Com o lançamento de A Lenda do Herói: Edição Definitiva (Switch) para o console híbrido da Nintendo, contamos agora com mais um ótimo game de plataforma e aventura na biblioteca do console nintendista. Dentro dessa seleta coleção, o jogo não esconde a inspiração em clássicos renomados do passado, mas oferece desta vez um toque especial brazuca.
Ao longo de suas mais de 25 fases, além de nos divertirmos com as mecânicas e dublagem do jogo, somos constantemente relembrados de colecionáveis, equipamentos ou até mesmo frases que fazem referência direta — ou mesmo sutil — à vários games clássicos da indústria que marcaram gerações e certamente serviram de inspiração ao título.
Seja em relação à criação do jogo em si ou a elementos durante o gameplay, existem mais de 100 referências escondidas e espalhadas pelo universo do Herói, seja como letras, animações, inimigos, chefes, nomes de fases, locais dentro dos estágios ou até mesmo telas de loading. Tudo isso, além da referência mais direta, a franquia Wonder Boy.
Por tamanha quantidade de alusões, infelizmente não conseguimos condensar todas, mas contamos com a ajuda do Rafael Bastos, da própria equipe de desenvolvimento do estúdio Dumativa, para nos ajudar a localizá-las e destacar as mais memoráveis.
Referências nas Mecânicas de Jogo
- Bastion (Multi) e Thomas Was Alone (Multi), cuja a mecânica de narrador era o mais próximo de uma mecânica musical;
- Sonic, Mario, Donkey Kong e Wonder Boy, foram as principais inspirações gerais para as mecânicas de plataforma;
- Filmes da Disney, na estrutura de composição das músicas. O que facilitou para localização, em que a música e a cena são as mesmas, mas as letras variam muito dependendo do idioma;
- Se equilibrar na ponta de precipícios, referência de Sonic the Hedgehog;
- Segurar para carregar as Bolas de Fogo, referência à mecânica do canhão de Megaman;
- Equipamento de gancho, ou Hookshot, referência de The Legend of Zelda;
- Mecânica voadora do Super Herói no espaço - referência de Doomsday de Sonic 3 & Knuckles.
Referências no Visual do Jogo
- A estética 16-bits de clássicos do SNES e Mega Drive (Sega Genesis);
- Aparência e comportamento giratório das moedas, baseadas na franquia Super Mario;
- Os games contemporâneos Owlboy (Switch), Iconoclasts (Switch) e Momodora (Multi) foram as principais referências da utilização moderna dessa estética.
Referências Sutis durante Gameplay
Fase 1
- Título de "Colinas Verdejantes" (Greenish Hills) - referência à Green Hill Zone da franquia Sonic The Hedgehog;
- Toda a estrutura de plataforma e os inimigos cobras, referência à Wonder Boy;
- Frase “A Princesa está em outro castelo”, referência à franquia Super Mario.
Fase 2
Fase 3
- Bolha para recuperar o ar, referência à franquia Sonic The Hedgehog.
Fase 4
- Subchefe sala-armadilha, baseado no subchefe da Flying Battery de Sonic 3 & Knuckles (Multi);
- Botões que abrem portas com temporizador, baseado em portas com temporizador do Sonic 3 & Knuckles, Sandopolis.
Fase 5
- Carrinhos de mina, referência à franquia Donkey Kong Country.
Fase 6
- Alvos do equipamento de Hookshot - referência de The Legend of Zelda.
Fase 7
- Lua e aparência no começo da batalha contra o feiticeiro, referência ao Alucard da franquia Castlevania.
Fase 8
- Feiticeiro jogando o copo no chão, referência da Castlevania: Symphony of the Night (Multi).
A lenda dos Mortos
- O boss Gatoso, referência a Michael Jackson;
- O personagem Josefel, referência ao Zé do Caixão;
- Formato da mansão em um Hub de quatro portas, referência à franquia Resident Evil;
- Letras "H-E-R-O" na sequência de carrinho, referência à Donkey Kong Country.
Um jogo para se jogar e ouvir
Mesmo com numerosas referências ao longo das várias horas de gameplay, o jogo impressiona por ainda assim se manter autêntico e capaz de encher qualquer brasileiro de orgulho, principalmente aliado aos diversos toques brazucas também iconicamente presentes.
E você? Já pôde curtir este fantástico game brasileiro? Conseguiu perceber essas e outras referências enquanto jogava? Conte-nos nos comentários abaixo!
Revisão: Felipe Fina Franco
Matéria produzida com auxílio de Rafael Bastos, da desenvolvedora Dumativa