Shadowverse: Champion’s Battle é um spin-off do já conhecido Shadowverse, um trading card game — ou TCG para os íntimos — que se parece muito com Hearthstone. Mesmo que não inove muito em relação à jogabilidade da versão para PC e smartphones, a diferença crucial está em seu enredo baseado na animação de Shadowverse, lançada em abril do ano passado.
A publicadora XSEED Games, responsável pela localização de Shadobato no Ocidente, nos concedeu acesso antecipado ao jogo para a publicação deste texto, que abordará as primeiras impressões até o final do capítulo 4 da história. Confira a seguir o que esperar deste eletrizante TCG.
Um novo começo
Em Nekome, Shadowverse é a nova moda entre crianças, jovens e adultos. Não existe ninguém que não conheça este fenômeno, exceto pelo protagonista da nossa história, um aluno recém-transferido para a Tensei Academy e que mora no alojamento estudantil próximo à escola.
Atrasado para o primeiro dia de aula, ele encontra um de seus colegas de classe, Hiro Ryugasaki, que também vive se atrasando para as aulas — mas aparentemente isso não é muito problema, já que o professor responsável pela turma é o epítome da preguiça. Assim como Hiro, seus amigos também adoram Shadowverse: Kazuki Shindo se especializa em Swordcraft e Mimori Amamiya, em Forestcraft, duas das classes do jogo. Hiro, por sua vez, prefere os dragões em um deck Dragoncraft.
Para o espanto dos três, o novo integrante do grupo desconhece os termos e o jogo em si. O garoto de cabelos vermelhos, então, se encarrega de ensinar o básico do jogo de cartas ao novo estudante, desde os duelos até a composição dos decks. Espantado com a rapidez e facilidade com que o protagonista aprende sobre o jogo de cartas, Hiro o convida para participar do clube de Shadowverse da escola e assim a aventura tem início.Um TCG à la Pokémon
Assim como nos jogos principais dos monstrinhos de bolso, o objetivo em Shadobato é derrotar oponentes, obter novas cartas e montar decks ainda mais poderosos. Ao todo, existem sete classes: Forestcraft, Swordcraft, Runecraft, Dragoncraft, Shadowcraft, Bloodcraft e Heavencraft, cada qual com estratégias e jogabilidades distintas.
Por mais que os duelos sejam o foco, há ainda muitas missões (quests) a ser completadas e o jogo também conta com um sistema de conquistas (achievements), para a alegria dos fãs de grinding. O gênero (masculino ou feminino) do avatar não pode ser mudado no modo história, mas o jogador pode escolher diferentes skins para jogar no multiplayer, de acordo com a classe que será usada.
Ganhar ou perder duelos garante experiência para a classe usada. Ao atingir certos níveis, o jogador recebe prêmios que variam de rupies, moeda do jogo, a cartas, sendo que algumas delas não podem ser obtidas nos card packs.
Existe total liberdade de exploração e novos locais em Nekome são liberados conforme se avança na história. Até o final do capítulo 4, o jogador tem acesso ao alojamento estudantil, escola, distrito comercial, estação de trem e estádio de Shadowverse.
Um show de cores e efeitos especiais
Além de os diálogos importantes e as cartas contarem com total dublagem em japonês ou inglês, os duelos são bastante coloridos e carismáticos. Cartas especiais possuem cutscenes ao serem colocadas em jogo e algumas passagens da história são cenas do próprio anime.
Cada uma das classes possui uma BGM própria, fazendo com que nenhum duelo seja o mesmo. Combates especiais, como os da Bronze Cup ou aqueles contra os personagens da trama, têm sua própria música de fundo, tornando-os únicos — as coisas nunca são as mesmas em Shadowverse.
Alguns inconvenientes foram encontrados, infelizmente. Ao jogar por um longo tempo no modo portátil, o jogo começou a apresentar lag nas animações dos duelos e na abertura de packs, mas isso pode ser corrigido ao fechar e abrir novamente o software. Já no multiplayer local, se os dois jogadores estiverem a uma distância considerável um do outro, ocorre erro de comunicação, resultando em um empate.
Shadowverse Showdown!
Diferentemente de outras franquias, como Yu-Gi-Oh! e Magic, Shadowverse: Champion’s Battle ensina o bê-a-bá do TCG, sejam os jogadores familiarizados com o universo de Shadowverse ou não. Além de se manter fiel à versão de PC e smartphones, Shadobato possui o atrativo do “estilo anime”, quebrando a seriedade que os TCGs normalmente possuem e também dialogando com um público-alvo mais novo, graças ao carisma dos personagens e aos efeitos especiais em cada duelo.
Shadowverse: Champion’s Battle será lançado para Nintendo Switch no dia 10 de agosto. O título já está disponível em pré-venda na eShop norte-americana por US$ 49,99 (aproximadamente R$ 261,90 na cotação atual).
Revisão: Davi Sousa
Texto de impressões produzido com cópia digital gentilmente cedida pela XSEED Games