Em entrevista publicada no site GamesRadar+ na última quinta-feira (12), o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, comentou sobre a estratégia da Microsoft de transformar seu segmento de videogames em uma plataforma acessível em diferentes dispositivos. Embora tenha falado sobre a expansão do app Xbox e do Xbox Game Pass para outros hardwares, o executivo afirmou que não há planos atuais de trazer os serviços para outros consoles, incluindo o Nintendo Switch.
Ao ser perguntado sobre os rumores de que o aplicativo Xbox chegaria à plataforma da Big N, Spencer disse:
"Sabe, evolução sempre leva tempo. Há diferentes pontos fortes que diferentes companhias construíram por meio de trabalho árduo, e algumas dessas mudanças, elas podem ver como disruptivas. E elas têm seus próprios ritmos e cadências de negócios em que querem fazer essas mudanças.Para sermos bem sucedidos, não acho que outra companhia tem que ficar menor. Eu quero que a indústria continue a crescer e a acelerar seu crescimento. Se você compra um Switch, e você quer jogar Minecraft, e eu compro um PlayStation para as minhas crianças... se eles não conseguirem jogar juntos, isso não ajuda no crescimento dos games, na minha opinião. Essa guerra pode ajudar um dispositivo ganhar de outro dispositivo, mas não ajuda a indústria. Acredito que focar na alegria do jogador, na facilidade de jogar e na acessibilidade é, no longo prazo, a estratégia certa. E acho que a indústria irá se mover nessa direção porque é o que os jogadores demandarão."
O jornalista Keith Stuart reforçou sua pergunta sobre a existência de uma parceria entre Microsoft e Nintendo, a que o empresário respondeu:
"Sabe, essa é a pergunta certa porque pessoas normalmente me perguntam sobre lançar um ou outro game individual. E quero dizer que quero que a experiência completa Xbox seja algo que entreguemos. Não temos planos de trazê-la para outros tipos de plataformas fechadas no momento, principalmente porque essas plataformas fechadas não querem algo como o Game Pass. Há várias plataformas abertas nas quais podemos crescer, a web, PC e mobile. Então nosso foco, francamente, está nessas plataformas.
Isso não é um ataque a qualquer um que tenha um sistema que funcione para si. Consigo entender porque a disrupção do Game Pass não é algo que eles querem agora.
No final, quando dizemos que queremos que todos possam jogar no Xbox, realmente queremos dizer que, se pudermos trazer essa experiência completa para um dispositivo que os jogadores desejam, estaremos totalmente abertos a essas discussões."
Os rumores sobre algum tipo de colaboração entre Microsoft e Nintendo reacenderam no último mês de abril, quando leakers e jornalistas afirmaram que um Switch presente na prateleira de Spencer em uma transmissão indicaria uma possível parceria.
Fonte: GamesRadar+