Conhecido como “o original”, Arceus é tido como o criador da região de Sinnoh, palco das aventuras em Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (DS) e Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch), mas algumas pessoas dizem que o Pokémon também é o criador do universo e de todos os outros monstrinhos que nele habitam, junto com os Guardiões do Lago e o Trio da Criação.
Arceus também é a entidade maior em Pokémon Legends: Arceus, que chega ao Switch em 2022. E como já estamos na vibe para os remakes da quarta geração e a nova aventura em Hisui, que tal relembrar alguns detalhes sobre o Pokémon de número 493?
O que diz a Pokédex
Em seus jogos de origem, Arceus é descrito como “o Pokémon que moldou o mundo com seus 1.000 braços”, “que nasceu antes mesmo de o universo existir” e “que emergiu de um ovo em um lugar em que não existia nada e então criou o mundo”. Arceus é uma entidade tão misteriosa, que sua obtenção ficou restrita a eventos oficiais, sendo apenas um deles na América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos, em novembro de 2009.
Originalmente, a intenção era fazer a distribuição — limitada a eventos — do item Azure Flute, com o qual o jogador poderia ter acesso ao Hall of Origin e, dessa maneira, invocar Arceus e ter a chance de capturá-lo. No entanto, a Azure Flute nunca foi distribuída e o último meio legítimo de conseguir o Pokémon foi por meio de um código obtido na edição de fevereiro da revista japonesa CoroCoro, em 2018, e que podia ser resgatado nos jogos Ultra Sun/Ultra Moon (3DS).
As diversas origens de um Pokémon-deus
De aparência equina, Arceus se assemelha fisicamente à criatura mística Qilin, da mitologia chinesa (e do Leste Asiático no geral), associada aos bons presságios. No entanto, outras culturas também estão presentes no design desse Pokémon, como a egípcia (Ápis) e a hindu (Dharmachakra e Bhavacakra), bem como divindades criadoras de diversas religiões, como a xintoísta e a budista.
Do lado xintoísta, acredita-se que Arceus tenha sido baseado nos deuses Kuni-no-Tokotachi e Ame-no-Minakanushi, que invocaram Izanami e Izanagi, as divindades responsáveis pela criação do Japão. Outra possível relação entre o Pokémon e religião se dá no budismo, com Avalokiteshvara, muitas vezes representado com 11 cabeças e 1.000 braços (referência que é mencionada na Pokédex) ou em uma manifestação branca com quatro braços, a qual parece ter servido de inspiração para o tipo Normal de Arceus.
Estátua de Qilin no Palácio de Verão (Yiheyuan), em Pequim, China |
Entre outros significados etimológicos, o nome deste Pokémon também pode ser uma referência a Arcésio, o qual alguns escolásticos da Odisseia, poema épico de Homero, consideram ser filho de Zeus, teoria também reforçada por Ovídio. Zeus, inclusive, pode ser uma das possíveis interpretações de eus presente em Arceus.
Sahasrabhuja Sahasranetra, manifestação com 1.000 braços de Avalokiteshvara |
Até a chegada de Sword/Shield (Switch), Arceus era o único Pokémon com um total de 720 em seus parâmetros. Atualmente, ele divide esse valor com Zacian e Zamazenta, os lendários da oitava geração.
Curiosidades adicionais
Em Pokémon Conquest (DS), Arceus também é considerado o criador do continente de Ransei e se manifesta para o avatar do jogador na batalha final contra Nobunaga Oda. Além disso, o Pokémon-deus aparece em outros jogos, seja na forma de troféu, em Super Smash Bros. (3DS/Wii), ou NPC, em Pokémon Super Mystery Dungeon (3DS).
No TCG, Arceus está presente em quase todos os tipos, exceto Dragon e Fairy. Se ele já era considerado uma entidade onipresente na quarta geração, esse conceito foi expandido para o jogo de cartas: um baralho pode ter quantas cartas de Arceus o jogador quiser, diferentemente das outras, que possuem limite de cópias.
Enfim, por mais que seja o mestre dos Guardiões do Lago e do Trio da Criação, Arceus só foi reconhecido oficialmente pela Nintendo em fevereiro de 2009, quando seu filme estreou nos cinemas japoneses, e o Pokémon foi apresentado em conferências internacionais em agosto do mesmo ano. Junto a ele nessa lista de "Pokémon reconhecidos tardiamente" também estão Darkrai e Shaymin.
Arceus é, sem dúvida, um Pokémon único em diversos sentidos. Você já teve a oportunidade de registrá-lo em algum jogo?
Fontes: Bulbapedia, Pokémon Wiki
Revisão: Felipe Fina Franco