Autonomous sensory meridian response, ou simplesmente ASMR, é uma forma de estímulo auditivo e/ou visual que vem sendo muito usada para promover relaxamento, bem-estar e melhor qualidade de sono. ASMR Journey — Animated Jigsaw, desenvolvido por Leandro Zufi e publicado pela brasileira QUByte Interactive, aproveita-se das principais características dessa técnica e entrega uma jogabilidade bastante relaxante, mesmo que não ofereça muito conteúdo.
Uma história simples e bonitamente ilustrada
Uma pequena bruxa comerciante de livros aparece em certa noite e oferece um livro intitulado ASMR Journey, com a promessa de garantir uma boa noite de sono. A história, bastante poética e relaxante, é dividida em cinco capítulos, cada qual servindo como um quebra-cabeça do jogo.
Apesar de curta, a viagem é uma boa pedida para relaxamento, já que conta com elementos da ASMR. Em outras palavras, não se trata de um jogo competitivo: sem tempo, modo multiplayer e pontuação, seu propósito é deixar que o jogador construa seu ritmo e aprecie a simplicidade que cada quebra-cabeça tem a oferecer.
É verdade que mais ilustrações poderiam conferir maior tempo de jogabilidade, mas o fato de o puzzle contar com três níveis de dificuldade — 60, 144 ou 350 peças — pode servir como um estímulo para revisitar o jogo mais tarde. Além dos efeitos sonoros relaxantes, as imagens também apresentam animações que transmitem alguns elementos apresentados na curta narrativa.
Quanto a montar os quebra-cabeças em si, o jogador pode conferir, a qualquer momento, a ilustração original para saber onde as peças devem ser encaixadas. Também é possível colocar em destaque as que compõem as bordas das gravuras, facilitando a jogatina — afinal, a regra número um de qualquer quebra-cabeça é começar pelas bordas.
Mesmo podendo ser considerado um jogo experimental, ASMR Journey possui dois grandes benefícios em relação à sua simples jogabilidade: suporte à tela sensível ao toque do Switch e suporte ao idioma português brasileiro. Dessa maneira, este puzzle consegue expandir seu público-alvo a crianças e pessoas mais velhas, que geralmente têm pouco ou nenhum contato com a língua inglesa e que podem apresentar dificuldades para manusear o Switch.
Por mais que não substitua a sensação de montar um quebra-cabeça físico, a touchscreen também ajuda no estímulo da coordenação motora, um dos benefícios desse gênero de jogo, já que é necessário arrastar as peças virtuais até seus locais corretos. De resto, as três dificuldades oferecem todos os benefícios que os quebra-cabeças prestam às pessoas, como melhorar a cognição e a memória e proporcionar relaxamento.
ASMR Journey tem, contudo, três pontos negativos, mas não muito prejudiciais à jogatina. O primeiro deles é não possuir sistema de autosave, obrigando o jogador a terminar por completo o quebra-cabeça, sem a possibilidade de parar na metade e continuar depois, por exemplo.
O segundo é o já supracitado limite de puzzles e isso acarreta o terceiro e último: a falta de uma galeria para conferir as imagens na íntegra — é uma pena o jogador não ter acesso a elas a qualquer momento, mesmo que dependessem da conclusão de cada um dos capítulos da história para seu desbloqueio.
Uma alternativa para combater o estresse
ASMR Journey — Animated Jigsaw Puzzle pode não ser um quebra-cabeça físico, mas consegue garantir todos os benefícios que esse tipo de jogo proporciona. Com jogabilidade simples e bastante acessível, este projeto experimental cumpre com o que promete e alia imagens animadas aos elementos da técnica ASMR, promovendo uma jogatina relaxante para combater o estresse do dia a dia.
Prós
- Jogabilidade simples e acessível, com três níveis de dificuldade;
- Bonitas ilustrações animadas;
- Boa combinação entre os benefícios dos quebra-cabeças e da ASMR;
- Suporte à tela sensível ao toque;
- Disponível em português brasileiro.
Contras
- Apenas cinco quebra-cabeças;
- Jogatina limitada;
- Sem sistema de autosave;
- Sem galeria externa para visualização das ilustrações na íntegra.
ASMR Journey — Animatede Jigsaw Puzzle — PC/Switch — Nota 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela QUByte Interactive