A Nintendo revelou, durante o aguardado Direct da E3 2021, uma nova e empolgante entrada na série WarioWare, após longos anos de espera pela comunidade amante das coleções de microgames caóticos. WarioWare: Get It Together! é o nome do novo título, que será lançado exclusivamente para Nintendo Switch em 10 de setembro de 2021, provocando uma mudança severa no estilo de gameplay, com destaque significativo para a mecânica multiplayer, ainda que mantendo a mesma essência que tanto gostamos.
A maluquice organizada está de volta!
Get It Together! é o primeiro jogo da franquia para o Nintendo Switch, e o primeiro em um console de mesa desde Game & Wario (Wii U) de 2013, que mais servia como um spin-off da série do que um título convencional. O mais recente lançado, no entanto, é WarioWare Gold (3DS) de 2018, que apesar de possuir premissas interessantes, deixou a desejar em alguns pontos, segundo a crítica e fãs mais ferrenhos.
A série fez sua estreia em 2003 como WarioWare, Inc. Mega Microgames (GBA) para o Game Boy Advance, que foi posteriormente portado para o GameCube como WarioWare, Inc. Mega Party Games (GC). Os jogadores se apaixonaram imediatamente pela autenticidade da franquia, potencializada pelo carisma e reflexos peculiares de Wario, o protagonista de Diamond City.
Mesmo que ainda seja considerada um jogo de nicho nintendista, a série torna-se mais conhecida a cada nova entrada, principalmente pela falta de party games caprichados como tínhamos antigamente na série Mario Party.
A turma toda vem aí
Apresentando quase o elenco completo de personagens da franquia, o game já mostrou que muda as coisas se comparado à fórmula mais tradicional da série. Desta vez, o personagem que você escolher para jogar afetará a maneira como você resolve os microgames e interage com o cenário escolhido.
Além disso, você controlará diretamente Wario e seus amigos não apenas dentro dos microgames de autoria do bigodudo, mas também nos jogos dos demais membros da empresa. Seja dando porradas com Wario ou lançando feitiços com Ashley, cada microgame promete utilizar os poderes absurdos e pitorescos dos personagens para alimentar o caos e a diversão, ocasionando em maneiras distintas de resolver os rápidos desafios apresentados em cada um dos mais de 200 microgames já confirmados.
À primeira vista, o visual pode não impressionar, mas a série sofre uma mudança bastante grande também no design com a chegada do título no Switch. Na realidade, os próprios personagens antes só serviam como figurantes para as cutscenes dos jogos, com aparições extremamente raras nos próprios microgames, que duram apenas alguns segundos. Já em Get It Together!, eles terão agora um papel ativo seja qual for o microgame jogado.
Com a presença de todos os personagens, os microgames ligados às "campanhas" de personagens individuais, terão a participação de todos, com suas habilidades especiais inclusas. O impacto desta decisão de projeto, que traz uma certa complexidade que justifique a trama, é mais uma das incógnitas que só descobriremos ao jogar o game completo.
A segunda grande inovação de Get It Together! é também a que deixou a comunidade mais ansiosa: o modo cooperativo para dois participantes, terá um grande impacto sobre a estrutura do jogo, ainda que seja possível jogá-lo livremente sozinho. Resta saber até que ponto, já que não tivemos acesso a todos os modos de jogo anunciados.
Ação frenética em pouquíssimos segundos
Os microgames, para os leigos na série, são pequenos desafios incrivelmente rápidos construídos para testar seus reflexos, paciência e, às vezes, sua flora intestinal. Dentre tamanha variedade de literalmente qualquer coisa, os já mostrados envolvem espantar moscas de um pé fedorento, derrubar um porquinho de guardar dinheiro, e até mesmo retirar os pêlos das axilas de uma estátua grega. Pode parecer esquisito e repugnante, mas afinal, Wario sempre teve em peidos e outras nojeiras o seu ponto forte.
O objetivo dos jogos WarioWare é jogar tantos destes microjogos seguidos até perder toda sua vida. Você perde uma vida cada vez que falha o objetivo de um microjogo. Perde quatro vidas, e o jogo acaba, com o jogo registrando a alta pontuação de sua sessão.
Você poderá jogar cooperativamente em um mesmo Switch ou em dois consoles por meio de uma conexão local sem fio. No entanto, o modo cooperativo estará disponível apenas localmente, com poucas opções online já confirmadas.
A série é reconhecida justamente por fazer ótimo uso de todas as funções únicas da plataforma na qual seus títulos estão inseridos. Daí, pela diversidade de entradas de dados que o Joy-Con oferece e com base nos títulos anteriores, era esperado uma grande diversidade de maneiras de se jogar, incluindo controles de movimento, ou uso do sensor de infravermelho do controle direito.
A escolha da Nintendo, no entanto, foi de simplificar ao máximo a maneira de se jogar, baseando a jogabilidade inteira do game em apenas se movimentar com os analógicos e utilizar o poder do personagem clicando no ‘A’. Apesar de controversa, a opção abriu o leque de controles possíveis ao game, com o Pro Controller ou demais third party ampliando o leque de opções.
Os desenvolvedores mais malucos que já se viu
A lista de personagens jogáveis já está quase terminada, graças a uma combinação do trailer de revelação e a jogabilidade mostrada no Nintendo Treehouse, juntamente com a demo lançada em Agosto. A transmissão da Treehouse incluiu uma tela final de seleção de personagens com treze slots de personagens, dos quais apenas seis foram escondidos.
Além disso, vários personagens não visíveis na seleção foram mostrados no trailer ou ao longo da jogatina. Levando tudo isso em vista, os personagens atualmente conhecidos como jogáveis são os seguintes:
- Wario
- Jimmy T.
- Mona
- Dr. Crygor
- Orbulon
- Dribble & Spitz
- Mike
- Young Cricket
- 9-Volt
- 18-Volt
- Kat & Ana
- Ashley
É o elenco típico de WarioWare, com presenças basicamente de todas as entradas na franquia. Sabendo então que cada um desses membros do elenco tem sua própria maneira de se mover pela tela e interagir com os objetos, ainda não está totalmente claro como todos eles jogam; portanto, devemos aguardar o lançamento para afirmar com mais propriedade.
O próprio anfitrião, Wario, ostenta um jetpack que o deixa voar livremente e dá troncadas no ar, enquanto isso, Young Cricket é um personagem que não pode voar, mas que pode dar saltos bem altos. Cada novo personagem apresentado tem um tutorial rápido e útil, mostrando seus controles simples e habilidades agradáveis.
Como os personagens afetam o gameplay
A mudança drástica com esta entrada tem deixado alguns fãs descontentes, mas cada um dos microjogos em WarioWare: Get It Together! são construídos com muito cuidado em mente. Alguns microjogos podem ser mais fáceis para alguns personagens e mais difíceis para outros, mas cada personagem pode completar cada jogo. E isso é visível já que os personagens são construídos e projetados para uma operação cooperativa.
A mudança na jogabilidade específica dos personagens certamente muda a mentalidade dos jogadores, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Nos antigos jogos WarioWare, nem sempre é claro como você precisa interagir com um microgame até que você já o tenha perdido. Assim, o sucesso no jogo se baseava quase que apenas no instinto de memorização ou no erra-e-acerta.
Na entrada do Switch, a confusão fica mesmo reduzida, já que todos personagens oferecem os mesmos controles, mesmo que eles interajam com eles de forma diferente. A dificuldade se resumirá em aprender os comandos de cada personagem para dominar seu estilo de jogo, mas uma vez dominado, o jogo flui incrivelmente bem.
A mudança pode ser assustadora, especialmente para uma série amada e já existente desde o Game Boy Advance, mas a sensação mesmo é que a Nintendo está mantendo intactas as raízes caóticas da série enquanto também tenta algo novo.
Uma demonstração que deixou gosto na boca
A demonstração proporciona um gosto pequeno mas finalmente satisfatório sobre o que esperar do mais recente da série WarioWare. Ela mostrou vários modos com multiplayer para dois jogadores, além da história que também permite se jogar sozinho.
Ao escolher o modo de jogo, ambos os jogadores selecionam seus personagens e saltam para os jogos. Eles devem então trabalhar juntos para resolver cada microgame que o jogo cuspir neles. Quanto melhor finalizados, mais rapidamente os jogos subsequentes se aceleravam.
Após uma cutscene bem elaborada onde Wario anunciava triunfantemente a conclusão de seu último jogo, ele então chama o resto da equipe para vê-lo em ação, Wario não entende porque o jogo não está funcionando até que um par de lábios sorridentes surge em sua tela e transporta todo o elenco para o mundo de jogo, como já esperávamos.
A demonstração contém cerca de 10-15 microjogos, nos quais o jogador experimenta o máximo que puder antes de perder todas as suas vidas. Há a escolha de se jogar com três personagens em sua equipe ou uma opção para escolher todos os seis personagens demo, com cada opção oferecendo seu próprio quadro de pontuação mais alta.
Atenção, doidice à vista!
A série WarioWare tem tudo a ver com festejar e reagir aos eventos aleatórios que aparecem a cada segundo enquanto se joga, e certamente há muito espaço para que Wario e seus amigos — se é que podemos chamá-los assim — possam entreter os jogadores mais uma vez com a chegada de Get It Together!.
A demo surpreendeu a muitas pessoas ainda céticas com o game e certamente abriu os olhos de muitas pessoas para as dezenas de horas de diversão que o título pode oferecer. Apesar do nicho pequeno, certamente todo fã do Switch deveria dar uma chance ao título, pois garanto que irão se surpreender.
WarioWare: Get It Together! – SwitchDesenvolvimento: Intelligent Systems, Nintendo EPDGênero: Party GameLançamento: 10/09/2021Expectativa: 4/5
Revisão: Diogo Mendes