para um Nintendo Switch com suporte a 4K. Para garantir o entendimento correto entre nossos investidores e clientes, gostaríamos de esclarecer que esta reportagem não é verdadeira.Também queremos reafirmar que, como anunciamos em julho, não temos planos para novos modelos além do Nintendo Switch - Modelo OLED, que lançará em 8 de outubro de 2021."
Atualização 2 (30/09, às 21h12): ao site Kotaku, o estúdio Zynga negou que tenha kits de desenvolvimento 4K para Switch, dizendo:
"Para esclarecer, a Zynga não tem um kit de desenvolvimento 4K da Nintendo. Como uma desenvolvedora de Switch para o jogo Star Wars: Hunters, que a Zynga anunciou em um Nintendo Direct recente, podemos confirmar que nenhum dos kits de desenvolvimento que a Zynga tem ou está recebendo são kits de desenvolvimento 4K. ”
Fonte: Bloomberg