10 games da Nintendo que transformaram o mercado

Diversos títulos da Big N revolucionaram a forma que o mercado e o público viam os videogames.

em 28/08/2021

A Nintendo desde sua criação é conhecida por ser uma empresa que redefine os paradigmas da indústria de games, seja pelos jogos feitos com maestria ou as estratégias arriscadas com novos consoles.

Diversos títulos produzidos ou publicados pela gigante japonesa transformaram a ideia de videogame no imaginário popular mundial ao longo dos anos, geralmente ditando tendências e estabelecendo marcos em storytelling, game design e marketing.

Essa lista poderia facilmente passar de 20 jogos, mas vamos nos ater aos 10 tradicionais do nosso site, sinta-se à vontade para relembrar algum grande título que você considera revolucionário nos comentários.

10. Wii Sports

Apesar de ser um game que nem todos tem tanto apreço assim, Wii Sports (Wii) foi um verdadeiro fenômeno em seu lançamento e o título hoje ocupa a 4ª posição dos jogos mais vendidos de todos os tempos.

Na época, seu sucesso impulsionou os concorrentes a criarem seus próprios sistemas de motion control, devido ao evento cultural que foi sua recepção.  Seu sucessor Wii Fit também surfou na mesma onda e fez um sucesso estrondoso de vendas.

9. Animal Crossing: New Horizons

A série Animal Crossing já tinha feito sua própria revolução com o primeiro lançamento em 2001, que continha diversas das funcionalidades que fizeram New Horizons (Switch) um sucesso. 

Mas falando especialmente da entrada mais nova da série principal, o game lançado durante a pandemia da covid-19 em 2020 se tornou um verdadeiro alento para a comunidade, além de ter sido um dos maiores sucessos daquele ano, sendo até hoje o segundo game mais vendido do Switch.

New Horizons trouxe de volta o efeito do game de 2001, utilizando a calmaria, o relógio em tempo real, a gameplay simples e o conceito de comunidade global para criar uma experiência única e relaxante em um mercado tão competitivo com grandes títulos AAA cheios de explosões e aventuras megalomaníacas. 

8. Mario Kart

Super Mario Kart (SNES) chegou às lojas em 1992, oferecendo um game de corrida diferente do habitual para a época. As pistas animadas continham diversos obstáculos, o elenco de personagens era conhecido da franquia Mario e o sistema de derrapagem e vantagens ditariam tendência até hoje. 

A influência é tamanha que diversos ícones dos games ganharam sua versão em kart, como Crash, Sonic e Diddy Kong. Não é atoa que Mario Kart 8: Deluxe (Switch) é o game mais vendido do Switch.

7. Metroid

A franquia completou recentemente seus 35 anos e sua primeira entrada é a que escolhemos para a lista de hoje. Lançado em 1986, Metroid (NES) trouxe a caçadora Samus Aran e sua batalha contra os Space Pirates em um dos games que originou o que chamamos hoje de Metroidvania. 

Ele não apenas criou um subgênero próprio, mas também elevou o nível da indústria com um level e game design que na época fez diversos desenvolvedores sentirem inveja, localizando o jogador em um cenário side scrolling dinâmico, assim como introduziu a primeira protagonista feminina da história dos games.

6. Pokémon Red/Blue

Hoje ela é conhecida como a franquia mais lucrativa do mundo e apesar de sofrer críticas quanto ao seu comprometimento à qualidade de seus jogos, a Game Freak nasceu de uma ideia inovadora com Pokémon Red/Blue (GB).

Os primeiros títulos dos monstrinhos surgiu do nada e dominou a cultura pop mundial com seu carisma e gameplay viciante. A ideia de colecionar e trocar os pokémon foi uma ideia certeira que marcou o que viria a seguir nos próximos anos, seja no cinema, nas TVs ou nos jogos.

5. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

É inegável que The Legend of Zelda: Breath of The Wild (Wii U/Switch) é um dos maiores jogos dessa geração. O título catapultou as vendas do Switch em seus primeiros meses de vida de uma forma assustadora.

O game oferecia pela primeira vez aos fãs da franquia um mundo enorme, vivo e completamente aberto com pouca linearidade, dando a autonomia para que os jogadores trilhassem sua própria aventura em Hyrule.

A fórmula foi tão bem sucedida que diversas empresas tentaram copiá-la, sejam elas famosas, pequenas, chinesas ou francesas.

4. Donkey Kong

Icônico. É a palavra que define Donkey Kong (NES), que foi originalmente lançado para o arcade e teve sua versão de consoles em seguida.

O game é praticamente o pai do gênero plataforma, sendo responsável por apresentar ao mundo o lendário Shigeru Miyamoto, seu encanador italiano (que na época era conhecido apenas como Jumpman) e o macaco engravatado mais famoso da Nintendo.

3. Super Mario Bros

Mario Bros lançado para o arcade em 1983 apresentou ao mundo a forma como nós conhecemos do Mario, com seu irmão Luigi, ambos encanadores lutando contra tartarugas invasoras em encanamentos.

Seu sucessor Super Mario Bros (NES) trouxe a primeira grande aventura do bigodudo em um game refinado e de gameplay transformadora. 
O projeto de Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka explora os limites do que um game poderia fazer. Os controles precisos e projeção de fases inteligente tornou o clássico um marco da indústria, sendo referenciado até hoje três décadas depois do seu lançamento.

2. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

The Legend of Zelda sempre inovou em seus conceitos desde seu primeiro título, mas foi somente em Ocarina of Time (N64) que a franquia alcançou o status de obra-prima com um game épico, grandioso, complexo e bem orquestrado como este.

A primeira aventura 3D de Link elevou os conceitos de qualidade apresentados nos títulos anteriores da saga, culminando em uma grande experiência com foco em uma narrativa repleta de personagens icônicos, gameplay refinada e exploração em mundo aberto nunca visto até então.

1. Mario 64

E não é que o baixinho apareceu de novo na nossa lista? Vindo direto do bronze para levar o ouro, nosso encanador favorito é o destaque deste top 10 com o clássico Super Mario 64 (N64). Sim, Miyamoto conseguiu de novo redefinir os paradigmas do mercado com o título de 1996.

Essa aventura cravou na história uma aula do que poderia ser feito com jogos de plataforma 3D, que até então não tinham o desenvolvimento e popularidade que conhecemos hoje. O projeto ambicioso é exemplo de como utilizar a tecnologia da era para expandir as barreiras do mercado, utilizando primorosamente o artifício do 3D para criar fases interessantes e divertidas em um mundo semi aberto que explorava tudo o que a franquia tinha de melhor.

O game é o mais vendido do Nintendo 64, recebeu nota perfeita em diversos veículos especializados da época, sendo considerado um dos maiores jogos digitais já feitos na história!

Essa lista contém apenas dez das minhas escolhas, mas sabemos que são dezenas de títulos da Nintendo, que de alguma forma, acrescentaram algo de relevante no jeito que os jogos são feitos. Deixe nos comentários quais jogos você colocaria como revolucionários para a indústria.

Revisão: Diogo Mendes
Siga o Blast nas Redes Sociais

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).