Com relatos desde as primeiras levas do Nintendo Switch, o Joy-Con com Drift, principal problema enfrentado pelos donos do console, continua sendo um empecilho para os jogadores, ainda que soluções até mesmo caseiras tenham surgido com o tempo.
Com diversos casos de processos jurídicos aplicados à Nintendo acerca do problema, a empresa parece evitar ao máximo tocar no assunto ou mesmo fazer grandes modificações em seus controles, passível de gerar decisões contrárias à companhia japonesa nos tribunais. Para acalmar a situação e dar satisfação aos seus clientes, a opção escolhida foi substituir todos os controles com defeito por novos — mesmo que estes também sofrerão o problema com o tempo.
A chegada oficial em solo brasileiro
Com a chegada institucional da Nintendo no Brasil, o serviço autorizado de reparos oficial é oferecido pela paulista Deal4b e inclui a substituição de Joy-Con com problemas de Drift em sua cartilha de serviços gratuitos, além de vários outros serviços pagos interessantes.
Com o intuito de auxiliar a todos com dificuldades em seus controles, resolvemos redigir esse guia com o passo-a-passo para todos que precisarem, contando com a minha própria experiência de já ter necessitado substituir todos os meus 4 controles em razão desse mesmo problema.
Conhecendo o problema
O primeiro passo é identificar o problema. Apelidado de apenas Drift pela comunidade — em português, deslizar ou derrapar — o defeito é diagnosticado ao perceber que o console reconhece movimentos no analógico sem o mesmo estar pressionado, ou ainda, ao estar direcionando para uma posição contrária à executada de fato no controle.
Além de incomodar durante as jogatinas, o problema pode ser mais nitidamente percebido ao tentar calibrar o analógico pela opção: Menu do Switch > Configurações do Console > Controles e Sensores > Calibrar Botões Analógicos; em que será mostrado a direção e movimentação da alavanca do Joy-Con percebida pelo sistema.
Se for possível verificar o problema neste momento — e ele persistir após a opção de atualizar os controles ou ressincronização — você estará apto para a troca e será necessário gravar um vídeo do problema a partir da tela de Calibração, com o controle aparecendo visível na filmagem para envio e comprovação do defeito.
O canal de contato
A partir disso, será necessário enviar um e-mail para o endereço:
suporte.nintendo@deal4b.com.br
Se apresentando e explicando o problema, enquanto manifesta a vontade de iniciar o atendimento para o serviço de trocas de controles defeituosos.
Após algum tempo, será enviado um e-mail confirmando o recebimento da solicitação e explicando todas as regras, assim como, deixando claro que a troca somente é feita para os controles nos quais o problema for constatado ao chegar na loja.
Você encontra o número de série ao encaixar os Joy-Con no tablet e buscar pela opção nas Configurações |
Além disso, vale destacar que não há como trocar por controles de coloração diferente da enviada, a não ser que não haja a cor do seu Joy-Con no estoque. Tenha em mente que nem todas as cores e modelos existentes estarão disponíveis para a troca, dificuldade em especial para os donos de edições especiais, que deverão buscar soluções não oficiais diversas para o problema caso queiram o mesmo controle.
O e-mail a ser enviado em seguida deve seguir o formato:
Estou de acordo com todos os termos e condições.- Nome completo:- CPF:Endereço para recebimento do produto- Rua/ Avenida/ Praça/ Travessa/ Estrada/ Rodovia:- Número da residência e complemento se houver:- Bairro:- Cidade:- CEP:- E-mail:- Telefone pessoal E contato para recados:- Foto ou cópia da nota fiscal para verificação da garantia (item não obrigatório em caso de Drift nos Joy-cons):- Se possível foto ou vídeo do defeito encontrado:- Informações dos componentes que serão enviados, no seguinte formato:Produto 1 / cor / Numero de série / ProblemaProduto 2 / cor / Numero de série / ProblemaProduto 3 / cor / Numero de série / ProblemaEx.: Joy-Con esquerdo / Verde / XBW00000000000 / Drift
Após essa etapa, você receberá um novo e-mail aceitando ou rejeitando o pedido com a devida justificativa. Para os casos positivos, um e-mail com o código postal endereçado para envio dos Correios chegará em sua caixa de entrada em até 5 dias úteis — o que não durou nem 24 horas em todas as minhas trocas durante dias úteis e horário comercial.
O envio mais tranquilo
Com o código em mãos, você terá aproximadamente 15 dias para fazer o envio, sendo necessário levar o controle até uma sede oficial dos Correios ou em uma autorizada. Vale destacar que o processo é todo gratuito até este momento, pois apenas, caso opte pelo envio em uma autorizada, não será fornecida embalagem alguma para o envio sem pagamento de taxa.
Acrescento, como dica da minha experiência pessoal, que você reforce à atendente que a caixa de transporte está inclusa no pedido do código. Além disso, leve consigo um rolo de plástico bolha ou demais materiais de proteção para o embalo do controle ou opte por embalá-lo em casa utilizando uma caixa própria.
As agências dos Correios não costumam oferecer este tipo de material de proteção e a Deal4b deixa clara a necessidade da chegada íntegra do produto na sede em São Paulo, sem responsabilidade nenhuma da empresa em eventuais danos logísticos.
Com o controle seguramente embalado e o código de rastreio em mãos, não deve demorar mais que 10 dias úteis para que seu controle chegue até a sede da empresa. Então, você receberá um e-mail confirmando a chegada, a constatação ou não do problema e demais instruções.
Em caso positivo, geralmente já é fornecida a DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) de transporte, seguida do código de rastreio para o retorno até o seu lar, que varia de acordo com a sua região no país, mas fica em torno de 15 dias — durou 2/3 dias para mim, localizado em MG, em todas as ocasiões.
A chegada do tesouro
Recebido o pacote, ele acompanhará uma folha detalhando o serviço que foi feito em seu aparelho ou mesmo a substituição dele por um novo, o que corresponde a 100% dos casos de Drift), além do(s) controle(s) enviado(s) novinhos, embalados em plásticos bolha e acompanhados de um adesivo com o seu código de série.
Folha recebida em caso de substituição por um novo Joy-Con |
Já tendo feito o procedimento diversas vezes, afirmo que é muito tranquilo e sem complicação alguma, sendo infinitamente superior aos demais serviços prestados por companhias de smartphones ou, principalmente, operadoras telefônicas brasileiras.
A Nintendo parece ter acertado em cheio ao escolher a Deal4b, que fez deste, um processo ainda mais fácil do que é nos EUA, onde também tive que passar pelo processo por meio do telefone de contato da empresa e que foram necessárias outras etapas penosas no período que estive morando por lá.
Algumas dúvidas adicionais
Apesar de não confirmado, existem alguns relatos de pessoas que conseguiram trocar seus controles com Drift por novos, mesmo que eles apresentassem outros problemas, como a falha do flat cable, que estraga os botões SR e SL assim como a luz indicativa de jogador. Não é confirmado se esse é o caso para qualquer outro defeito.
Controles que foram já abertos ou modificados não permitem o uso da troca gratuita e substituição por um novo, uma vez que levanta a hipótese do problema ter sido propositalmente induzido pelo jogador apenas para receber um controle novo. O mesmo vale para aqueles que tentaram entupir de resíduos lubrificantes ou demais “soluções caseiras” do problema.
Não há problema algum em enviar um controle de uma outra região, seja americano, japonês ou europeu; desde que não violado, a troca poderá ser feita normalmente, com o Joy-Con recebido de volta trazendo consigo um incômodo adesivo da Anatel em suas costas, provando tratar-se de um produto oficial nacional.
Há poucos relatos de drift no Nintendo Switch Lite e Pro Controller mas, caso você tenha a má sorte de sofrer com o problema, o mesmo processo também é válido, com algumas reticências. O problema maior é que a troca ou o reparo não será gratuita, a menos que o console esteja na garantia. No final das contas, cada caso tem sua individualidade e é necessário entrar em contato com a Deal4b para mais informações.
Não há garantia de que os novos controles substituídos não voltem a apresentar o defeito ou qualquer outro problema, sendo necessário guardar a DANFE e/ou demais notas fiscais para validação da garantia do Joy-Con, que é sim renovada pela chegada de um controle novo.
Qualquer outra dúvida, utilize-se do canal oficial do suporte suporte.nintendo@deal4b.com.br para maiores informações, sendo estas, aqui presentes, apenas baseadas nas minhas múltiplas experiências com o serviço e retiradas de dúvidas com os funcionários do suporte da empresa. Dessa forma é passível que algumas informações se alterem com o passar do tempo ou mesmo passem a configurar como falsas, necessitando o contato direto com a Deal4b.
A situação futura
Cada vez mais controles de colorações diferentes ou edições especiais são lançados. Por esse motivo, é de se esperar um maior volume de Joy-Con apresentando problemas ou mesmo tendo novas modificações sutis visando consertá-lo, como já foi verificado pelos jogadores.
Resta para nós torcermos pela melhora cada vez maior da qualidade dos consoles da Big N e torcermos para que haja uma solução definitiva para o problema, haja vista que a próxima geração de consoles está próxima. Com isso, ainda haverão muitos controles necessitando de reparos ao longo do tempo.
E você? Já experimentou esse problema com algum de seus controles? Conseguiu fazer a substituição? Ficou com alguma dúvida? Conte-nos nos comentários abaixo!
Revisão: Felipe Fina Franco