Dez momentos da Nintendo na E3 que partiram nossos corações

Apesar de um retrospecto majoritariamente positivo, a Big N foi autora de momentos no mínimo discutíveis no palco da maior feira de games do mundo.

em 01/06/2021
Com a aproximação da edição de 2021 do tradicional evento de games, vale a pena abaixar um pouco as expectativas relembrando momentos marcados pela baixa qualidade ou surpresas desagradáveis junto às apresentações de jogos, consoles e acessórios das nossas amadas franquias da Big N. 

Ao longo de várias edições do evento, a Nintendo também colecionou gafes, erros e outros momentos questionáveis, dignos de vergonha alheia. Na torcida para que a edição de 2021 não siga os mesmos passos, resolvemos então listar os dez momentos em que a Big N mais deixou a desejar em suas apresentações, não falhando, no entanto, ao proporcionar momentos memoráveis para o acervo da feira, mesmo que negativos.

10. As garotas 3DS - E3 2010

Com a grande primeira apresentação do Nintendo 3DS na E3 de 2010, a gigante japonesa ofereceu — como já era de se esperar — vários portáteis para testes dos jornalistas da imprensa presentes no teatro bem no último ato da apresentação.

O fato inusitado, no entanto, foi que todos os 3DS para testes no local vinham amarrados a um cinto extremamente curto que os ligava a belas mulheres contratadas pela Nintendo para demonstrarem o aparelho ao público. A cena dos vários gamers jogando o pequeno portátil extremamente próximos a mulheres vistosas contratadas pela companhia foi certamente uma experiência, no mínimo, constrangedora.

9. O anúncio de Metroid Prime Federation Force - E3 2015

Após quase uma década sem receber nenhum título ou informação relevante para a base de fãs, a franquia Metroid Prime, sinônimo de qualidade para a comunidade nintendista, recebia mais um capítulo no mínimo inusitado na E3 de 2015


Com visuais chibi nada tradicionais à franquia e um estilo de gameplay totalmente distinto, Metroid Prime: Federation Force (3DS) aparecia como apenas mais um título qualquer em meio a uma sequência de vários títulos chegando em breve ao portátil tridimensional. Muitos fãs levaram um real balde de água fria ao verem a franquia se desdobrar dessa maneira, principalmente após tanto tempo sem novidades — encerrado apenas em 2019 no anúncio de Metroid Prime 4 (Switch) —, com muitos se sentindo quase ofendidos com a existência do jogo.

8. O anúncio de Electroplankton - E3 2005

Durante a E3 de 2005, a Nintendo ocupou uma dezena de minutos apresentando um jogo de música nada convencional chamado Electroplankton (DS). O que não passaria de mais um anúncio sobre um novo game diferente para o novo portátil de duas telas, tornou-se uma mistura de show de música eletrônica comandado por um DJ desconhecido, que parecia super empolgado com sua música, enquanto utilizava o game de Nintendo DS para compô-la.

Apesar da ideia aparentemente interessante, o game sofreu de vários problemas que fizeram a interação entre música e jogo nada próxima daquilo mostrado na feira, ao mesmo tempo que a grande quantidade de tempo gasto com um jogo que teve uma repercussão baixíssima após o seu lançamento fez muitos se lembrarem desse momento com uma grande interrogação sobre a cabeça.

7. A apresentação de Cammie Dunaway - E3 2008

Na edição de 2008 da grande feira de games, a Nintendo optou por trocar seus tradicionais e carismáticos apresentadores como Satoru Iwata, Miyamoto e Reggie por Cammie Dunaway, à época substituta de Reggie após a promoção do ex-presidente ao cargo na Nintendo of America.

Apesar de esforçada, o linguajar utilizado por Cammie e a maneira da vice-presidente se portar no palco, utilizando referências a cartas de seus filhos, jargões antigos e um jeito meio desengonçado fez parecer que nossas próprias mães estavam apresentando uma E3 pela gigante japonesa e gerou uma infinita quantidade de memes que ainda hoje circulam pela internet.


O destaque fica para a demonstração ao vivo dela do game Shaun White Snowboarding, que exigia movimentos especiais com a Wii Balance Board que apenas reforçaram a aparência caracteristicamente materna e desajeitada da apresentadora, que ainda apareceria por mais uma última vez na apresentação do ano seguinte.

6. A cara de zumbi no Reggie - E3 2012

Durante a demonstração de um dos principais games da janela de lançamento do Wii U na E3 de 2012, o jogo fruto da parceria com a Ubisoft: Zombi U (Wii U), o carismático ex-presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aimé, testava ao vivo uma das funcionalidades do game de utilizar a câmera embutida no Wii U GamePad para tirar fotos com um filtro de Zumbi, assim como no game.

O que era pra ser apenas uma funcionalidade extra boba, acabou tornando-se motivo de vergonha para a empresa

A experiência, no entanto, se mostrou bastante esquisita, com o filtro não se adequando corretamente a face do apresentador, propiciando um momento de bugs e erros em uma real má demonstração técnica do novo aparelho.

5. O Wii Vitality Sensor - E3 2009

Novos hardwares são muitas vezes acompanhados de altas expectativas e novas opções de uso dos mesmos, justamente para justificar a sua existência. Durante a apresentação da E3 de 2009 da gigante japonesa, no entanto, o presidente da companhia, Satoru Iwata, anunciou o dispositivo conhecido como Wii Vitality Sensor, um tipo de aferidor cardíaco que seria utilizado com o Wii para revolucionar a maneira de se jogar, segundo as palavras do próprio presidente.


Estranhamente, o aparelho em si não foi mostrado ao vivo, nem demonstrado qualquer game que pudesse fazer um uso do acessório. Após o evento, entretanto, a empresa nunca mais viria falar sobre o dispositivo, nem mesmo lançá-lo, com apenas uma confirmação da sua descontinuidade sendo confirmada em meados de 2013, já após o lançamento do Wii U.

4. O anúncio de Animal Crossing Amiibo Festival - E3 2015

Desde o primeiro título lançado no GameCube, a franquia Animal Crossing coleciona cada vez mais fãs, cativados pelo viciante gênero de criação de vilas e cuidado com fazendas proposto pela série em cada novo lançamento de console nintendista. As expectativas para uma versão no recém lançado Wii U eram altas, uma vez que pela primeira vez poderíamos conferir os belos visuais cel-shading tomarem vida em HD, além da utilização do GamePad como mapa e acesso rápido aos itens, features que se encaixariam como uma luva às mecânicas da série.


Apesar da primeira aparição dos tradicionais personagens no trailer ter feito muitos fãs se derreterem, foi com o anúncio de um gameplay de jogo de tabuleiro proposto em Animal Crossing: Amiibo Festival (Wii U) durante a E3 de 2015 que levou todos eles à histeria. O game não se tratava da aguardada entrada tradicional da franquia em alta resolução, mas sim de um spin-off baseado totalmente na utilização dos amiibo para um jogo de tabuleiro estático e imutável, que posteriormente seria ainda um fracasso de público e crítica.

3. Miyamoto orquestrando os títulos de Wii - E3 2006

Em um momento de real vergonha alheia, o início da apresentação da Nintendo na E3 de 2006, teve a ilustre presença de Miyamoto ao centro do palco, vestido totalmente com uma roupa de maestro e equipado com nada menos que um Wii Remote. 


Dessa forma, o lendário desenvolvedor começou a simular que orquestrava uma sinfonia ao mesmo tempo que um clipe era exibido, com vários títulos para plataformas Nintendo, mas que não seguiam o mesmo ritmo, nem interagiam com a maneira como o criador do Mario balançava suas “batutas”. A cena foi encarada com certa vergonha por grande parte da comunidade gamer, principalmente pela forma sem sentido quase poética em que os fatos aconteceram e pela longa duração da mesma.

2. Os problemas com Skyward Sword - E3 2011

Na demonstração das novas possibilidades de controle da espada de Link no aguardadíssimo The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii), agora potencializadas pelo acessório Wii Motion Plus, o próprio Shigeru Miyamoto subiu ao palco da feira na E3 de 2011 para dar uma palinha no título triple A, e mostrar a novidade para os ansiosos fãs da franquia e jornalistas ali presentes.


No entanto, com o início do gameplay, problemas constantes de sincronização com o sensor, anomalias com o ponteiro e descalibração do novo acessório fizeram o criador de Mario e Zelda ficar muito sem graça à frente de todos ali presentes. Como bem colocado por ele durante a apresentação, a grande presença de aparelhos eletrônicos conectados no local causara interferências no controle do Wii e deixou todos presentes muito desconfortáveis, ainda com as feições dos apresentadores transparecendo um claro desconforto, durante muitos minutos.

1. O anúncio do Wii Music - E3 2008

Apesar de ser um sucesso inquestionável, o Nintendo Wii apresentou uma série de problemas de reputação antes de ser descontinuado. A maioria deles, ao fim da sua vida útil, aconteceu pela grande quantidade de títulos de baixa qualidade ou focados unicamente em coletâneas de minigames de baixo orçamento, com foco em títulos familiares e totalmente casuais que o console havia atraído.


O anúncio de Wii Music (Wii), na E3 de 2008 — considerada por muitos a pior da história da empresa —, foi então um belo show de todos esses elementos reunidos, juntamente com a tosquice de visuais e atitudes caricatas dos apresentadores. A coletânea de minigames de música teve uma grande porção da apresentação dedicada a ela, recheada de momentos de intensa vergonha alheia, centralizados nas expressões do baterista punk mais conhecido da internet e a excessiva gesticulação dos apresentadores ao tentarem simular reais instrumentistas.

Nem todo palco merece plateia

Não só de momentos grandiosos vive a maior feira de games do mundo e isso certamente também vale para as apresentações da Nintendo de repetidas edições do evento. Apesar de ocasionais, os momentos de decepção são bem inferiores às ocasiões em que a empresa nos encheu de orgulho e propiciou verdadeiros shows junto aos fãs e à crítica. 

Para a apresentação deste ano, resta-nos apenas colocar as expectativas em níveis mais realistas — principalmente em virtude do cenário pandêmico que nos encontramos — e torcer para não somar mais uma participação constrangedora na coleção de momentos à desejar da gigante japonesa. 
E você? Teve algum outro momento em que você se decepcionou com a qualidade da apresentação da Big N? Conte-nos nos comentários!
Revisão: Diogo Mendes

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.